Além de ministros escolhidos pelos petistas Lula e Dilma, Supremo conta com nomeações de Sarney, Collor, FHC e Temer
Diferentemente da Suprema Corte dos Estados Unidos, que está a um passo do conservadorismo diante da possibilidade de uma juíza católica e antiaborto ocupar a vaga que até então era de uma progressista, o Brasil segue com a sua mais alta instância do Poder Judiciário composta em sua maioria por indicação de petistas. Dos atuais 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sete foram nomeados por Luiz Inácio Lula da Silva ou Dilma Rousseff.
Leia mais: “Damares ‘não aceitaria o convite’ para ser ministra do STF”
Caso nenhuma das indicações do PT decida antecipar a aposentadoria e, assim, seguir no tribunal até completar 75 anos de idade, os juízes escolhidos por Dilma e Lula permanecerão por anos (ou até décadas) ocupando cadeiras no STF. Será o caso, por exemplo, de Dias Toffoli. Ex-advogado do Partido dos Trabalhadores e reprovado em dois concursos públicos, ele chegou ao Supremo em outubro de 2009 e pode permanecer por lá até meados de novembro de 2042.
Advogado de Cesare Battisti no caso analisado pelo STF em 2010, e que garantiu ao terrorista italiano viver por anos no Brasil como homem livre e inocente, Luís Roberto Barroso voltou à Praça dos Três Poderes pouco tempo depois — e com status de ministro. Com cadeira no tribunal desde junho de 2013, ele poderá permanecer no posto até março de 2033. Tempo mais do que suficiente para realizar debates com youtubers condenados por fake news e acusar um presidente eleito democraticamente de ser defensor da ditadura e da tortura.
Toffoli e Barroso não são, no entanto, os únicos indicados pelos ex-presidentes petistas que poderão estender sua permanência no STF. Nesse sentido, Oeste lista quando cada ministro indicado por Lula e Dilma deverá deixar a Corte — caso todos decidam permanecer por lá até completar 75 anos de idade.
Indicados por Lula
Ricardo Lewandowski
- Entrada: março de 2006
- Saída: maio de 2023
Cármen Lúcia
- Entrada: junho de 2006
- Saída: abril de 2029
Dias Toffoli
- Entrada: outubro de 2009
- Saída: novembro de 2042
Indicados por Dilma
Rosa Weber
- Entrada: dezembro de 2011
- Saída: outubro de 2023
Luiz Fux
- Entrada: março de 2011
- Saída: abril de 2028
Edson Fachin
- Entrada: junho de 2015
- Saída: fevereiro de 2033
Luís Roberto Barroso
- Entrada: junho de 2013
- Saída: março de 2033
Mais tempo com Gilmar e Moraes
Além dos sete ministros indicados pelos dois petistas, o STF ainda conta com um escolhido pelo ex-presidente José Sarney: Celso de Mello. Ele, que assumiu o cargo em 1989, deixaria a Corte de modo compulsório no início de novembro deste ano mas resolveu antecipar a aposentadoria em duas semanas.
Indicado pelo primo Fernando Collor de Mello em junho de 1990, Marco Aurélio só poderá permanecer no Supremo até junho de 2021. Dessa forma, o presidente da República, Jair Bolsonaro, será responsável por duas indicações ao STF no decorrer de seu atual mandato.
Mesmo que seja reeleito, Bolsonaro possivelmente não poderá nomear ministros para os lugares de Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. O primeiro chegou ao STF em junho de 2002 graças ao tucano Fernando Henrique Cardoso e só completará 75 anos em dezembro de 2030. Por fim, Moraes é ministro do Supremo desde março de 2017, quando foi o escolhido de Michel Temer. Atualmente com 51 anos, ele terá a aposentadoria compulsória em dezembro de 2043.
Esse indicado pro stf(kassio sei lá o quê) tem ligações expúrias com wellington dias, o governador invasor de casas do Piaui.
Alguém faz favor de dar um cocão na cabeça do Bolsonaro pra ele ficar esperto e parar de ser besta e fazer mherda!
Quem muito abaixa a cabeça, mostra a bhunda!
Quanto ao jurídico, só faz merda, por isso o stf deita, rola, ri, põe o pé na cara e deixa marca, chuta, cospe em cima, transa e no final limpa o bililiu na cortina! Palhaço!
Precisamos ser honestos. A Dilma foi uma das piores presidentes da história deste país, sem dúvidas. Porém, ela indicou Luiz Fux, Edson Fachin e Luíz Roberto Barroso, que são disparados os melhores que tem alí. A Rosa Weber é ruim? Sim. Mas, não é a pior. Então, nesse quesito, ela dá um pau no Bolsonaro. Ou então a melhor indicação é Augusto Aras? ou então Kassio Marques? Então, quem dera que a Dilma ocupasse a cadeira do palácio só por um dia, para fazer esta próxima indicação, e depois saísse.
