O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o advogado José Rodrigo Sade como novo desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A escolha foi anunciada nesta quarta-feira, 7.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Sade vai compor a Corte Eleitoral de sete magistrados, que vão analisar a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). A decisão de Lula foi necessária para que o TRE-PR possa julgar o processo, que teve duas datas de julgamento canceladas.
O nome de Sade constava na lista tríplice, aprovada na última quinta-feira, 1º, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A lista também tinha os nomes de Roberto Aurichio Junior e de Graciane Aparecida do Valle Lemos.
Leia também: “Relator libera para julgamento processos que podem cassar mandato de Moro”
Em janeiro de 2022, Sade foi indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) para ocupar o cargo de juiz substituto do TRE-PR. Agora, portanto, assume a titularidade no lugar de Thiago Paiva, que deixou o cargo em janeiro deste ano.
Leia mais: “Moro pode se tornar ‘ficha suja’ e inelegível até 2030”
Sade também já foi advogado do ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo-PR). Ele se declarou impedido de participar dos julgamentos que envolviam o ex-cliente no processo que determinava sua cassação. O mandato de Dallagnol foi mantido pelo TRE-PR, mas cassado pelo TSE, em maio de 2023.
TSE vai ter a palavra final no processo que pode cassar o mandato de Moro
Independentemente do que for decidido pelo TRE-PR, o TSE vai ter a palavra final no processo que pode determinar a cassação de Moro.
O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL), que o acusam de ter feito gastos indevidos durante a campanha para a eleição de 2022, podem recorrer ao TSE em uma eventual vitória de Moro em Curitiba. O ex-juiz também pode fazê-lo em caso de derrota. As duas partes já afirmaram que assim o farão.
Leia também: “Advogado de Moro diz que precedente por eventual cassação do senador ‘pegará mais gente’”
Na hipótese de Moro sair derrotado na Corte, a decisão fica suspensa. Nesse caso, se o TRE determinar a cassação, o senador não vai perder o mandato de imediato, já que o TSE vai precisar analisar o caso.
Leia também: “Moro chega isolado a julgamento que pode cassá-lo do Senado”
Acho horrível esse sistema de comentário aqui da revista oeste onde não há como editar ou excluir um comentário feito! você percebe um erro de digitação, procura a opção de corrigir ou pelo menos excluir o comentário para pode reescrever e percebe que não tem opção. Acho que até sites dos anos 90 não tinham uma estrutura tão arcaica e estúpida.
O Brasil é, segundo a OAB, o país onde se tem o maior número de advogados do mundo! imagina a quantidade de bacharéis poderiam, se tivessem coragem, fazer pequenos vídeos e postarem na internet, de maneira cotidiana, explicando para o público leigo, das ilegalidades que vem acontecendo no Brasil? Então não adiante ficar culpando presidente ou ministro, eles só fazem o que nós o povo deixamos o que eles querem. Se houvesse um entendimento da maioria da população que as leis e as instituições estão a favor de um grupo, eles teriam que agir de maneira mais tímida e cautelosa para não enfurecer as massas. Por enquanto, desse jeito, eles estão a vontade de fazerem o que quiserem. Está marcado na minha memória a vez que o Alexandre de Morais estava discursando em público e disse as gargalhadas: “Tem muita gente para prender e muuita gente para multar! haha”. Com todos os trejeitos de vilão da Disney. E mesmo assim, a covardia não deixa as pessoas falarem o que está acontecendo em nosso país. Quanto ao Moro, traidor tem o que merece.
O que a PF acha disso? o que os homens da lei acham a respeito de um descondenado ecolher o juiz que irá julgar o juiz que o condenou? Todos os delegados e policiais da PF estão satisfeitos com isso? Ou você vão começar a tomar vergonha e começar a conversar entre si a respeito da situação? Tá faltando coragem?
Espero que termine enjaulado, a historia jamais permitiu perdao para os traidores. Foram vencidos pelo sistema corrupto, o procurador Dallagnol e o juiz Mouro foram vencidos e a lava jato terminou em nada.
Me mostre o homem e lhe mostro o crime. Simples assim. Moro já esta condenado.
Esse barzil é uma piada, o lularápio escolhe os advogados que vão jugar seu desafeto. Justiça já morreu, autoritarismo bem disfarçado de democracia impera.
Disfarçado, não meu amigo! Explícito e esfregado com pano de chão na cara do Brasileiro do Bem. A vergonha derrubou nossas fronteiras!