O advogado Cristiano Zanin já recebeu apoio de ao menos três futuros colegas no Supremo Tribunal Federal (STF): Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli. Pelo Twitter, Moraes foi o primeiro a comemorar o resultado da votação do Senado nesta quarta-feira, 21, que aprovou a indicação de Zanin para a Corte.
Por rede social, Moraes já fez questão de se referir a Zanin, que foi advogado pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como ministro. “Parabéns ao ministro Cristiano Zanin pela merecida aprovação no Senado Federal”, afirmou Moraes, em postagem divulgada minutos depois da votação pelos senadores.
“Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”, prosseguiu Moraes.
Leia mais:
Indicado por Lula para ocupar a vaga aberta no Supremo desde a aposentadoria de Ricardo Lewandowski, Zanin teve seu nome confirmado para a Corte nesta quarta-feira. Primeiro, enfrentou por mais de sete horas sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Depois, por 21 votos a 5, foi formalmente aprovado pelo plenário da Casa.
Além de Moraes, Barroso e Toffoli também comemoram a chegada de Zanin ao STF
Alexandre de Moraes não foi o único a rapidamente se manifestar favorávelmente à chegada de Cristiano Zanin ao STF. Por meio de notas oficiais, os ministros Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli também parabenizaram seu futuro colega de Corte.
“Parabenizo Cristiano Zanin, agora colega e ministro da Suprema Corte, pela aprovação de seu nome”, afirmou Barroso. “Sempre atuou com elevada qualidade profissional e tenho dele a visão de advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades. Dou-lhe as boas-vindas.”
Dias Toffoli, por sua vez, revelou: está satisfeito com a chegada de Zanin ao STF. “É com satisfação que recebi a aprovação pelo Senado da República, por larga margem de votos, do nome do indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal, dr. Cristiano Zanin, que com certeza somará ao STF com todo seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza”, afirmou o ministro. “Com certeza será um grande ministro do STF, honrando a Corte e honrando o Brasil.”
Leia também: “Moraes defende controle das redes sociais e alega não ser comunista”