Durante a Cúpula do Clima (COP28) da Organização das Nações Unidas (ONU), no sábado 2, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou o Congresso Nacional a “raposas no galinheiro”. No discurso, o petista comentou a possível derrota do governo na discussão sobre o marco temporal de terras indígenas.
A oposição não demorou a reagir. Neste domingo, 3, a Frente Parlamentar do Agro (FPA), composta de 324 deputados e 50 senadores, reagiu aos insultos de Lula. Em nota, o grupo afirmou que as declarações de Lula durante a COP28, nos Emirados Árabes Unidos, “criminalizam” os integrantes do Legislativo.
Leia também: “Lula admite derrota em relação ao marco temporal”
“Lula demonstra desapreço ao Congresso e desrespeito às suas escolhas políticas”, disse o senador Marcos Rogério (PL-RO), relator do marco temporal no Senado. “Subjugar o povo brasileiro à condição de galinheiro é algo típico de quem acha pode tudo e que controla a todos.”
Já o deputado Mendonça Filho (União-PE) acredita que a declaração de Lula tem viés autoritário. “É de alguém que entende o Poder Executivo como hegemônico”, disse. “A mesma legitimidade que ele tem, nós temos com o Parlamento. É de uma agressão com as bases democráticas.”
O segundo-vice-presidente da Câmara, Sóstenes Cavalcantes (PL-RJ), disse que o presidente desrespeitou “o Parlamento e a representação de todo o povo, inclusive de quem perde a eleição do Executivo”.
A bancada do agronegócio reage à declaração de Lula sobre o marco temporal
Para a bancada do agronegócio, ao criticar a adoção de um marco temporal, o presidente “sinaliza para a criminalização da produção rural no Brasil, em busca de perpetuação no poder e de uma democracia fraca, dependente e corrupta, incapaz de debater seriamente um tema que impacta milhares de família brasileiras”.
A tese do marco temporal estabelece que só podem ser demarcadas reservas em áreas ocupadas por indígenas até a promulgação da Constituição Federal, em 5 de abril de 1988.
“Fica claro que a democracia petista não alcança a multiplicidade de opiniões, a liberdade de expressão e o futuro do Brasil, independentemente de partido, mas como nação”, escreveu a FPA, em comunicado, referindo-se a outra declaração de Lula, que alertou para o perigo da suposta extrema direita no mundo. “Nossa política é para brasileiros e para todos os demais países que dependem da produção brasileira para se alimentar.”
Leia mais: “ONGs ambientalistas criticam Lula e rechaçam entrada do Brasil na Opep+”
Na COP28, Lula se reuniu com entidades da sociedade civil brasileiras e defendeu a participação de representantes dos movimentos sociais na política para ocupar espaços de decisão.
“A gente tem de se preparar para entender que: ou construímos uma força democrática capaz de ganhar o Poder Legislativo, o Poder Executivo, e fazer a transformação que vocês querem, ou vamos ver acontecer o que aconteceu com o marco temporal”, disse Lula.
Conforme o presidente, querer que o Congresso Nacional não derrube seu veto é “querer que uma raposa tome conta do nosso galinheiro”. “É só olhar a geopolítica do Congresso Nacional, que vocês sabiam que a única chance que a gente tinha era o que foi votado na Suprema Corte”, observou.
Para o deputado federla José Medeiros (PL-MT), “na grande maioria das vezes, Lula fala muita besteira”. E acrescentou: “Mas, quando viaja, o presidente entra no modo turbo. O problema são os cupins cuidando do dinheiro dos brasileiros. O que assusta é Lula e o PT cuidando do dinheiro do país”.
O veto do presidente
Lula fez vetos aos principais pontos do marco temporal, aprovado na Câmara e no Senado. O projeto de lei foi aprovado enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) pautou o assunto e declarou a tese inconstitucional, no dia 21 de setembro. Senadores aproveitaram a votação da proposta para fazer críticas ao STF e dizer que cabe ao Legislativo a premissa de criar leis
Os vetos ainda precisam ser analisados em sessão do Congresso Nacional, que reúne deputados e senadores. A votação já foi adiada duas vezes. A última delas aconteceu no dia 23 de novembro e foi adiada. A votação da pauta segue sem data definida.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A votação tem um dos quóruns mais difíceis do Legislativo brasileiro: a maioria absoluta dos parlamentares precisa votar sim para derrubar o veto de Lula. Isso significa metade mais um de todos os membros do Congresso — 257 deputados e 41 senadores —, e não apenas dos presentes.
O presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), já afirmou em repetidas vezes que tem os votos necessários para derrubar os vetos do presidente ao marco temporal.
Leia também: “O fim da propriedade privada”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 167 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Na minha opinião, continuar falando, publicando, mostrando opinião, não leva a absolutamente nada, as apostas dos comunistas estão em passos larguíssimo e cada vez mais altas, e se não for feito algo muito ,muito mais duro já, muitos mais mortes aconteceram em um futuro muito , muito próximo, o povo está como uma bomba e se alguém ascender o estopim…. Vai ser o caos.
O veto ao marco temporal precisa ser derrubado com certeza para o bem do Brasil. Agora, o nine não errou sobre seu comentário a respeito das raposas no galinheiro. Basta ver o que o Arthur Lira tem feito nos últimos tempos, isto é, um toma-lá-dá-cá permanente, independente de ser ou não bom para o País !!! Verdade ou não ???
O Brasil que tem um pingo de honradez sabe muito bem que é preciso se livrar, SEJA COMO FOR, desse CARNIÇA MALDITO.
Sabe como é… depois que se corta a cabeça da cobra, o resto do corpo ainda fica se mexendo por um tempo, e daí para.
O CANALHA não deixa herdeiros. Oremos!!!
Da forma como o Luladrão se expressa, o vernáculo utilizado, deixa claro que ele esta sequindo um excript.
As palavras foram cuidadosamente selecionadas para causar o maior impacto, tanto é que causou a provocação de quase 400 parlamentares, isso nunca aconteceu antes no Brasil.
Assim como é característico das grandes mentes terem a faculdade ou o intelecto de dizer muito em poucas palavras, as mentes inferiores têm o talento de falar muito e não dizer nada.
Então podemos concluir que existe um “Mastermind” atraz do Luladrão, o qual é simplesmente um marionete cumprindo sua função.
Então qual teria sido a finalidade desta provocação?
Para uma pessoa que possui a habilidade de olhar além da neblina e enxergar a essência, fica fácil predizer o próximo passo.
O Luladrão estará em breve assumindo junto ao consórcio Luladrão – STF o poder ditatorial em nosso país, ele fará isso dissolvendo o congresso que tem sido um óbice as suas intenções de se perpetuar no poder.
Exatamente. O Brasil está em curso firme em se tornar uma Venezuela.
Imagino como não estão ficando ricas certas pessoas-chave no esquema.
Se ofenderam por que? Não agem como se fossem? Transformaram o congresso e balcão de negócios, votam por interesses próprios e não pelo país, apoiam criminosos para o STF , o Brasil hoje é uma ditadura graças à omissão do legislativo. São poucos os que realmente merecem se sentir ofendidos.
Será que agora ficou claro para os deputados e senadores que lula quer, sim, eliminar o Legislativo e governar absoluto junto com o stf?
Não é possível que os parlamentares ainda não perceberam que o jogo do poder Executivo está combinado com o Supremo!
Ou também não entenderam porque o molusco dobrou a aposta indicando o inominável Dino para o stf? DIN0 ESTARÁ LÁ PARA FAZER O QUE LULE QUISER PARA PERSEGUIR O PARLAMENTO E TODA FORMA DE OPOSIÇÃO.
SIM, SENHORES PARLAMENTARES, LULE E O 5TF FARÃO O QUE PUDEREM PARA ACABAR COM O PODER LEGISLATIVO, POR SER O MAIS SOBERANO DOS 3 PODERES, O ÚNICO QUE REPRESENTA E TEM A FORÇA DE LEGITIMAR A VONTADE DO POVO.
ACORDEM, SEUS PATETAS!
E Apresar do Lula dizer que está alinhado com o STF ainda tem desses parlamentares que vão apoiar a indicação do Dino… Vai vendo…
O Lula não se está errado em sua declaração. A namorada dos deputados se venderam com bilhões de emendas pix da qual o governo aprovou seus projetos. Quem se vende ouve aquilo q o comprador quiser falar deles.
Exatamente! São isso mesmo!