O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado para analisar os habeas corpus preventivos apresentados em favor do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Na tarde desta quinta-feira, 13, um advogado do Rio de Janeiro acionou a mais alta Corte brasileira e protocolou o primeiro habeas corpus. No início da noite, foi a vez de a Advocacia-Geral da União acionar o Supremo.
Em 29 de abril, a convocação de Pazuello foi aprovada pela CPI da Covid, tornando obrigatória a presença do ex-ministro na comissão. Inicialmente, o depoimento estava agendado para 5 de abril. No entanto, o compromisso precisou ser adiado para 19 do mesmo mês, visto que o ex-ministro alegou ter estabelecido contato com pessoas infectadas pela covid-19. O depoimento do general é considerado crucial para os trabalhos da comissão.
Leia também: “Ex-chanceler Ernesto Araújo é o próximo a depor na CPI da Covid”
Eu não diria que a situação está perfeitamente correta, mas sim dentro de uma normalidade que espera das instituições em uma democracia. Falhas e problemas existem sem dúvidas, até porque são seres humanos que estão por trás do sistema. Mas acredito que a sociedade tem direito de ser informada de tudo que diz respeito à coisa pública, pouco importando quem é o governo do momento ou do passado, pois o governante tem responsabilidade objetiva, ou seja, independente de culpa, pois é quem detém o poder. Se esconder é a pior coisa que um político, administrador público pode fazer, pois gera desconfiança de que algo está errado, o melhor a fazer é enfrentar a situação e de cabeça erguida, se errou paga se não, terá o respeito e consideração do povo.
É um covarde, se não tem nada a esconder, não tem o que temer. Que belo general é esse que está com medinho hein! Honre a sua farda e suas estrelas de general, seja homem!
Entendo seu ponto de vista e revolta, embora não concorde.
Para o amigo estamos vivendo uma situação perfeitamente correta, legal e democrática com as atitudes dos Ministros do STF e dos principais membros dessa Comissão, onde o Governo e seus Ministros têm toda a culpa pela quantidade de mortes por COVID-19 aqui.
São percepções, entendimentos e, consequentemente, ações de parte do Pazuello que não tens como entender mesmo!
Que a retomada da República tenha como dia e hora marcada o depoimento do Pazuello.
Acho que esse HC vai ser negado. Mas tbem acho que essa comissão fajuta não tem coragem nem motivos para prender um General do Exército. Veremos…
Sempre ouço que a máscara protege o usuário de vírus que estejam circulando no ar através de gotículas. Certo! A máscara protege boca e nariz. E quanto aos olhos? São gotículas infectadas podem ser absorvidas por eles? Ou não?
Não sou médico, mas não só os olhos como todo o corpo pode reter e absorver esse e qq outro vírus. A proteção pros olhos teria que ser ser com uma máscara igual àquela que o ex-presidente da Petrobrás usou numa entrevista, toda fechada. Mas custa caro. Tipo máscara de esquiador.
Não a máscara não protege nem mesmo contra gotículas, ela retém uma pequena parte,mas a maioria sai em forma de vapor pelas laterais. A ciência naõ tem consenso sobre isso, e há diversos estudos clínicos randomizados apontando em boa parte ineficácia, nenhum benefício ou até mesmo efeitos colaterais ruins para a saúde. Em um artigo publicado por Stanford no início do ano (Facemasks in the COVID-19 era: A health hypothesis) novamente ficou claro a não eficácia, bem como demonstrou diversas doenças que podem ser causadas pelo seu uso contínuo sem critérios.
Exato Marcelo, fora o fato que a malha dessas máscaras comuns é entre 400 a 600 vezes maior que o vírus, seria como utilizar uma peneira de 4 cm de malha para peneirar areia da praia.
Além do fato de que com a umidade devido a expiração, o tecido fica úmido e favorece a transmissão do vírus pela fluidez do que existe no ambiente para o interior da máscara e vice versa.
Além do fato de que com a máscara se respira uma parcela menor do que a quantidade de oxigênio que necessitamos e uma maior quantidade de gás carbônico que deveríamos colocar para fora por conta de nosso metabolismo.
Existem outros pontos a considerar, inclusive sob o aspecto psicológico, no entanto, esses junto ao comentário do Marcelo, dão uma boa pincelada do que significa o uso de máscara.