A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) esclareceu a fala do presidente da instituição, Beto Simonetti, sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira, 12.
Conforme a nota da OAB, durante o seu discurso na 4ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia, em Bonito, Mato Grosso do Sul, Simonetti interpretou a fala “fora, Xandão”, que veio de uma pessoa da plateia, como “fala do Xandão”.
Em seguida, Simonetti respondeu “vamos chegar lá”, referindo-se, segundo a OAB, a uma possível discussão sobre o Supremo. A conferência aconteceu na quarta-feira 10.
“O presidente Beto Simonetti esclareceu que fez a declaração ‘vamos chegar lá’, acreditando ter ouvido uma reação diferente da plateia”, explicou a OAB, em nota obtida pela Oeste. “Uma pessoa gritou ‘fora Xandão’, mas ele interpretou como ‘fala do Xandão’. Devido à lotação do auditório, ele entendeu que a frase ‘vamos chegar lá’ se referia a discutir sobre o STF.”
De acordo com a entidade, o presidente Simonetti percebeu o equívoco de sua interpretação e disse que “jamais teria dado tal resposta se tivesse compreendido corretamente o grito” da pessoa na plateia.
“O diálogo não foi suficiente”, afirmou o presidente da OAB
Sem mencionar o nome de Alexandre de Moraes, Simonetti enfatizou que “o diálogo não foi suficiente para resolver” a questão.
Ele se referiu aos apelos da Ordem pela garantia das sustentações orais das defesas nos tribunais, sobretudo no STF. A Corte tem vetado essa prerrogativa durante audiências. Os processos do 8 de janeiro são os mais emblemáticos.
Leia também: “Alexandre de Moraes discute com advogado, e a OAB se manifesta; veja vídeo”
Desde o primeiro julgamento, o relator dos casos, Alexandre de Moraes, levou os processos para o ambiente virtual, onde não há sustentações no plenário.
“Fizemos o possível, em relação à proteção do direito da advocacia de realizar sustentação oral nos tribunais brasileiros”, afirmou o presidente da OAB, antes de ser interrompido com o grito de “fora, Xandão”.
A reação de Simonetti, com a afirmação “nós vamos chegar lá”, desencadeou risos e aplausos da plateia. Na mesa das autoridades, estava presente o governado do Estado de Mato Grosso do Sul, o tucano Eduardo Riedel (PSDB).
A nota da OAB sobre Alexandre de Moraes
“O presidente Beto Simonetti esclareceu que fez a declaração “vamos chegar lá”, acreditando ter ouvido uma reação diferente da plateia. Uma pessoa gritou “fora Xandão”, mas ele interpretou como “fala do Xandão”. Devido à lotação do auditório, ele entendeu que a frase “vamos chegar lá” se referia a discutir sobre o STF.
Ao término do evento, a pessoa que havia gritado “fora Xandão” se aproximou do presidente para cumprimentá-lo e admitiu ter sido ela quem gritou durante o discurso. Foi nesse momento que o presidente Beto Simonetti percebeu o equívoco de sua interpretação e esclareceu que jamais teria dado tal resposta se tivesse compreendido corretamente o grito no momento.”
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
A moçoila PEIDOU. Novidade nenhuma, ora. Afinal ISTO é a OAB, o departamento jurídico da quadrilha do PT há décadas.
OAB cheia de comparsas…seu presidente,jamais teria dito ! Todos estranharam mesmo !
Um pouco tarde não acha? Me dá asco esta OAB, um antro de esquerdistas.
🤣🤣🤣🤣🤣
Interessante. Coniventes até então, agora, começam a ressurgir como salvadores da pátria! È, quando a mer…. chega ao pescoço, vão acordar?
Xandi I, “O Desiluminado”, vai continuar ignorando a OAB e advogado somente vai falar se ele quiser. As leis continuarão sendo “interpretadas” do jeito dele, inserindo parágrafos e mesmo artigos que não existiam. Regimento interno valerá mais do que a Constituição Federal e DANA-SE!
Que cagão…!
Arrego foi BB! 😂😂😂😂
A OAB é uma piada de mal gosto. Uma excrescência.
Foiora Xandao
o tal de Beto Simonetti está com a cueca suja até agora