publicidade
Política

Lula indica Messias para a vaga de Barroso no STF

O senador Rodrigo Pacheco também estava cotado para o cargo

jorge messias
O presidente eleito Lula (à esq) anuncia o procurador da Fazenda Jorge Messias (à dir), o 'Bessias', como o próximo advogado-geral da União - 22/12/2022 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira, 20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Agora, com a confirmação da indicação do petista, será necessário o aval de 41 dos 81 senadores para o atual chefe da AGU ser efetivado como o mais novo integrante do STF. Ainda não há previsão de quando o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), vai liberar o tema para análise da Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, para o plenário da Casa.

Receba nossas atualizações

Com 45 anos, Messias poderá trilhar carreira como ministro do Supremo durante três décadas. Pelas regras atuais, ele terá de se aposentar compulsoriamente da toga em 2055, quando completará 75 anos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Messias é a escolha de Lula para ocupar a vaga aberta por Luís Roberto Barroso, ex-presidente do STF, que anunciou a aposentadoria, mesmo podendo ficar na Corte até 2033. O juiz do STF permaneceu no tribunal por 12 anos.

+ Barroso fala a Oeste

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também era um dos favoritos pela vaga, por ser o candidato de Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin — os quatro estiveram com Lula, na semana passada, e sinalizaram ao petista a preferência pelo congressista.

Rodrigo Pacheco sinaliza que quer cargo no STF | Foto: Roque de Sá/Agência Senado
O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) era um dos cotados para a vaga aberta no STF; perdeu a disputa para Jorge Messias | Foto: Roque de Sá/Agência Senado

No mês passado, Pacheco chegou a falar publicamente a respeito da possibilidade de receber a indicação para trocar o Legislativo pelo Judiciário. Ele, no entanto, fez questão de elogiar publicamente o ministro-chefe da AGU.

“Eu me lembro do ministro Flávio Dino, dizendo e parafraseando alguém, que agora eu não me lembro, dizendo que não se faz campanha para isso, mas, ao mesmo tempo, não se recusa o convite, então essa é a lógica”, disse o senador. “Messias é um bom nome. Tive uma boa relação com ele, é muito bem preparado, presta um bom serviço também para a AGU. Só tenho elogios a fazer ao ministro Jorge Messias.”

Jorge Messias participa de encontro com evangélicos

jorge messias 5
Jorge Messias discursa na abertura do 7º Fórum Nacional de Controle, na sede do Tribunal de Contas da União — Brasília (DF), 5/10/2023 | Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Pouco depois da aposentadoria de Barroso, Messias esteve em um encontro com evangélicos no Palácio do Planalto, com a participação de Lula e da ministra-chefe da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann.

“Hoje, o presidente Lula recebeu, junto comigo e com o ministro da AGU, Messias, o pastor Samuel Ferreira, da Igreja Assembleia de Deus Madureira, acompanhado do deputado Cezinha Madureira (PSD-SP)”, disse Gleisi. “Entregaram ao presidente a Bíblia do culto do ministro e a edição de ouro do Centenário de Glória da Igreja. Oraram pelo Brasil e pelo presidente.”

jorge messias
O advogado-geral da União, Jorge Messias, com o presidente Lula e a ministra Gleisi Hoffmann, em encontro com
evangélicos no Palácio do Planalto — Brasília (DF), 16/10/2025 | Foto: Reprodução/Instagram

Quem é o futuro novo ministro do STF

Procurador da Fazenda Nacional desde 2007, Messias atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República. Ele também já foi secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação e consultor jurídico dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e é mestre e doutor em Direito pela Universidade de Brasília. Evangélico, Messias frequenta a Igreja Batista.

Em 16 de março de 2016, então integrante do governo Dilma Rousseff, ele foi mencionado como “Bessias”. Conforme telefonema entre a então presidente da República e Lula, à época alvo de processo no âmbito da Operação Lava Jato, ele levaria ao petista o “documento”, que seria o termo de posse como ministro-chefe da Casa Civil — condição que daria o chamado foro privilegiado a Lula.

Leia também: “Barroso: ‘No tema do enfrentamento à corrupção, minha posição não prevaleceu em diversas votações. Eu lamento'”, entrevista exclusiva publicada na Edição 274 da Revista Oeste

9 comentários
  1. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    JA SÃO mais de 15 BILHOES de DOLARES roubados nesse regime de NarcoTraficantes Terroristas..
    Roubo das sengas Banco Central!
    Roubos do INSSS
    Roubos no Correios
    Roubos na Rouanet
    Banco Brasil
    COP30
    subsidio da Energia Eletrica para a JBS
    ahora 60 bilhões do Banco MASTER
    Etc etc etc
    TUDO isso nos cofres da esquerdalha e centrão …ninguém faz nada

  2. Carlos Soares
    Carlos Soares

    Essa euforia toda já mostra que não é “indicação”, é “nomeação” de mais um fantoche do shãndãun.
    A jãnjinåcyä já deve estar preparando a festa da posse.

  3. Antonio Saggese Netto
    Antonio Saggese Netto

    O que virou o Brasil! Agora o stafeta corrupto da Dilma é um indicado ao stf! ONDE VAMOS PARAR?
    Faz tempo que ele sabia da bandalheira do inss e se omitiu completamente. Só por isso ele não pode ser aprovado no senado.
    Nós o povo precisamos reagir. Só temos uma chance de salvar o Brasil. Em 2026, eleger uma câmara e principalmente um senado com grande maioria de direita. Só assim, usando as prerrogativas de controle do senado, ir alterando gradativamente essas condições absurdas que o Brasil está vivendo hoje. Caso isso não aconteça, será o fim de um Brasil democrático para nossos filhos e netos como gostaríamos que fosse. ESTÁ EM NOSSAS MÃOS.

  4. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Se Pacheco for às urnas em MG, os mineiros aposentam está triste figura pública .

  5. Luiz Roberto Marthos
    Luiz Roberto Marthos

    No que está se transformando o STF?
    O País não nerece isso. Assim não teremos salvação.

  6. Ivan R S Peluso
    Ivan R S Peluso

    A próxima vaga vai ser do Delúbio. Ele tá fazendo um curso de Direito online……

  7. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Espero que o Senado siga a tradição de afagar o lula e aprove esse sujeito para ser ministro do STF. Prefiro um moleque despreparado ao pachequinho, cujo caráter já ficou mais do que demonstrado como presidente do Senado. Esse messias não é nada, nunca será alguma coisa, já o pachequinho é extremamente nocivo e perigoso.

    1. Antonio Saggese Netto
      Antonio Saggese Netto

      Me desculpe meu caro amigo. Com todo o respeito que devo à você, não podemos aceitar assim esse absurdo. Compreendo perfeitamente o que você colocou. Você tem razão. Porém nenhum dos dois serve para um cargo desse. Não sei se vai adiantar ou não, mas temos que fazer nossa parte. Precionar o senado.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.