‘Não haverá nunca crise entre as instituições’, afirma Lira
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), usou as redes sociais para negar a possiblidade de crise entre os poderes. Ele salientou que que as instituições “são maiores do que qualquer indivíduo”.
A declaração é dada no contexto da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. O caso deve ser analisado pelo plenário da Câmara ainda nesta quinta-feira, 18.
Leia mais: “Mesa Diretora da Câmara reativa Conselho de Ética”
“Não haverá nunca crise entre as instituições, sobretudo quando há a exata compreensão de que elas são maiores do que qualquer indivíduo”, destacou Lira.
O presidente da Câmara disse ser importante ter consciência de que as pessoas não são as instituições. “Como na frase célebre de Churchill, a democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais”, finalizou citando o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill.
As instituições são permanentes. As instituições ficarão. Nesse sentido, não haverá nunca crise entre as instituições, sobretudo quando há a exata compreensão de que elas são maiores do que qualquer indivíduo.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) February 18, 2021
Rodrigo Pacheco
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, na quarta-feira 17, fez um apelo para que o caso não desencadeie uma crise institucional. “Não elevaremos esse episódio a uma crise institucional. Seguimos com as prioridades comuns do Brasil: vacina, auxílio e reformas”, tuitou Pacheco.