publicidade
Política

Lula desmarca reunião com Zelensky no G7

Motivo seria o atraso na programação, que inviabilizou a permanência de vários chefes de Estado no Canadá

Durante o evento no Canadá, Lula cometeu uma série de gafes, incluindo conversas fora de contexto e até um empurrão em Zelensky no momento da foto oficial | Foto: Reprodução/Twitter/X
Durante o evento no Canadá, Lula cometeu uma série de gafes, incluindo conversas fora de contexto e até um empurrão em Zelensky no momento da foto oficial | Foto: Reprodução/Twitter/X

O presidente Lula da Silva encerrou a sua participação no encontro do G7, nesta terça-feira, 17, no Canadá. Contrariando as expectativas, o brasileiro não se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Conforme a assessoria de Lula, os diplomatas decidiram cancelar o encontro em razão de um atraso na programação da reunião de líderes do G7 e países convidados. Além disso, a audiência com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, também não ocorreu.

Auxiliares do petista explicaram que a demora na agenda principal inviabilizou sobretudo a realização das reuniões bilaterais, nas quais se enquadraria o diálogo entre Brasil e Ucrânia. Os chefes de Estado e de governo presentes em Kananaskis, no oeste do Canadá, tinham horários de partida de seus aviões já programados. O atraso, dessa forma, limitou a flexibilidade da agenda. Assim, a logística apertada tornou inviável o reagendamento dos encontros.

Receba nossas atualizações

Lula participou como convidado

Tanto Lula quanto Zelensky participaram da Cúpula do G7 como convidados. Este grupo reúne algumas das principais economias mundiais, incluindo Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão. Apesar do cancelamento da reunião bilateral, os dois presidentes ficaram lado a lado durante a fotografia oficial dos líderes presentes no encontro, registrando o momento histórico de suas presenças.

Ao longo da programação do G7, Lula conseguiu se reunir com o primeiro-ministro do Canadá, Marc Carney, e com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung. O presidente brasileiro aproveitou do mesmo modo a oportunidade para ter conversas informais com a presidente do México, Claudia Sheinbaum. Assim fez também com o presidente sul-africano Cyril Ramaposa e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Zelensky havia solicitado o encontro com Lula. Ele insiste na visita do presidente brasileiro à Ucrânia, especialmente depois de sua recente visita à Rússia, ao lado do presidente Vladimir Putin. Contudo, Lula e Zelensky já trocaram críticas públicas devido ao posicionamento do Brasil em relação ao confronto militar iniciado há três anos, quando tropas russas invadiram o território ucraniano. As divergências evidenciam as complexidades da diplomacia internacional.

Lula defende uma solução diplomática para o conflito e chegou a afirmar que, se Zelensky fosse “esperto”, buscaria uma saída negociada. Por outro lado, Zelensky já declarou que Lula não é mais um “player” relevante nas negociações de paz, criticando a postura brasileira, que ele considera pró-Rússia. Essas posições antagônicas sublinham os desafios para chegar a um consenso sobre a guerra.

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste

Leia mais sobre:

9 comentários
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    O paspalho velho passa vergonha e destrói a imagem do Brasil, semi analfabeto não entende nada do que se conversam, todo mundo conversando e ele fica a cara c…

  2. Fabian Berman
    Fabian Berman

    O nine não tem nada a oferecer. A opinião dele é irrelevante.

  3. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Mas fazer reunião com o presidente sem motivos, ditadores conversam com ditadores, pessoas inteligentes com pessoas inteligentes. O resto é narrativa do Itamaraty.

  4. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    Apoia descaradamente a Putin e as demais ditaduras do mundo. Que iria fazer nessa reunião?

  5. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    o BIDEN bêbado do Bóstil, qual importância essa ameba velha carniça cornorrupto ladrão tem para o restante do mundo? Se nem aqui essa besta imbecil presta para trabalhar direito!

  6. Luiz fernando Chalet ferreira
    Luiz fernando Chalet ferreira

    Se foi até a Rússia ver desfile de armamentos, deveria , como favorável a solução diplomática , visitar a Ucrânia

  7. FRANCISCO FERREIRA
    FRANCISCO FERREIRA

    Lula não tem nada de positivo a oferecer, então nada mais óbvio que o isolamento diplomático. O resto é desculpa esfarrapada.

  8. Luciano Espinheira Fonseca Junior
    Luciano Espinheira Fonseca Junior

    Que importância teria, para qualquer líder político, reunir-se com o molusco petralha? Ninguém liga para esse cara. Relevância igual a zero.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade