O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reagiu às movimentações do Palácio do Planalto e mobilizou deputados licenciados para retomarem seus mandatos de modo a angariar votos a Baleia Rossi (MDB-SP) para presidente da Casa.
Reportagem da CNN Brasil mostra que cinco parlamentares que ocupavam cargos de secretários estaduais ou municipais em seus Estados já atenderam o chamado: Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), Márcio Jerry (PCdoB-MA), Marcelo Calero (Cidadania-RJ), Josias Gomes (PT-BA) e Pedro Paulo (DEM-RJ).
Leia mais: “Bolsonaro descarta reforma ministerial: ‘Só tem uma vaga’”
Ao voltarem, os cinco deputados impedem votos em Arthur Lira (PP-AL). Os suplentes eram de partidos que apoiam oficialmente o candidato ou haviam prometido voto nele.
Segundo a emissora, nesse processo, Maia e Rossi contaram com a ajuda de governadores e prefeitos aliados. Entre eles, os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e da Bahia, Rui Costa (PT), além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM).
Do lado do candidato do PP, a ajuda veio principalmente do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro exonerou os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania) para votarem em Lira. A terceira ajuda para ele veio de Covatti Filho (PP-RS), que deixou a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul para votar.
O bom nisso tudo é que quanto mais ele tenta, pior ficará a derrota dele.
Não tem mais para onde correr a não ser pedir esmola aos partidos de esquerda.
Traçou o caminho do fracasso!
Falta Pouco Maia, os voo comerciais lhe esperam, Lira vamos votar o que interessa ao povo Brasileiro.
Chega de bater em cachorro morto.
Nhonho Botafogo é um estorvo para o Brasil!
Gordo safado esse Rodrigo Botafogo Odebrecht Maia