Moraes determina abertura de inquérito para apurar suposto ataque hacker ao STF

Ministro entendeu que os fatos podem estar vinculados à apuração dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos
-Publicidade-
Ministro Alexandre de Moraes | Foto: Reprodução
Ministro Alexandre de Moraes | Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou nesta terça-feira, 11, a abertura de um inquérito para investigar um suposto ataque hacker ao site do tribunal. A investigação será sigilosa.

Após avaliação da Polícia Federal, o magistrado entendeu que existem elementos de uma suposta ameaça ao STF e que os fatos podem estar vinculados à apuração dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.

Leia mais: “PF pede ao STF abertura de inquérito para investigar Toffoli”

-Publicidade-

Na quinta-feira 6, o Supremo identificou um “acesso fora do padrão” e, por isso, decidiu retirar o site do ar para usuários externos. A ação foi identificada e contida enquanto ainda estava em andamento. Segundo dados preliminares, não houve comprometimento de informações sigilosas.

Na ocasião, a Corte explicou que, recentemente, tem experimentado expressivo aumento na quantidade de acessos no portal por meio de “robôs” adotados por empresas, entidades e outros profissionais ligados ao direito que capturam dados públicos, como andamento processual e jurisprudência, para uso lícito.

Nos casos em que os sistemas do tribunal não identificam de imediato se a alta quantidade de acessos é oriunda de um “robô do bem” ou de um hacker com intenções ilícitas, medidas são adotadas para reforço da segurança de suas portas de entrada.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários

  1. Pra mim, tudo isso é pouco para os Ministros do STF, que claramente, agem com pensamentos ideológicos, em defesa de uma tese ideológica nascida nos campos das universidades, por grêmios estudantis. NUNCA VI UM STF TÃO MEDÍOCRE!

  2. Sem preparo nenhum, deprimente nosso Sinédrio.
    precisamos mudar a forma de nomear estes deuses, fazer eleicões tecnicas, serias feitas de tempos em tempos por integrantes do judiciario brasileiro, este negocio de presidente fazer a indicaçao só podia dar nestra M.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro