Desde a operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, na semana passada, os comandantes das Forças Armadas vêm emitindo posicionamentos a respeito. Isso porque militares da ativa estavam entre os alvos de agentes da PF.
Com base na delação do tenente-coronel Mauro Cid, a PF entendeu que Bolsonaro e outras 32 pessoas participaram do que seria uma tentativa de golpe de Estado. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou os mandados judiciais em nome do grupo.
Manifestações das Forças Armadas
A Marinha (MB), mais cautelosa, foi a primeira a se manifestar. “Em relação à operação da PF Tempus Veritatis, a MB reitera que não se manifesta sobre processos investigatórios em curso, sob sigilo, no âmbito do Poder Judiciário”, informou a Força, a Oeste. Adiante, acrescentou que, “consciente de sua missão constitucional, reafirma que pauta sua conduta pela fiel observância da legislação, valores éticos e transparência”.
Poucos dias depois, foi a vez do comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, se pronunciar. Em entrevista ao jornal O Globo, o militar disse apoiar uma “investigação completa” a respeito da participação de militares no caso. “Qualquer coisa que fira nossos diplomas disciplinares será punida”, prometeu Damasceno.
O Exército seguiu a mesma linha da Aeronáutica. De acordo com a Força, “as providências, quando necessárias, serão tomadas em conformidade com as decisões jurídicas acerca do assunto. Segundo o Exército, ele “prima pela legalidade e pela harmonia entre os demais entes da República, colaborando com as autoridades policiais nas investigações conduzidas”.
“Quem fez vai ser responsabilizado, mas é preciso separar indivíduos da instituição”, acrescentou o comandante do Exército, general Tomás Paiva, em entrevista ao G1. “O que eu quero, com o meu trabalho: tenho missão constitucional a ser cumprida. E não existe linha de ação viável para qualquer ilegalidade. É missão e cumprimento constitucional.”
Ministro da Defesa
A Oeste, o ministro da Defesa, José Mucio, também comentou a ação da PF. “Cabe às Forças Armadas apoiar a decisão da Justiça”, disse o ministro.
Leia também: “Perseguição implacável”, reportagem publicada na Edição 203 da Revista Oeste
Como é contraditório esse Ministro da Defesa. Se tem afirmado constantemente que não houve golpe algum por que dizer que cabe as FFAA apoiar a decisão da Justiça. Mesmo se for inconstitucional ministro?
Também acho que devem seguir a constituição. O problema e que quem persegue e devia seguir a constituição, não segue mais. As Forças Armadas não comentaram o que a OAB identificou. As Forças Armadas também não se manifestaram contra as ilegalidades da Justiça no Brasil há um ano . Em resumo, não trazem nenhuma credibilidade com essas posições que chamamos de ” seat on the fence” .
A) Houve o golpe e ele foi consumado com sucesso.
– Neste caso, quem estaria no planalto seria o Bolsonaro e o NoveDedos, de volta para a cadeia. Óbviamente isso não aconteceu.
B) Houve uma tentativa fracassada de um golpe.
– Neste caso estaria o Bolsonaro preso juntamente com seus generais e oficiais de alta patente também. Mas isso também não aconteceu, pois estão todos livres, leves e soltos por aí, a mais de um ano do tal “gópi”.
Conclusão: Então, onde está o golpe? É o chamado ‘Golpe Conceição”: Ninguém sabe, ninguém viu.
Ao menos neste caso, os advogados tem acesso aos autos ou segue a mesma estratégia demoníaca de manter tudo sob sigilo? As provas, ende estão, os advogados já tiveram acesso a elas ou não tem nada, só narrativas? O tal golpe foi consumado ou foi interrompido por alguma força policial ou dessas forças militares? Quais generais que foram presos nessa tentativa de golpe, quantos coronéis, enfim oficiais superiores que foram presos, além do tal tenente-coronal Cid Traíra? Inclusive o advogado desse militar traíra disse que o Bolsonaro só não conseguiu dar o golpe porque não teve o apoio do exército, esses generais aí tem essas provas? Algum áudio ou vídeo mostrando isso? Se não, eles também vão entrar nessa roda aí, com certeza. Fico imaginando a cena:
– General Fulano, vou dar um golpe para continuar no poder
– Não presidente não estou de acordo com isso, e fica tudo por isso mesmo? Não teve denúncia desses militares? Obviamente se houve uma tentativa, eles saberiam de tudo isso na época e ficaram de boca fechada?
Então não houve golpe. (c.q.d.)
O problema das Forças Armadas e a aplicação da lei não é a corrupção, mas a negação absoluta dessa corrupção.
Para as F.A.o dinheiro passou a falar mais alto. É assim que a justiça e liberdade morrem, elas morrem no momento em que alguém com poder de agir, escolhe a inação confortável em vez do dever moral.
na realidade, nossas fracas armadas está sempre prontas para a rendição e tudo pela graninha fácil.
A obrigação das Forças Armadas é respeitar e fazer respeitarem a Constituição e às Leis brasileiras. Parece que não estão cumprindo com essas responsabilidades!
Lamentável
Lamentável, as nossas forças armadas não estão cumprindo o básico. Estão sentados em seus cargos e salários, o cumprimento à Constituição é irrelevante.
Esses caras estao mais pra peso morto na sociedade do que qualquer outra coisa
Mas garanto pra voces que esses caras estao prontinhos pra passar com tank em cima do povo , isso eles fariam sem pensar ….
Vergonha !!!
Que indecência.
Nenhuma palavra sobre as arbitrariedades cometidas pelo tal poder judiciário.
É a primeira vez, que se dar um golpe de estado, sem apoio militar e político.
Esses caras teriam agido com mais dignidade, se ficassem calados…..
AGORA EU pergunto aos BAFOS de PIROCA do Luladrâo..aos perfidias…
E SE NÂO TIVEREM ABSOLUTAMENTE NADA de provas contra todos acusados..TUDO CAMINHA, tudo mostra que é apenas narrativas mentirosas…um golpe eleitoral (NOVAMENTE FRAUDE).
Vão fazer o quê seus patifes covarde?!? Vão prender o Xandão, DINO, G Dias??!! E todos que ajudaram nessa Fake News?!
BOSTIL!!!
Atualmente no Brasil o dinheiro compra tudo, até consciências.
Até o STJM já baixou as calças pra quadrilha comunista.
Bando de melancias quem apoia vagabundo é vagabundo também.
Como confiar num processo realizado por um grupo reduzido da PF diretamente ligado ao Alexandre de Moraes ?
FFAA e PF não convencem. Já tiveram a confiança e admiração do povo.
Coitado de quem acredita nas Forças Armadas, na Polícia Federal (polícia do Dino), que vemos estar aos pés da quadrilha da esquerda comunista.
Bando de vendidos. Nosso País está nesta merda devido a incompetência e covardia das forças armadas Brasileiras que deixaram seus cidadãos serem massacrados por um poder judiciário associado ao governo mais corrupto de todos os tempos. E ainda tem coragem de falar que apoiam a Constituição e as Leis. Canalhas de farda isto sim.