O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma entrevista à CNN Brasil e se posicionou em defesa do também ministro Alexandre de Moraes. Na conversa, divulgada nesta segunda-feira, 14, ele respondeu a críticas direcionadas ao colega, além de comentar a possibilidade de um pedido de impeachment avançar no Senado.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Não há nenhuma falta cometida pelo ministro Alexandre de Moraes ou por qualquer outro ministro que justifique um impeachment ou a abertura de um procedimento de impeachment no Senado”, disse Gilmar Mendes.
Gilmar Mendes analisa as decisões de Moraes
As declarações de Gilmar Mendes ocorreram em um contexto de intenso debate sobre as decisões tomadas por Alexandre de Moraes.
Essas decisões geraram controvérsias, principalmente as relacionadas às plataformas digitais. Gilmar Mendes destacou que a insatisfação dos brasileiros se deve a “um incômodo com uma decisão que estava correta”, referindo-se especificamente às ações contra o Twitter/X. Para o ministro, essa decisão foi apropriada e necessária.
O magistrado também comentou o apoio internacional que as decisões do STF têm recebido. Ele mencionou que “a imprensa mundial expressiva reconheceu que era preciso que os Estados soberanos parassem essas plataformas hiperpoderosas”. Esse reconhecimento, segundo ele, representa “um dado positivo da vitalidade da democracia brasileira e não o contrário”.
Além disso, o ministro falou sobre o processo de impeachment para os ministros do STF. Ele lembrou que os dois impeachments presidenciais que ocorreram no Brasil, de Fernando Collor e Dilma Rousseff, foram discutidos no Supremo. O decano enfatizou que a abertura de um processo contra um ministro geraria debates sobre a recepção da lei do impeachment conforme a Constituição de 1988.
No fim, Gilmar Mendes reafirmou sua confiança na atuação do STF e na legitimidade das decisões de Alexandre de Moraes. Ele sublinhou o papel essencial do Supremo na defesa da “democracia” e no enfrentamento dos “desafios impostos pelas novas tecnologias e plataformas digitais”.
É mesmo seu Gilmar Mentes?
Amoraes não é JUIZ NATURAL desse GRANDE PROCESSO, por si só ilegal e inconstitucional. Isso é legal? NÃO É..
Prender pessoas inocentes, sem direito de defesa, sem seguir as instâncias corretas é certo? NÃO É.
Punir empresas, multar e sacar o dinheiro correspondente de outra empresa é correto. NÃO É.
Esses são apenas pequenos detalhes do abuso do cargo. A atuação de Amoraes está completamente fora das atribuições definidas na Constituição
Gilmar. Mentes é apenas mais um dos onze membros dessa CORJA em que se transformou o STF.
É cúmplice. É comparsa. É tão imoral quanto o AMORAES.
Nunca prestou.
Tapete de sapo, ninguém quer saber da sua infame fala! Pega uns girinos e vá direto ao sol! Escrotos!
Perguntei para I.A. porque …. Resumindo, devido a decisões monocráticas permitidas e a fragmentação dos partidos políticos. Foi muito interessante a conversa. Como estamos, somos muito vulneráveis e fracos. Conversa você, se quiser uma resposta sem emocional. Nós estamos muito inflamados e doentes.
Um dos membros da Casa do Terror, jura de pés juntos que todos ali são lindos, dóceis e maravilhosos!
Ainda bem, que maravilha, ficamos mais tranquilos!
Salve o Judiciário, a Teoria Critica do Direito, as valentes e íntegras FA, os corruptos, os alienados, os marginais e todos os demais traidores!
Não é o impchment só de Moraes é de Gilmar Mendes de Tofolli de Barroso de Carmen Lúcia de Luiz Fux é o impchment de Lula e de toda essa esquerda criminosa que estão atuando fora da lei e da constituição
Exatamente, não nos interessa apenas substituir o sofá da sala!
Blá blá blá. Sentiu o drama? Sua batata também está esquentando.
Com a palavra especialistas que os dias listam um monte de ilegalidades.
Desde de a descondenacao do carniça não parou maís.
Falta, não!!
Foi pênalti!
Muito cinismo, dispensa maiores comentários.
Um ditador .
Gilmar boca de sapo Mendes e Alexandre cabeça de ovo de avestruz Moraes, genocidas vão sofrer nas mãos do povo de e do bem..
Vão pedir pra morrer .