O Instituto Nexus e o Banco BTG Pactual divulgaram, nesta segunda-feira, 15, uma nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República em 2026. O levantamento mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança de todos os cenários testados, contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que fica em segundo lugar.
No primeiro turno das eleições, o petista mantém uma vantagem de 9 pontos porcentuais sobre o senador nos dois cenários estimulados. Além disso, Lula também lidera a pesquisa espontânea.
Receba nossas atualizações
+ Entenda o que é Política em Oeste
Já nas simulações de segundo turno, a distância entre os dois primeiros colocados diminui. Contudo, Lula vence a disputa direta contra Flávio Bolsonaro e contra os demais candidatos testados.
Cenários de primeiro e segundo turno da pesquisa BTG Pactual
Pesquisa espontânea
- Lula (PT): 36%
- Flávio Bolsonaro (PL): 27%
- Renan Santos (Missão): 3%
- Ronaldo Caiado (PSD): 1%
- Romeu Zema (Novo): 1%
- Outros: 4%
- Nenhum/Branco/Nulo: 3%
- Não sabe/Não respondeu: 24%

Primeiro cenário estimulado
- Lula (PT): 42%
- Flávio Bolsonaro (PL): 33%
- Ronaldo Caiado (PSD): 4%
- Renan Santos (Missão): 4%
- Romeu Zema (Novo): 2%
- Joaquim Barbosa (DC): 2%
- Augusto Cury (Avante): 2%
- Aécio Neves (PSDB): 1%
- Cabo Daciolo (Mobiliza): 1%
- Nenhum/Branco/Nulo: 5%
- Não sabe/Não respondeu: 3%

Segundo cenário estimulado
- Lula (PT): 43%
- Flávio Bolsonaro (PL): 34%
- Renan Santos (Missão): 5%
- Ronaldo Caiado (PSD): 4%
- Romeu Zema (Novo): 3%
- Joaquim Barbosa (DC): 3%
- Nenhum/Branco/Nulo: 6%
- Não sabe/Não respondeu: 2%

Simulações de Segundo Turno
- Lula X Flávio Bolsonaro
- Lula (PT): 49%
- Flávio Bolsonaro (PL): 43%
- Nenhum/Branco/Nulo: 8%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
- Lula X Ronaldo Caiado
- Lula (PT): 48%
- Ronaldo Caiado (PSD): 39%
- Nenhum/Branco/Nulo: 11%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
- Lula X Romeu Zema
- Lula (PT): 49%
- Romeu Zema (Novo): 39%
- Nenhum/Branco/Nulo: 11%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
- Lula X Renan Santos
- Lula (PT): 49%
- Renan Santos (Missão): 36%
- Nenhum/Branco/Nulo: 13%
- Não sabe/Não respondeu: 2%

O Instituto Nexus entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 12 e 14 de junho de 2026. O Banco BTG Pactual contratou a pesquisa. O índice de confiança atinge 95% e a margem de erro é de 2 pontos porcentuais. O registro no Tribunal Superior Eleitoral possui o número BR-06645/2026.
Constantes pesquisas são realizadas pela datafolha – notadamente petista, pela Genial Quest e agora pelo BTG – ora buscando na memória BTG não é o banco do prodígio que de bancário em 4 anos virou banqueiro, vive nas rodas da sociedade política e judiciária, esteve envolvido na Lava Jato e isento pelos senhores de toga ou seja reforçando o comentário que precede ao meu são pesquisas nada confiáveis e dificilmente fáceis de engolir haja vista a situação econômica drástica que o acéfalo de garanhuns está deixando o Brasil, afora o festival de corrupção que assola o país, domínio do narcotráfico etc etc. È difícil acreditar que mesmos os beneficiários das variadas e múltiplas bolsas distribuídas não enxerguem o malfeito ao País….penso e tenho certeza que as mídias que contribuem com esse desgoverno um dia terão de prestar contas a uma população esclarecida e quiçá percam todo o subsidio que hoje recebem do desgoverno gestor dessa Nação.
Não consigo acreditar que, alguém ainda pense em votar no Lula. O descrédito desta informação é tão grande que não consigo imaginar que alguém ainda tenha este tipo de intenção. Não quero crer que o nosso povo seja tão ignorante ou oportunista a ponto de votar em uma gestão que nada fez pelo país em quase 20 anos e que além de tudo, ainda quebrou a nossa economia. Quem assumir em 2027 terá um trabalho árduo para colocar o país novamente nos trilhos, mas me recuso a acreditar que o atual presidente possa se reeleger. Quando a mídia tradicional segue enfatizando que, Flávio Bolsonaro perdeu votos devido ao envolvimento com Vorcaro, ela deixa, propositalmente de fora, todos os mal feitos do atual presidente, os antigos e todos os novos fatos que o colocam diretamente na linha de fogo das denúncias. A mídia tradicional vai minando o Flávio Bolsonaro, de propósito. Quanta irresponsabilidade! Quanto desamor pela nossa população.