publicidade
Política

Itamaraty volta a atacar Israel e a ocultar terrorismo do Hamas

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores ignora o fato de a guerra em Gaza ter sido deflagrada por ataque terrorista contra civis israelenses

Da esquerda para direita: o chanceler Mauro Vieira, o presidente Lula e o assessor especial Celso Amorim. Itamaraty não define Hamas como grupo terrorista | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Da esquerda para a direita: o chanceler Mauro Vieira, o presidente Lula e o assessor especial Celso Amorim. Itamaraty não define Hamas como grupo terrorista | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mais uma vez, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as ações israelenses na Faixa de Gaza. O ataque da vez partiu de comunicado que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou à imprensa na tarde desta sexta-feira, 22. No texto, o Itamaraty reclama do que define como “uso da fome como método de guerra”.

A nota da vez do governo brasileiro parte de recente levantamento do Comitê de Revisão da Fome da Classificação Integrada de Fases de Segurança Alimentar (IPC). De acordo com a entidade, que conta com apoio da Organização das Nações Unidas, há, na Cidade de Gaza, cerca de 500 mil pessoas em “condições catastróficas de fome, indigência e morte”.

Receba nossas atualizações

Os dados, no entanto, não contam com validação por parte das autoridades israelenses. Em livro recém-lançado, o major Rafael Rozensajn, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, afirmou que o Brasil convive “com desinformação” a respeito do conflito no Oriente Médio.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Apesar de carecer de validação, o Itamaraty aproveitou o material do IPC para cobrar a retirada militar de Israel da Faixa de Gaza. Dessa forma, o governo brasileiro entende que o enclave palestino viverá em paz.

“O governo brasileiro reafirma, ainda, a necessidade de pronta interrupção dos ataques israelenses a Gaza”, afirma o MRE. “E de renúncia a quaisquer planos de escalada das operações militares e de nova invasão da Cidade de Gaza, ações que agravarão a catástrofe humanitária na Faixa.”

Itamaraty ignora ações do Hamas

As negociações que envolvem um possível cessar-fogo entre Israel e Hamas avançam, enquanto diferentes atores internacionais e regionais se manifestam sobre as propostas em discussão | Foto: Reprodução/Redes sociais
Membros do Hamas, grupo terrorista que está em guerra contra Israel — mas que não é alvo de críticas do governo Lula | Foto: Reprodução/Redes sociais

Ainda no comunicado desta sexta-feira, a diplomacia brasileira defendeu a criação de um Estado independente da Palestina. Conforme a defesa do governo Lula, esse país teria soberania sobre os territórios da Faixa de Gaza e da Cisjordânia. Além disso, defende a gestão petista, teria Jerusalém Oriental como capital.

Em cinco parágrafos, o Itamaraty ataca Israel e defende a criação do Estado palestino, mas ignora as ações do grupo terrorista Hamas, que, até as ações militares israelenses, controlava livremente a Faixa de Gaza. A equipe do MRE não cita, por exemplo, que o atual conflito na região foi deflagrado em 7 de outubro de 2023. Na data, terroristas deixaram o enclave palestino e invadiram o sul de Israel. Civis foram assassinados, estuprados e sequestrados. Até hoje, mais de 50 pessoas seguem mantidas como reféns.

A nota desta sexta-feira reforça o posicionamento do governo Lula em relação ao Hamas e às autoridades israelenses. O presidente brasileiro chegou a comparar as ações militares de Israel em Gaza ao nazismo. Além disso, no mês passado, o petista aderiu ao processo internacional que acusa Israel de genocídio e tirou o Brasil da aliança em memória do Holocausto.

Historicamente, o PT, partido de Lula, mantém boa relação com o grupo terrorista. Em 2021, deputados petistas integram o grupo de parlamentares de esquerda que divulgaram nota em apoio ao Hamas. Entre os signatários estavam o atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Leia também: “Jerusalém entre a cruz e a espada”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 284 da Revista Oeste

E mais: “Lula empurra o Brasil para o lado errado da história”, por Adalberto Piotto

1 comentário
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Itamaraty só tem imbecis burros como o velhote é seu patrão ladrao

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.