publicidade
Política

Papudinha: como funciona o presídio especial dentro da Papuda

Unidade abriga presos com direito a condições diferenciadas e ganha destaque com a transferência do ex-ministro Anderson Torres

Bolsonaro - O Complexo Penitenciário da Papuda, que abriga a chamada Papudinha | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O Complexo Penitenciário da Papuda, que abriga a chamada Papudinha | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A prisão do ex-ministro da Justiça Anderson Torres coloca mais uma peça no centro das atenções de quem acompanha a aparentemente infinita batalha do Supremo Tribunal Federal (STF) contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. O protagonista é o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), mais conhecido como Papudinha. 

A unidade prisional fica dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, na região administrativa de São Sebastião, em Brasília. A estrutura mistura áreas de alojamento para policiais em serviço e espaços para a custódia de detentos com perfil especial. 

Receba nossas atualizações

Papudinha e a Sala de Estado Maior

A classe inclui sobretudo militares ou presos com direito a Sala de Estado-Maior. O espaço é um tipo de acomodação para determinados sentenciados que, por função, prerrogativa profissional ou cargo ocupado, não podem ser mantidos em celas comuns.

A Papuda, por sua vez, compreende várias unidades prisionais de segurança máxima. Do mesmo modo, administra regimes variados (provisório, fechado, semiaberto). Entre as unidades estão o CDP, o CIR e as penitenciárias PDF I e PDF II. A área ocupa cerca de 600 hectares. Está à margem da rodovia DF-465, na zona rural a aproximadamente 20 a 30 km do centro de Brasília. 

Leia também: “O Tribunal do PT”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 297 da Revista Oeste

No 19º BPM, as instalações contam com celas ou alas específicas. Embora a unidade seja historicamente para presos militares ou com status diferenciado, sua estrutura a torna, da mesma forma, opção para presos de outros perfis.

Nos últimos meses, o batalhão passou por reformas mediante emenda parlamentar de R$ 500 mil para alojamentos dos policiais que atuam na unidade. A corporação diz que as intervenções não atingem os espaços de custódia. A última modernização das celas ocorreu há cerca de 5 anos. 

A unidade já abrigou detentos de destaque, como políticos, líderes de organizações criminosas, assim como réus de casos de repercussão nacional. Embora a Papuda registre problemas recorrentes de superlotação, precariedade física e histórico de rebeliões e fugas, a Papudinha exibe um ambiente “mais tranquilo”.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade