O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, rejeitou o pedido apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e decidiu manter na capital federal a ação penal que investiga doações da Odebrecht ao instituto que leva o nome do petista.
O magistrado julgou improcedente a petição dos advogados de Lula para que o processo fosse remetido para a Justiça Federal de São Paulo. Segundo o juiz, os supostos crimes de corrupção atribuídos ao ex-presidente teriam sido cometidos devido à sua condição de chefe de governo e praticados em Brasília.
Leia mais: “MPF recorre de decisão que rejeitou denúncia contra Lula”
Em seu despacho, Leite também destacou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu, em votação realizada em abril, a competência da Justiça do Distrito Federal para julgar o processo envolvendo Lula.
Leia mais: “Juíza rejeita denúncia contra Lula e enterra investigação sobre sítio de Atibaia”
“O crime de lavagem de dinheiro realmente envolveu a assinatura de recibos pelo representante do Instituto Lula, em São Paulo, mas também possui desdobramentos fora da área da jurisdição paulista, e, assim, até poderíamos estar diante de competências territoriais distintas e definidas. Todavia, a evidente conexão probatória existente entre o crime de lavagem de dinheiro e seus antecedentes deve ser levada em conta para determinação da competência, ainda que o julgamento daquele independa desses últimos”, anotou o magistrado.
Leia também: “O Usain Bolt da ladroagem”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 75 da Revista Oeste
O processo está relacionado às doações feitas pela Odebrecht ao Instituto Lula entre 2013 e 2014, totalizando R$ 4 milhões. O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o petista e mais quatro pessoas por lavagem de dinheiro e corrupção.
Só o STF saber disto que tudo sera como o ladrão quer.
Permanecer processo do Ex Presidente Lula em Brasília? Para julgar em Brasília? Comparando esse Processo como um cadáver abandonado: Vejo os Abustres circulando nos céus , o cheiro podre da Carniça e as Moscas para absolver o Morto Político. A População Brasileira já sabe do resultado.
O STF determinou que todos os processos do homem mais honesto do planeta fossem transferidos para Brasília, O PARAÍSO DAS MAZELAS”, agora quer que o processo seja levado para ser julgado pelos sindicalistas de São Paulo. kkkkkkkk
7 petistas e 2 tucanos no stf agem como filiados
Como pode um país aceitar tanta canalhice desse homem?
Isso só vai mudar, quando a gente sair do sofá e ir prá rua e lutar para tirar essa corja de vagabundos que estão no poder.
Ladrão. O lugar dele é na prisão.
Não adianta nada. Tudo será resolvido mais na frente, ou melhor, no STF.
Pode ter certeza, ele vai dar uma ordem para algum dos vermes do supremo do qual ele manda, mexer os pauzinhos e deixar tudo como ele quer. CANALHA!!