Na França, partidos de Macron e Le Pen perdem eleições regionais

Legendas tradicionais obtiveram votações expressivas; porcentual de abstenção chegou a 66,7%
-Publicidade-
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O segundo turno das eleições regionais na França impôs revés aos dois políticos apontados como os principais candidatos às eleições presidenciais de 2022: o atual mandatário, Emmanuel Macron (República em Marcha), e a líder da direita conservadora, Marine Le Pen (Reunião Nacional). Os partidos de ambos não conseguiram o comando de nenhuma das 13 regiões do país (os cargos são equivalentes aos de governador, no Brasil).

A disputa de domingo 27 deu vitória às siglas tradicionais da França. Conforme os dados preliminares, as coalizões de centro-direita, lideradas pela legenda Os Republicanos, conquistaram sete das 13 regiões. Já a esquerda, sob o guarda-chuva do Partido Socialista e do Verdes, conquistou cinco áreas. Houve ainda a vitória de uma sigla regional. Em porcentagem, Os Republicanos obtiveram 38% dos votos, e a coalizão de esquerda, 34,5%.

Um dado salta os olhos: a abstenção, que chegou a 66,7% e pode se justificar pela pandemia de coronavírus, pela insatisfação com Macron e Le Pen, ou as duas coisas. No ano que vem, a França vai decidir quem será o novo presidente da República. Caberá às duas maiores lideranças do país montar uma estratégia, com a finalidade de reverter o cenário. Macron e Le Pen já se movimentam nos bastidores para recuperar o que foi perdido.

-Publicidade-

Leia também: “É preciso derrubar os muros contra a liberdade”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 66 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site