Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, disse que a ideia do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de rever processos de privatização já concluídos é preocupante.
“Todos os investidores precisam, claro, de previsibilidade, de segurança jurídica”, afirmou o presidente da Câmara à CNN Brasil, no domingo 7.
Lira se referiu à intenção do governo de modificar a desestatização da Eletrobras. “Essas questões de rever privatização preocupam”, observou. “Você pode não propor mais nenhuma privatização, mas mudar um quadro que já está jogado e definido, e com muitos grupos, muitos países investindo, realmente causa ao Brasil uma preocupação muito forte.”
AGU aciona STF
Na sexta-feira 5, a Advocacia-Geral da União (AGU) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação para barrar pontos da privatização da Eletrobras. A ação é assinada também pelo presidente Lula.
A desestatização da empresa do setor elétrico foi autorizada pelo Congresso em 2021 e concluída na Bolsa de Valores em junho do ano passado.
A intenção da AGU é rever trechos da lei (Lei 14.182/2021) que autorizou a privatização da empresa e reduziu o peso dos votos dos acionistas, especialmente da União, detentora de 42% das ações ordinárias da companhia.
“A votação da privatização, ou da capitalização da Eletrobras, foi uma matéria muito debatida no Congresso”, disse Lira. “Não tinha capital suficiente para investimentos, prestava serviços de péssima qualidade”, completou.
“Vamos, então, acompanhar, ver qual será a real intenção em discutir isso no âmbito do Judiciário. Mas penso que, no âmbito do Legislativo, esse assunto foi bem discutido e transformado em uma capitalização que está dando sucesso”, garantiu o presidente da Câmara.
Lula e o resto do governo querem destruir aquilo que está dando certo! Quer sempre piorar.
Cabe ao Congresso agir rapidamente e fazer e votar uma lei proibindo rever privatizações.
O governo pretende colocar os padrinhos corruptos nessas empresas…vaca leiteira da sujeira
Lira e Pacheco merecem ser expulsos da vida política.
Mas de um povo que vota em Luladrão, eu não espero mais nada de bom.
Tudo nesse governo restará em tragédia, será que esse imbecil não viu ainda? O Poder dele está sendo usurpado há 4 anos e 4 meses.
Com que dinheiro vão recomprar a Eletrobras? Empréstimo chinês para se tornar acionista na nova empresa?
Esse pilantra só está criticando para depois fazer um acerto e se arrumar. No projeto das Fake News que defendeu com unhas e dentes a votação em urgência, consegui que o STF arquivasse o processo em que seu pai era réu por corrupção. Esse cara e o Pacheco é um verdadeiro câncer da democracia.
Sabedor desse intento, mais um do desgoverno atual, por que não o impede? É função do congresso, já há algum tempo, e no presente, tão mal representado e presidido. Está querendo tirar a coroa de “carpacheco” ou de fazer “uL”?
O Molusco já havia anunciado isto NA CAMPANHA.
Mais um motivo para deixar o PODER DO CONGRESSO debaixo do tapete e pedindo para a Canja pisar em cima vestida de abóbora.
Congressistas: defendam-se agora e mostrem a que vieram. Caso contrário, este poder vai virar um PODERZINHO.
CAPITALIZAÇÃO DO LIRA
1. fundão eleitoral de bihões
2.dezena de bilhões em emendas.
3. direito a indicar mais membros aos cargos públicos
4. direito a indicar até desembargador.
Lira e pacheco estão ajudando a formar a maior DEMONIOCRACIA DO MUNDO
Olha aí o bocó, fizestes o L agora quero ver aguentar as porradas.
Tá reclamando do que? Todo mundo, todo Universo sabia que isso ia acontecer. Fez o L, agora cala a boca. Não tem nenhuma moral para criticar.