publicidade
Política

Mesmo sem consenso, Alcolumbre pauta PL das fake news

Acordo fake news
Alcolumbre articula para votar o projeto | Foto: Beto Barata/Agência Senado

Chamado de PL das fake news, o projeto que será votado nesta quinta, 25, enfrenta resistência de diversas bancadas dentro do Senado

PL das fake news
Alcolumbre articula para votar o projeto | Foto: Beto Barata/Agência Senado

Mesmo com resistência de boa parte das bancadas, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pautou para esta quinta-feira, 25, o projeto de Lei 2630/2020. Polêmico, o texto apelidado de “PL das fake news“, já teve a votação adiada por duas vezes.

Receba nossas atualizações

Entre os líderes contrários à proposta, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) apresentou um requerimento onde pede o adiamento da votação. “Um projeto tão polêmico como esse, que interfere na vida de mais de 170 milhões de brasileiros, não pode deixar de ser amplamente discutido na Comissão de Constituição e Justiça ”, defendeu.

Articulação

Para tentar avançar com a matéria, tanto o autor, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), quanto o relator, Ângelo Coronel (PSD-BA), realizaram diversas mudanças no projeto original. Apesar disso, todas as modificações já antecipadas pelo relator têm sido criticadas por especialistas em direitos na internet. Os contrários argumentam que o texto cria riscos à liberdade de expressão, à privacidade dos usuários e à inclusão digital.

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu que o projeto só seja votado após o fim da pandemia de covid-19. Portanto, ele defende que os senadores concentrem as suas votações em medidas de enfrentamento à doença. Ele também alertou contra uma abordagem “passional” do tema.

“Especialistas reforçam risco de perseguição política, entre outras brechas e falhas. Por isso, defendo amplo e desapaixonado debate antes da votação. Reafirmo que se for obrigado a votar o projeto nesta quinta, voto contra”, ressaltou.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) enfatizou que a ideia não é abandonar o projeto, mas eliminar os pontos controversos e produzir um texto melhor.

“Vamos trabalhar para que se construa uma proposta de maior consenso, focada no respeito à liberdade de expressão. Isso É um tema sensível que merece muito cuidado”, assinalou.

Leia mais: “O fator Nordeste nas eleições de 2022”

 

 

 

3 comentários
  1. bolsofato de hidroxicloromito
    bolsofato de hidroxicloromito

    Deviam calar a boca desse gordo fdp batoré adúltero desgraçado!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Fred oliveira
    Fred oliveira

    Esse alcilumbre tá cada dia pior.isso vai ser mais uma jabuticaba brasileira que não vai funcionar.faje News é fake News. Subjetividade total. Teria que começar por tantas notícias da grande imprensa que Folha de Sá Paulo e rede Globo teriam que ser fechadas na primeira semana de funcionamento da lei. Vai ser uma bagunça e foco de grande instabilidade nacional

    1. Marcelo Gurgel
      Marcelo Gurgel

      Vem aí mais uma lei para restringir a nossa liberdade.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade