O senador Plínio Valério (PSDB-AM), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que fixa o mandato de oito anos para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira 16 que os integrantes da Corte “não se sentem mais humanos”.
“A nossa PEC é para dar demonstração ao brasileiro de que o Supremo [Supremo Tribunal Federal], não é assim tão Supremo. Que pode muito, mas não pode tudo”, disse em entrevista ao Oeste Sem Filtro.
Além do período de oito anos, o texto veta a recondução ao posto. A proposta deve tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para ser analisada. Para Plínio Valério, essa é a uma das formas frear as ações arbitrárias do STF e obrigar os ministros a “mostrar serviços durante os oito anos de mandato”.
Prerrogativas usurpadas
O senador disse acreditar que as prerrogativas, tanto do Legislativo quanto do Executivo, foram usurpadas pelo STF nas decisões monocráticas. Ele afirma a população só voltará a ter confiança no Senado se a Casa colocar um freio no Supremo. “Nós precisamos nos reaproximar daqueles que elegeram, que nos mandaram para Brasília. E uma das maneiras é exatamente dizer que o STF tem freio”, afirmou.
Celeridade na escolha dos nomes
Outra parte do texto apresentado pelo senador propõe dar celeridade ao processo de escolha do indicado à vaga de um ministro do STF. O prazo seria delimitado a 30 dias para que o novo nome seja apontado, mais 120 dias para que todo o rito seja cumprido e 10 dias para a sanção presidencial.
“Ministros do STF não se sentem humanos”. Eu concordo com eles,
Caro Senador, e uma das melhores atitude do Senado até aqui. Inclua em sua Pec, só pode ser Ministro do STF, pessoas com mais inteligência ,mais dicernimento,e honestidade comprovada desde a juventude.Só assim teremos paz
Parabéns Senador Plínio Valério, o senhor é o único e verdadeiro Senador do AM.
Ótimo! Tomara que aquele estrume do Rodrigo Pacheco não atrapalhe a tramitação.
Parabéns ao senador Plínio Valério!
Este STF é sujo.
Tudo tem limites
Nossos parabéns para o Senador Plínio Valério pela corajosa e mais do necessária e oportuna Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que fixa o mandato de oito anos para juízes do STF.
Urge pormos, nós eleitores e cidadãos, via o CN, por fim às nomeações políticas e eternas para membros das cúpulas do Poder Judiciário.
E, sobretudo, fixar mesmo o tempo de 8 anos para o exercício da função
O maior problema é o capacho do Pacheco, já se posicionou contra a qq medida p frear o STF. A iniviativa é perfeita essa corja de togados afronta a sociedade, protegendo corruptos e perseguindo quem discorda. Grande parte da sociedade não tem respeito pela Instituição, a abomina.
pode demorar mas um dia se sentirão, vai ser um corre corre. cães de aluguel.
Vai depender se a Súcia de Trambiqueiros Fajutos permitir que o professor Girafalis ponha em votaçào. Esse é o ponto crucial da PEC.
Uma excelente ideia do senador
Coitado! O processo criminoso de acabar com a democracia está célere, começou com a manutenção dos direitos políticos da Anta, que agora está morando na sede do partidão, e quem botou a pedra no caixão foi o próprio presidente do senado federal.
A coisa é tão feia, que como exemplo, aquí em MG desaconselhamos Alexandre Silveira ao senado, votando em Cleitinho, vejam só? E isto foi a senha pro “sistema” alçá-lo a posto avançado nesse executivo ilegítimo.
O senado jamais se interessará em recuperar sua imagem.
Senado é Marcola.
Só vai melhorar quando começar a por na cadeia essas figuras nefastas.
Parabéns pelo texto.
Humanos ? Como o presidente-fraudador-impostor, sao todos CARNE DO DIAHBO….SO MAHTANDO RESOLVE
É de se esperar que façam isso, dado que vivem numa ostentação diária; o que realmente preocupa é que operadores do Direito como a OAB, PGR e Apamagis não se dignem em criticar isso.
Duvido tirar o pirulito do Xandão
Excelente proposta.
Téquinfim uma boa proposta, até agora nosso voto vale zero!!
Estes vermes, canalhas, bandidos togados do esgoto $tf se acham seres superiores e intocáveis, graças ao legislativo que não os reprimem pois tem rabo preso por serem corruptos e ladrões, e agora executivo no desgoverno do ladrão, todos unidos numa cleptocracia imunda e bandida, com a conivência, a subserviência e a cumplicidade dos frouxos, covardes e traidores dos militares das ffaa….
Deveriam responder por crimes de Lesa Pátria,!
Sem aposentadoria depois desses 8 anos . Por favor. A previdência já está sendo estuprada pelo peso do funcionalismo público. O funcionário público em média é caríssimo e muito ineficiente.
Vi essa entrevista. Mt boa. Ele explicou que pela Lei do Impeachment em curso, todos os 11 ministros tiveram atos que o dariam ser “impichados, por isso que o senado quer pautar mudanças na atual Lei do Impeachment.