Fachin melhor aonde? O cara que não deixou que predessem Dilma por corrupção? O brizola 2.0 que não deixa a policia subir os morros lotados de traficantes? Praticamente transformando o Rio em um narco estado com mercenários de fora dando treinamento de guerrilha pra traficantes? Tem é que limpar a casa toda. E parar de indicar mherda!
Marcelo Bretas, Ludimila Lins Grillo ou Ives Gandra Filho pro STF pra ontem!
Que sahcco!
Ps : Será bem vindo um cocão na cabeça do Bolsonaro pra parar de fazer khagada no jurídico!
Não entendo por que o Congresso não revoga a PEC DA BENGALA, ao menos para tirar esses “deuses do Supremo”, 5 anos antes aos 70 anos de idade. Atualmente temos Celso de Mello, Marco Aurelio de Mello, Lewandowsky e Rosa Weber com mais de 70 anos.
Pois é, essa poderosa equipe nomeada pelo PT, Sarney e FHC declaram INCONSTITUCIONAL a lei que não lhes agrade, como recentemente fizeram com a Lei do voto impresso de Bolsonaro, alegando que violaria o SIGILO do voto. Como assim, se o voto é blindado e automaticamente depositado em urna lacrada? Em que momento o sigilo seria violado? Será que pensaram que o voto impresso seria levado para casa pelo eleitor para comprovar ao candidato que votou nele?
O voto impresso acoplado a urna eletrônica se presta para o eleitor constatar que o voto que confirmou na urna eletrônica é o mesmo que vai para a urna do voto impresso, e também para necessária e única forma de AUDITAR por amostragem, urnas sorteadas por auditoria independente, e se necessário contagem geral por solicitação de qualquer concorrente.
Que estranho SUPERPODER é esse que pode cancelar uma LEI numa canetada tão grosseira?
Meu Deus do céu! Essa permanência quase que eterna desses togados trazem prejuízos enormes ao país. A começar pelas sentenças que deixam claramente um viés político que, como se não bastassem, estão largando a lide para ir aos meios de comunicação numa militância política escancarada afim de satisfazer seus apadrinhados políticos. ISSO TEM QUE ACABAR !
Meu Deus do céu! Essa permanência quase que eterna desses togados trazem prejuízos enormes ao país. A começar pelas sentenças que deixam claramente um viés político que, como se não bastassem, estão deixando a lide para ir aos meios de comunicação numa militância política escancarada afim de satisfazer seus apadrinhados políticos. ISSO TEM QUE ACABAR !
PQP ! Essa permanência quase que eterna desses togados trazem prejuízos enormes ao país. A começar pelas sentenças que deixam claramente um viés político que, como se não bastassem, estão deixando a lide para ir aos meios de comunicação numa militância política escancarada afim de satisfazer seus apadrinhados políticos. ISSO TEM QUE ACABAR !
E hoje vejo no vermelhinho OESP que para ser indicado tem que ter notável saber jurídico e reputação ilibada!!!
nunca vi esse órgão (falido) questionar as indicações dos 11 paus mandados que estão lá pelo pt e quetais.
Quando o povo souber do poder que tem quando se une, essa coisas do STF irão se borrar de medo.
Infelizmente pagaremos um alto preço com esses ministros que não ouvem as necessidades do nosso POVO
Pobre Brasil, pobres de nós brasileiros, termos de aturar um bando de juízes tão injustos e inconsequentes.
Quem ainda não assistiu, é muito informativo o documentário Os Donos da Verdade produzido pea Brasil Paralelo mostrando a trajetória dos 11 ministros.
https://www.youtube.com/watch?v=8kn4mFP3uUY
Não há como sacá-los do comando do Brasil? nem com prisão?
Estamos lascados!
O recurso é esperar por uma força Divina ou, quem sabe, do malígno para nos livrarmos de uma meia dúzia daqueles trastes!
amém amém amém!
Uma vergonha o STF brasileiro! Por muitas vezes legislam, não seguem a constituição, Dão entrevistas, fazem lives, militam politicamente. Alguns soltam bandidos irresponsavelmente ou só porque lhes convém! Abrem inquéritos inconstitucionais que violam a liberdade de expressão que está na constituição! Uma vergonha ver o pais nas mãos de pessoas que se julgam deuses, e pouco se importa valores republicanos. São vermelhos! Juiz que tem lado não cumpre seu juramento! Infelizmente teremos que aguentar isso até os 75 anos desta composição. A pior composição, com certeza!
Barroso foi advogado do assassino Cesare Battisti.
Agora tá explicado porque,foi indicado pela Dilma, defendeu o amigo terrorista!
Mas, que tal comparar Barroso com Augusto Aras?
Dias Toffoli – Saída: novembro de “2042”
MEU DEUS!
Ao menos não são vitalícios como e nos Estados Unidos, lá e pior!
O STF praticamente tornou uma banca de advocacia, se levar em contas que atualmente temos 8 ministros oriundos da advocacia. Apenas dois são juizes concursados.