publicidade
Política

Haddad diz que Tarcísio atuou contra ‘interesses nacionais’ ao articular derrubada da MP da Taxação

Ministro criticou mobilização do governador para encerrar medida que ampliaria arrecadação com IOF

Ministério Público diz que medida de Fernando Haddad ignora limites fiscais | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil/Flickr
Haddad também afirmou que São Paulo recebeu atenção especial da União | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, atribuiu ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), um papel direto na derrubada da medida provisória (MP) sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Segundo o petista, o movimento favoreceu os setores mais ricos do mercado.

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 9, Haddad argumentou que Tarcísio teve como objetivo proteger os “privilégios da Faria Lima”, em detrimento da arrecadação federal.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Mesmo com a notícia de que um governador do Estado agiu, na minha opinião, em detrimento dos interesses nacionais para proteger a Faria Lima, nós não vamos prejudicar o Estado de São Paulo”, disse o petista.

Haddad também afirmou que o Estado recebeu atenção especial da União. Além disso, alegou que a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido de “jamais discriminar um governador pela sua bandeira partidária”. “São Paulo nunca teve um tratamento como teve por parte desse governo.”

Conforme Oeste, Tarcísio procurou deputados e líderes partidários do PP, União Brasil e Republicanos para influenciar a votação contra a MP. A movimentação teve como foco barrar um pacote tributário considerado nocivo ao setor empresarial e ao ambiente de investimentos.

Câmara inviabilizou continuidade da medida provisória

A MP retirava isenções e alterava dispositivos ligados ao IOF. O texto perdeu validade depois que o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de retirada de pauta.

Nesse sentido, a votação teve 251 votos a favor da exclusão e 193 contrários. A MP 1.303/2025 previa um acréscimo de R$ 31,4 bilhões nas arrecadações de 2025 e 2026 com o aumento do IOF.

+ Leia também: “Haddad minimiza impacto da derrubada da MP da Taxação”

A Câmara retirou a MP da pauta e impediu qualquer nova análise. A proposta ainda dependia de votação do Senado Federal, mas perdeu validade à meia-noite. Como resultado, o trâmite se encerrou de forma definitiva.

6 comentários
  1. IVAN SEVERO DA SILVA
    IVAN SEVERO DA SILVA

    Não tenho dúvidas,o estado de SP criou uma das piores merdas do Brasil

  2. Luiz Antonio Fraulo
    Luiz Antonio Fraulo

    Não sei se é verdade. Mas se Tarcisio atuou contra aumento de tributação, qualquer uma, tem minha admiração. Isso não é atuar contra o interesse nacional. Isso é atuar contra o interesse do PT. O PT,sr. Haddad, só governa pra ele mesmo. Porque o sr. Haddad não faz um plano pra conter despesas, um plano de governar com austeridade, sem populismo? Bolsonaro está preso, acorrentado, mudo, torturado, sem ter feito absolutamente nada ilegal (vide voto do Sr. Fuchs no julgamento) e ainda assim não sai da Alma do PT.

  3. Edson Carlos de Almeida
    Edson Carlos de Almeida

    Vai chorar na cama ,que o lugar é quente.

  4. Ricardo Villas
    Ricardo Villas

    Os interesses nacionais devem ser enxugar custos e tirar impostos das costas da sociedade que não suporta mais tanta exploração. Na época do império, os impostos de 20% eram chamados de “quinto dos infernos”. Qual seria o melhor nome para designar os impostos do governo Lula que beiram os 40%?

  5. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    O incompetente do de ostra mais uma ser totalmente inadequado para o cargo de ministro da fazenda.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.