publicidade
Política

Prefeito ficava com até 90% do dinheiro desviado da Saúde, diz Ministério Público

Paulo Curió, familiares e aliados são investigados por esquema que desviou cerca de R$ 56 milhões em Turilândia (MA)

prefeito maranhão esquema desvio milhões
Segundo denúncia da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), o esquema envolvia simulação de licitações e o uso de empresas para a emissão de notas fiscais falsas | Foto: Divulgação

Investigações do Ministério Público revelam que Paulo Curió, prefeito de Turilândia, liderava um esquema criminoso que desviou cerca de R$ 56 milhões de contratos públicos desde 2021, direcionando até 90% dos recursos para despesas pessoais e familiares.

Segundo denúncia da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), o esquema envolvia simulação de licitações e o uso de empresas para a emissão de notas fiscais falsas.

Receba nossas atualizações

Os empresários participantes recebiam entre 10% e 18% do valor dos contratos como remuneração, o restante ficava com o núcleo político e familiar do prefeito.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A Operação Tântalo II, que investiga fraudes nos setores de saúde e assistência social do município, tem como foco o grupo ligado diretamente ao prefeito.

Entre os denunciados estão o tio de Curió, José Paulo Dantas Filho; a vice-prefeita, Tanya Karla Cardoso Mendes Mendonça; a ex-vice-prefeita, Janaína Soares Lima; o pai, Domingos Sávio Fonseca Silva; o irmão, Marcel Everton Dantas Filho; a irmã, Taily de Jesus Everton Silva Amorim; a cunhada, Ritalice Souza Abreu Dantas; e o cunhado, Jander Silvério Amorim Pereira.

A Oeste buscou contato com Paulo Curió por meio da Prefeitura de Turilândia e aguarda retorno.

Envolvimento da família do prefeito

O MP destacou ainda que Eva Dantas, primeira-dama de Turilândia, tinha controle direto sobre as contas municipais e realizava movimentações financeiras, apesar de não ocupar cargo público.

“No âmbito do núcleo político, a participação de familiares diretos do prefeito revelou-se elemento central para a estabilidade, coesão interna e blindagem patrimonial da organização criminosa, funcionando como verdadeiro círculo de confiança destinado à ocultação, à dissimulação e à fruição dos valores ilícitos”, diz um trecho da acusação obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão).

Leia também: “Esculhambaram o suborno”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 304 da Revista Oeste

A acusação formal afirma que Paulo Curió utilizou o cargo público para organizar e conduzir a estrutura criminosa, fraudando licitações, limitando a concorrência e ocultando recursos desviados através de terceiros, empresas e bens.

O texto da denúncia ressalta que ela se refere apenas aos integrantes do núcleo político e familiar, e que novas acusações contra outros envolvidos, incluindo agentes das áreas empresarial, administrativa e legislativa, serão apresentadas separadamente.

Leia mais:

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Nerivaldo Carvalho dos Santos
    Nerivaldo Carvalho dos Santos

    é por isso que o Maranhão é o Estado mais Pobre do Brasil é muita Roubalheira

  2. Antonio Da Silva
    Antonio Da Silva

    Tinha que ser bolsonarista. Se investigarem todos os bolsonaristas, a GRANDE maioria vai pra cadeia. É só ver os 29 prefeitos bolsonaristas presos em operações da PF.

    1. Paulo Miranda
      Paulo Miranda

      E Moraes e Toffoli? São bolsonaristas também? Banco Master e resort Tayayá, respectivamente. E o pseudo-frei, irmão do bebum criminoso de nove-dedos? Bolsonarista também? E o filho do bebum nove-dedos, que recebia mesada de 300K do careca do INSS? Bolsonarista também? Você é PATÉTICO, antônio da silva katira!!! Sendo pago para defender esse desgoverno do PT.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.