publicidade
Política

Lula veste lenço palestino com frase usada pelo Hamas

Peça com os dizeres 'Jerusalém é nossa', em árabe, foi entregue ao presidente durante visita a um comitê em Santa Catarina

A foto foi publicada pelo Comitê Catarinense Khader Mahmud Ahmad Othman em 23 de agosto | Foto: Reprodução/Twitter/X
A foto foi publicada pelo Comitê Catarinense Khader Mahmud Ahmad Othman em 23 de agosto | Foto: Reprodução/Twitter/X

Em 9 de agosto, durante uma visita a Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vestiu um lenço palestino, chamado de keffiyeh, que trazia a frase “Jerusalém é nossa. Nós estamos chegando”, em árabe.

A frase, utilizada para “defender” a reivindicação palestina sobre Jerusalém, é usada pelo grupo terrorista Hamas e interpretada como um pedido pela “extinção do Estado israelense”.

Receba nossas atualizações

Desde 1967, Jerusalém está sob controle de Israel, que considera a cidade indivisível e abriga várias sedes governamentais, como a Suprema Corte e o Knesset. Antes de 1967, a parte oriental de Jerusalém era administrada pela Jordânia.

A imagem de Lula com o lenço foi compartilhada pelo Comitê Catarinense Khader Mahmud Ahmad Othman no Instagram em 23 de agosto, mas não foi publicada nas redes sociais do presidente.

Publicação do Comitê Catarinense Khader Mahmud Ahmad Othman segue no ar | Foto: Reprodução
Publicação do Comitê Catarinense Khader Mahmud Ahmad Othman continua no ar | Foto: Reprodução

O comitê também presenteou Lula com uma placa que mostra um mapa da região sem fronteiras entre Israel e Palestina.

Ao portal Poder360, a assessoria do Palácio do Planalto informou que não comentaria o assunto. Segundo André Lajst, cientista político e CEO da ONG Stand With Us Brasil, a frase no lenço é parte de um discurso de ódio contra os judeus.

“Ou o presidente ignora essa frase, que é racista e de ódio e que desconsidera a legitimidade do povo judeu à região, ou ele é muito mal assessorado”, disse Lajst.

Lula e a “causa palestina”

Não é a primeira vez que o presidente mostra simpatia pela “causa palestina”. Sua declaração mais emblemática ocorreu em 16 de fevereiro, quando comparou as ações do Exército israelense contra o grupo terrorista Hamas com as ofensivas nazistas do Holocausto.

A declaração de Lula gerou uma crise diplomática entre Brasil e Israel, fazendo com que a nação judaica declarasse o presidente como “persona non grata“.

Nos meses seguintes, o petista continuou acusando Israel de praticar “genocídio” contra o “povo palestino”. Recentemente, em 8 de julho, Lula disse ter orgulho de o Brasil ser o primeiro país a fechar acordo de livre-comércio com a Autoridade Nacional Palestina.

“Nos orgulhamos de ser o primeiro país do bloco a ratificar o acordo de livre-comercio com a Palestina”, disse Lula. “Mas não posso deixar de lamentar que isso ocorra num contexto em que o povo palestino sofre com as consequências de uma guerra totalmente irracional.”

Lula também já foi elogiado por representantes do Hamas por seus ataques a Israel. O mais recente ocorreu em maio deste ano, durante uma entrevista ao Metrópoles, quando o o porta-voz Muslim Imran elogiou o fato de o presidente brasileiro criticar a atuação de Benjamin Netanyahu no conflito em curso na Faixa de Gaza. 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Leia mais sobre:

10 comentários
  1. Ricardo
    Ricardo

    Lula é um analfabeto, é uma vergonha para um país ter um presidente corrupto, senil e analfabeto, como esse elemento, só fala bobagem, vá lá em Israel usar esse lenço, é um irresponsável, só fala coisas sem nenhum cabimento, falar até papagaio fala.

  2. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Esse nove dedos é um porco e canalha. Merece morrer como esses terroristas.

  3. David S
    David S

    Uma constatação.
    Um cara que não sabe nem português, vai saber que diabos está escrito em árabe.
    O ridículo tornou conta do país…

  4. Antônio de Padua de Oliveira
    Antônio de Padua de Oliveira

    JERUSALEM É DE ISRAEL. DIZEM OS TESTAMENTOS. E NÃO SE FALA MAIS NISSO. ESTÁ ASSIM DECIDIDO !!!

  5. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Um cara sem noção, se mete onde não deve e nem sabe como chegou a ser presidente….foi colocado pelos padrinhos

  6. José Binfaré Neto
    José Binfaré Neto

    Esse Lula foi a pior coisa que aconteceu para o povo brasileiro nos últimos tempos .

  7. Paulo César da Conceição
    Paulo César da Conceição

    Eis um presidente ditador, narcotraficante, terrorista, cachaceiro, ladrão e chefe de uma ORCRIM, que é o PT e seus satélites.

  8. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Desqualificado, cachaceiro dos infernos!

    1. MNJM
      MNJM

      Esse traste só envergonha o povo brasileiro.
      Corrupto, apoiador de terroristas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade