publicidade
Política

PGR é contra afastamento do governador do Maranhão

PCdoB havia pedido medida ao Supremo em caso relacionado a nepotismo praticado por Carlos Brandão

Foto da fachada da Procuradoria-Geral da República
PGR entendeu não haver provas para afastamento | Foto: MPF/Divulgação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou, nesta segunda-feira, 30, contra o afastamento do governador do Maranhão, Carlos Brandão (sem partido). A manifestação foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) havia pedido ao STF o afastamento do governador. A sigla alegou que Brandão descumpriu medidas judiciais ao manter o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins Neto, à frente da administração pública.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A Corte afastou Lins Neto da presidência da Emap por causa de seu parentesco com o governador. O então presidente é casado com uma sobrinha do chefe do Executivo estadual, o que configurava nepotismo.

Em resposta à acusação, o governo estadual negou o descumprimento das medidas judiciais. O caso está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No entendimento da subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio Marques, o PCdoB não apresentou provas suficientes que comprovassem o descumprimento das medidas judiciais.

Leia também: “Zanin condena médico a pagar R$ 40 mil por trote contra calouras em SP”

“Tendo presente esse contexto fático, a manifestação da Procuradoria-Geral da República é contrária à pretensão de afastamento do governador do Estado do Maranhão do exercício do cargo para o qual foi eleito”, diz o documento assinado pela subprocuradora.

Segundo a PGR, o afastamento de um governador é ato de “inegável gravidade” e demanda “prova inequívoca dos fatos hábeis a autorizar a medida”.

Afastamentos no Maranhão

O ministro Alexandre de Moraes promoveu afastamentos e suspensão de nomeações no Maranhão por caracterização da prática de nepotismo.

Em agosto do ano passado, Moraes determinou o afastamento imediato de Valdênio Nogueira Caminha do cargo de procurador-geral do Estado do Maranhão. 

Em outubro de 2024, o ministro Alexandre havia suspendido a nomeação de cinco parentes do governador Carlos Brandão em órgãos e empresas públicas do Estado. 

Leia também: “Lindbergh cita fala de Eduardo e pede ao STF revogação da domiciliar de Bolsonaro”

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade