publicidade
Política

PF diz que Bolsonaro e advogado de Trump atuaram juntos contra Moraes

Relatório cita troca de mensagens e apoio a ações contra o ministro nos EUA

Martin de Luca é advogado do Rumble | Foto: Revista Oeste
Martin de Luca é advogado do Rumble | Foto: Revista Oeste

O relatório final da Polícia Federal (PF) acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro e o advogado Martín de Luca de manterem contato frequente sobre ações judiciais e notas públicas. A investigação trata do ex-presidente e de seu filho Eduardo Bolsonaro por suposta tentativa de obstrução da Justiça.

De Luca representa a Trump Media Group, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a plataforma Rumble. Ele atua em processos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nos EUA. As ações questionam decisões do magistrado que envolvem as empresas.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

As mensagens extraídas do celular de Bolsonaro mostram que ele recebia petições, orientações de comunicação e pedidos de entrevistas encaminhados por De Luca.

Print de conversa entre Jair Bolsonaro e Martin de Luca
Print de conversa entre Jair Bolsonaro e Martin de Luca | Foto: Divulgação/ PF

Ainda segundo o relatório, os dois atuavam em “convergência de interesses” para amplificar ataques direcionados ao Supremo Tribunal Federal (STF), na pessoa do ministro Alexandre de Moraes, de forma a atingir a jurisdição brasileira”.

PF descreve ‘convergência de interesses’ entre Bolsonaro e De Luca

No dia 13 de julho, Bolsonaro enviou a De Luca uma minuta de publicação em que elogiava carta de Trump a Lula sobre o tarifaço de 50% contra produtos brasileiros. Em áudio, pediu ao advogado revisão do texto.

De Luca respondeu que prepararia um resumo de “como pode melhorar a comunicação do tarifaço”. No dia seguinte, enviou ao ex-presidente uma petição da Trump Media e da Rumble contra Moraes, protocolada na Justiça norte-americana.

Em outra mensagem, Bolsonaro mencionou que a solução para o tarifaço seria “anistia/liberdade Jair Bolsonaro”. A PF encontrou cópia impressa do documento três dias depois na casa de Bolsonaro.

Envio de documentos de De Luca a Bolsonaro
Envio de documentos por De Luca a Bolsonaro | Foto: Divulgação/ PF

Advogado reage e acusa distorção

Em nota, De Luca disse que a PF tenta transformar “correspondências profissionais rotineiras” em prova de “subordinação estrangeira”. “Como advogado norte-americano, presto regularmente orientação jurídica e de comunicação”, afirmou. “Esse é o meu trabalho.”

Leia também: “Advogado do Rumble pressiona Senado por impeachment de Moraes”

Ele declarou que, pela lógica da PF, “qualquer político que recorra a advogado ou estrategista estaria conspirando contra a democracia”. Também acusou Moraes de liderar “uma incansável campanha de censura” e disse que seguirá atuando “de forma transparente e profissional, sem medo.”

Saiba mais:

8 comentários
  1. Ricardo Contieri
    Ricardo Contieri

    Eles não tem vergonha na cara mesmo! Além cometerem crime pétreo (CF art. 5, XII), descaradamente invertem e desafiam o óbvio na interpretação da lógica!

  2. Jaime Ricardo de Brito
    Jaime Ricardo de Brito

    Por que o violador de direitos humanos não coloca logo o Presidente Trump no inquérito. Vai lá, Fake judge, confia no teu potencial.

  3. Roberto Lopes Bezerra
    Roberto Lopes Bezerra

    Eu acho que o ministro deveria colocar o advogado de Trump no inquérito das fake news! Acho que é uma boa ideia!

  4. Valtair Lacerda de Souza o
    Valtair Lacerda de Souza o

    É por isso que a mentira é mais poderosa que a verdade. A verdade precisa de fatos, caso contrário o mentiroso vai chamá-la de mentira sem precisar provar. E assim os criminosos organizados continuam inventando uma narrativa por hora

  5. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Quando pessoas públicas espelham-se em Gobels. A existência define o seu caminho, em direção ao abismo.

  6. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    O futuro dessa instituição terá de ser revista quando a poeira baixar !
    O melhor será sepulta-la !
    Nada que presta restou ali !

  7. A-DDS
    A-DDS

    A autora da matéria não informa a qual PF está se referindo. Se é a Polícia Federal que o Brasil que presta aprendeu a admirar e respeitar ou se é a faccão que mais parece um arremedo de gestapo com kgb, onde seus integrantes nada mais são que um grupo de jagunços sob as ordens do “ministro” Morares?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.