Justiça determina que planos de saúde cubram tratamento de pessoas com autismo em SP

Empresas terão de cobrir sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicoterapia indicadas pelos profissionais de saúde
-Publicidade-
Pessoas com autismo terão tratamentos pagos por planos de saúde
Pessoas com autismo terão tratamentos pagos por planos de saúde | Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

A Justiça Federal em São Paulo determinou na sexta-feira 21 que os planos de saúde no Estado devem cobrir integralmente o tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), causador do autismo, informa o portal G1. Em decisão liminar, o juiz da 2ª Vara Cível Federal de São Paulo acatou ação movida pelo Ministério Público Federal contra a Agência Nacional de Saúde Suplementar e ordenou que as operadoras particulares de saúde devem garantir número ilimitado de consultas e sessões para o tratamento do autismo.

“Tratando-se de política de atenção à saúde, que demanda intervenções necessárias nos primeiros anos de vida da criança e envolvimento de profissionais da saúde de diferentes áreas, decorre que os tratamentos devem ser amplos e começarem o mais cedo possível a fim de produzir os melhores resultados”, afirma o juiz, na decisão. “O perigo de dano consiste na mitigação da proteção da saúde das pessoas com TEA, e em particular na inobservância das diretrizes de diagnóstico precoce e o atendimento multiprofissional”, completou.

Com a decisão liminar, os planos deverão cobrir todas as sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicoterapia indicadas pelos profissionais de saúde.

-Publicidade-

Leia também: “Idosos na mira dos planos de saúde”, reportagem da Paula Leal publicada na Edição 40 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro