Presidente do Congresso posterga sessão, para não pautar vetos de interesse do governo
A relação entre o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e líderes partidários não anda muito estável. O motivo seria a intenção de Alcolumbre postergar a votação de alguns vetos do presidente Jair Bolsonaro.
Leia mais: “A saga de Alcolumbre para ser o novo Renan do Senado”
Desde o início da pandemia, Alcolumbre não convocou nenhuma sessão entre senadores e deputados para análise dos vetos presidenciais. Um sessão deveria ocorrer nesta terça-feira, 11, mas, sem acordo, acabou sendo adiada.
De acordo com líderes partidários ouvidos por Oeste, vetos de Bolsonaro ao marco do saneamento e à desoneração da folha seriam os motivos do impasse. Ambos são considerados primordiais para o Planalto.
“Ele [Alcolumbre] não quer pautar esses dois vetos, pois sabe que existe maioria no Congresso para derrubá-los. Portanto tenta agradar ao governo”, contou um líder ouvido por Oeste.
Com o impasse, Alcolumbre vai tentar na reunião de líderes desta terça costurar um novo acordo. “Ele vai postergar até conseguir o acordo que seja viável para pautar os vetos”, contou um senador próximo do presidente do Congresso.
Leia mais: “PTB vai ao STF contra reeleição de Maia e Alcolumbre”