PSDB avança rumo à candidatura de ‘terceira via’

Líderes de bancada revelam em comunicado que Bruno Araújo, presidente do partido, espera fechar acordo com MDB e Cidadania
-Publicidade-
PSDB diz que presidente do partido, Bruno Araújo, deve avançar nas negociações por candidatura única
PSDB diz que presidente do partido, Bruno Araújo, deve avançar nas negociações por candidatura única | Foto: PSDB

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) deu sinais nesta terça-feira, 10, de que deve embarcar em uma chapa única junto com MDB e Cidadania nas eleições deste ano. Em nota, os líderes da sigla na Câmara e no Senado manifestaram que a possibilidade de candidatura isolada já não é mais considerada.

Assim, o PSDB avança na opção chamada de ‘terceira via’, junto a correntes de centro que esperam se oferecer ao eleitor como alternativa ao antagonismo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), os favoritos das pesquisas.

A nota desta terça-feira não cita o ex-governador paulista João Doria, que venceu as prévias tucanas em novembro de 2021 e vem viajando o país em ritmo de pré-campanha. O comunicado é assinado por Izalci Lucas (DF), líder do PSDB no Senado, e Adolfo Viana (BA), líder do partido na Câmara.

-Publicidade-

“A bancada de deputados federais e senadores do PSDB decidiu, na manhã desta terça-feira, legitimar o presidente nacional do nosso partido, Bruno Araújo, a avançar nas conversas com o MDB e o Cidadania buscando uma candidatura única, posto que, na atual conjuntura, eventuais candidaturas isoladas destes partidos tendem a perder força no cenário nacional”, manifestou o partido.

O principal desafio de articulação do tucano Bruno Araújo reside nas tratativas com o MDB, um partido fragmentado em diversas correntes, incluindo simpatizantes de Lula e Bolsonaro. Atualmente, a sigla tem a senadora Simone Tebet (MS) como pré-candidata à Presidência.

Tanto Tebet como Doria relutam contra a possibilidade de ceder a cabeça de chapa. Na última semana, o União Brasil, de Sergio Moro e Luciano Bivar, deixou as conversas com o autodenominado bloco de centro democrático, em nome de uma possível candidatura própria do partido.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Todos essas tentativa da 3a Via são infrutíferas não somam nada, não irão a lugar nenhum, nadarão e irão morrer na praia, ou se juntar o centro direita a Bolsonáro,
    para não ficarem fora do processo político.

  2. Mais uma tentativa inútil, infrutífera. Essa tal terceira via se fragmentará em várias terceiras vias a, b, c… Será um “cada um por sí e salvem-se quem puder”, de preferência junto à chapa do Bolsonaro que ainda é a única opção viável para este país. Particularmente eu gostaria que tivesse outra opção viável, mas a realidade impõe.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.