Ex-ministro da Saúde do governo do presidente Jair Bolsonaro, o general Eduardo Pazuello formalizou na segunda-feira 21 seu pedido para passar para a reserva do Exército. As informações são do UOL.
Pazuello é general de intendência e já alcançou o posto máximo da carreira (general de três estrelas). Ele se aposentaria de forma automática no dia 31 de março deste ano, ao completar o tempo máximo de serviço militar.
A saída efetiva do ex-ministro só será confirmada depois da publicação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer no início de março. Por enquanto, Pazuello permanece na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência.
O general está avaliando a possibilidade de se candidatar a um cargo público nas eleições de outubro. O objetivo seria disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo Estado do Rio de Janeiro.
Alguns partidos estariam sondando Pazuello, entre os quais o PL, de Bolsonaro.
Pazuello foi o terceiro a assumir o Ministério da Saúde no governo Bolsonaro, em meio à pandemia de covid-19. Primeiro, ficou como interino, depois de o médico Nelson Teich pedir para deixar o cargo.
Em setembro de 2020, Pazuello assumiu a pasta oficialmente e passou a traçar estratégias de enfrentamento do novo coronavírus, incluindo a defesa do tratamento precoce. O general deixou o cargo de ministro da Saúde em março de 2021.