publicidade
Política

Na mira dos EUA, Moraes ganha homenagem de tribunal em SP

A cerimônia no Tribunal de Contas do Estado acontecerá na próxima segunda-feira, 11; evento foi mantido mesmo depois da aplicação da Lei Magnitsky ao ministro

alexandre de moraes
O ministro Alexandre de Moraes, durante sessão na 1ª Turma do STF que julga denúncia sobre o núcleo 3 da PET 12.100, em Brasília - 20/5/2025 | Foto: Fellipe Sampaio/STF

A cerimônia de entrega do Colar do Mérito da Justiça de Contas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorre na próxima segunda-feira, 11, no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

A presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é incerta. Sua assessoria não confirmou participação, e o compromisso não consta na agenda oficial.

Receba nossas atualizações

Moraes vai abrir a 23ª edição da Semana Jurídica do TCE-SP, evento que ganha destaque em meio à tensão diplomática com os Estados Unidos e a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo magistrado na segunda-feira 4.

O TCE-SP informou que todos os principais representantes do Estado e dos tribunais de contas do país foram convidados. O auditório, com cerca de 250 lugares, está lotado. A palestra de Moraes já gerou mais de 3 mil comentários nas redes sociais do tribunal.

A justificativa para a homenagem a Moraes

8 de janeiro
O ministro Alexandre de Moraes, durante uma sessão plenária no STF – 13/03/2025 | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

A possível ausência de Tarcísio contrasta com sua postura em março, quando participou do centenário do TCE-SP ao lado de Moraes. Segundo um secretário estadual, a presença agora é improvável, diante do clima político e da recente sanção ao ministro pela Lei Magnitsky, aplicada pelo governo de Donald Trump.

Entre os palestrantes do evento estão também a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), e o secretário da Fazenda paulista, Samuel Kinoshita, mas sem a mesma repercussão.

Ao Estadão, o presidente do TCE-SP, Antonio Roque Citadini, disse que tudo que envolve Moraes hoje “ganha conotação diferente” e destacou que a homenagem já estava decidida há meses.

Tarcísio evita críticas ao STF

Tarcísio, que classificou como “absurda” a prisão domiciliar de Bolsonaro, tem evitado críticas diretas ao STF. Ele é visto como interlocutor entre o ex-presidente e a Corte, especialmente com Moraes, com quem mantém relação institucional — inclusive por laços familiares: o irmão do ministro, Eduardo de Moraes, é médico comissionado no TCE.

Esta será a última solenidade de Citadini como presidente do tribunal. Ele se aposenta compulsoriamente em setembro, aos 75 anos, abrindo uma vaga de indicação do governador.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Tarcísio avalia nomear Wagner Rosário (Controladoria-Geral) ou Arthur Lima (Casa Civil). Outra vaga será aberta com a aposentadoria de Sidney Beraldo, em novembro, e caberá à Assembleia Legislativa de São Paulo escolher o sucessor. O deputado estadual Carlos Cezar (PL) é o principal cotado.

As futuras nomeações se somam às já feitas por Tarcísio com apoio político de aliados como Gilberto Kassab, Valdemar Costa Neto e o ministro André Mendonça.

Leia também: “O tirano do Brasil”, reportagem de Cristyan Costa e Silvio Navarro publicada na Edição 280 da Revista Oeste

6 comentários
  1. Rubens Mário Mazzini Rodrigues
    Rubens Mário Mazzini Rodrigues

    Isso é um sintoma da grave situação em que se encontra o judiciário brasileiro: um tribunal homenagear um sancionado por violação dos direitos humanos. A sanção deveria ser estendida a todos os membros desse “tribunal’.

  2. Helena Duarte Einsfeld
    Helena Duarte Einsfeld

    Torturador sendo premiado escancara o crime organizado.

  3. Jaime Ricardo de Brito
    Jaime Ricardo de Brito

    O Brasil está descendo a ladeira em uma velocidade jamais vista, quando um Tribunal de “Justiça” do país faz uma homenagem para alguém que é um violador de direitos humanos, algo está muito errado com a tal “Justiça”.

  4. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    O Brasil mostrando sua pequenês ao mundo! Quanto e em que tempo podemos homenagear gente ordinária dessa Suprema Bosta? Gente equiparada a escória do mundo…Brasil, sua pequnês está insustentável…! Mediocridade tem nome e endereço: 9 escarrados e 2 omissos, Suprema Bosta em Brasília!

  5. Jose Carlos Roberto Gomes
    Jose Carlos Roberto Gomes

    Ja que estava previsto que seja assim……..coisas do Brasil

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade