Levaram uma indígena para atacar o Brasil, afirma Bolsonaro sobre COP26

Presidente não aprovou as declarações de Txai Suruí
-Publicidade-
Jair Bolsonaro criticou a indígena Txai Suruí
Jair Bolsonaro criticou a indígena Txai Suruí | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quarta-feira, 3, a participação da indígena Txai Suruí na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), realizada em Glasgow, na Escócia.

“Levaram uma indígena para substituir o Raoni e atacar o Brasil”, disse o chefe do Executivo federal a apoiadores no Palácio da Alvorada. “Alguém viu algum alemão atacando a energia fóssil da Alemanha? Alguém viu a França ser atacada porque sua legislação ambiental não é nada perto da nossa? Ninguém critica o próprio país, isso só acontece aqui”, advertiu.

Txai Suruí, de 24 anos, representou os indígenas na conferência. Ela é ativista em Rondônia e defende o povo paiter suruí no Estado. Raoni Metuktire, citado por Bolsonaro em sua fala, pertence à etnia caiapó.

-Publicidade-

COP26

Na conferência, o governo brasileiro anunciou a intenção de reduzir 50% das emissões de gases do efeito estufa até 2030. O objetivo foi informado pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em pronunciamento em Brasília, transmitido diretamente para o Pavilhão Brasil. “Apresentamos uma nova meta climática, mais ambiciosa, passando de 43% [na redução da emissão de gases do efeito estufa] para 50% até 2030 e neutralidade de carbono até 2050, que será formalizada durante a COP26”, afirmou o ministro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. É muito fácil pousar de defensores (as) do meio ambiente , quando se está com a geladeira cheia. E índio(a) não quer apito, quer toyota hilux !

    1. Quero ver até onde vai esta política ecoterrorista.
      Quando faltar comida?
      Ou até o povão descobrir que o tal ecologicamente correto afeta diretamente nos preços dos alimentos?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.