O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). O petista fez o anúncio nesta quinta-feira, 1º, em cerimônia no Palácio do Itamaraty.
“Todos esperavam que indicássemos o Zanin”, disse Lula. “Não só pelo papel que teve na minha defesa, mas simplesmente porque acho que Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte.”
O advogado defendeu Lula na Operação Lava Jato, e eles se aproximaram ainda mais na época da prisão do petista. Os dois mantinham uma relação familiar, visto que Zanin é casado com Valeska Zanin, afilhada do presidente.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia confirmado que o advogado de Lula seria indicado para o STF. “Encontrei-me ontem com Cristiano Zanin”, revelou, na manhã desta quinta-feira. “Ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do STF. Essa mensagem deve chegar hoje ao Senado. E, chegando, vamos encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça [CCJ].”
Pacheco disse que conversou com o presidente da CCJ, Davi Alcolumbe (União Brasil-AP), para formalizar a indicação feita por Lula. “Vai fazer a sabatina e a apreciação do nome”, afirmou. “Vamos submeter a indicação ao plenário do Senado Federal a partir desse exame da CCJ.”
Para Zanin ser aprovado, serão necessários 41 votos no plenário no Senado.
Lula avalia mais nomes
Em março, Lula revelou que poderá escolher um terceiro ministro, caso algum integrante da Corte antecipe a aposentadoria. “Posso escolher três, possivelmente dois”, disse. “Sempre pode acontecer. Mas o critério será o mesmo. Primeiro: notório saber jurídico, porque a escolha não é para mim. É para a nação. O cara tem de ser cumpridor da Constituição.”
Lula disse ainda que, mesmo se indicar três ministros, não terá influência sobre as decisões da Corte. “Nunca pedi nenhum favor a nenhum ministro”, afirmou. “Não foram indicados para me fazer favor ou me proteger.”
Notório Saber Jurídico que nunca foi juiz. Isto é um escárnio.
Rogo que o Senado barre esta indicação estapafúrdia.
Vergonhaaa, Vergonhaaa, Vergonha, presidente sem vergonha.
Lula é IMORAL, indicar o advogado que o defendeu por corrupção e lavagem de dinheiro para o STF, DEMIONSTRA TODA SUA FALTA DE PUDOR.
O Senado tinha que reprovar essa IMORALIDADE, mas temos muitos senadores com telhado de vidro, com inquéritos no STF, a maioria dos ministros aprovam essa aberração . STF e Governo Federal o lixo do país. QUARILHA COMPLETA.
Coitada da janja.
Como seu marido está acabado e demonstrando idade avançada, apesar das naquiagens
Aguentar esse sujeito por 28 anos no STF vai ser dose para elefante!!
Vergonhaaaa, Vergonhaaaa,Vergonha, presidente sem vergonha.
Fica difícil acordar todos os dias para trabalhar honestamente e, se deparar com as peripecias deste desgoverno amargurado, vingativo, cruel!
Notório saber jurídico?????
Está mais para “saber escolher amigos” … que julgam!
Senado decente, rejeição necessária, concisa e rápida.
Em contrário, senado totalmente desnecessário, coaptado.
Senado terá culhões???
Acho que não.
Conflito de interesse? Não, nenhum…
Me engana que eu gosto! Vai ser mais um serviçal de Lula, assim como foi Lewandowski!
Esperar o que deste VAGABUNDO?
É Brasil….
Institucionalmente, é o direito dele indicar (como era do Bolsonaro o Ramagem).
Sobre a moralidade, Loola tá nem aí.
O Parlamento agora exerce seu direito de aprovar ou vetar.
Isso é respeito à institucionalidade.
Não é, porém, reunir com os outros ministros pra combinar; e pior: se o supremo não aceitar uma possível negativa do parlamento.
MATARAM A INSTITUCIONALIDADE FAZ TEMPO NO PAÍS. E ninguém agiu pra evitar.
Os que tentaram, foram presos em nome da “democracia”.
O currículo brilhante desse advogado de porta de cadeia é só defender o maior ladrão do país. Imploro aos senadores, não se curvem e não aprovem esse garotinho do luladrão. O Lira já está sofrendo horrores por ter se posicionado contra essa baderna, mas rezemos para que ele aguente. Será que não tem ninguém limpo nesse cenário?
A quadrilha tá completa.
o velho demônio indica o satã seu auxiliar. e o senado bizarro ira aprovar…..tudo tem seu preço.