PSDB define hoje candidato ao Planalto

Três tucanos disputam a vaga
-Publicidade-
Os governadores Eduardo Leite (esq) e João Doria (centro), e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (dir) | Foto: Luís Blanco/Comunicação João Doria
Os governadores Eduardo Leite (esq) e João Doria (centro), e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (dir) | Foto: Luís Blanco/Comunicação João Doria

O PSDB escolhe neste domingo, 21, o candidato do partido que vai disputar a Presidência da República em 2022. Trata-se da primeira vez que a sigla realiza prévias para o Palácio do Planalto. Iniciada às 07h, a votação terminará às 17h.

Três tucanos concorrem à vaga: os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. A batalha final deverá ser travada entre Doria e Leite, que têm mais simpatia de militantes da sigla.

A votação começou no início da manhã pelo aplicativo (filiados sem mandato e vereadores). Às 8h, abriram-se as urnas para quem vai votar presencialmente em Brasília (governadores, prefeitos, congressistas e dirigentes).

-Publicidade-

Caso nenhum dos candidatos faça mais da metade dos votos, haverá um segundo turno em 28 de novembro. A sigla tem 1,3 milhões de filiados. Estão aptos a votar aproximadamente 45 mil — menos de 4% dos tucanos.

Sob suspeita de fraude, o PSDB desenvolveu um aplicativo para que filiados sem mandato e vereadores possam escolher seus candidatos. Há cerca de 40 mil filiados cadastrados no app, além de cerca de 4 mil vereadores.

Suspeita de fraude no aplicativo

No início da semana passada, viralizou um vídeo nas redes tucanas em que um vereador ensina como fraudar o sistema de votação pelo aplicativo. Na gravação, o parlamentar se passa por outra pessoa e sua participação é validada.

Sob o impacto do vídeo, aliados de Eduardo Leite, que sempre foram a favor do software, se mostraram surpresos com a fragilidade do sistema e pediram o adiamento da disputa. Contudo, a sigla disse que corrigiu os problemas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Parabéns, Jornalistas! Ouvindo a música Camisa Listrada, de Assis Valente, eu cometi estes versinhos iniciais: Vestiu uma calcinha apertada / e saiu por aí / Em vez de aceitar a patente / quase a tomou para si / Levava um sorrisinho amarelo / e um cadeado na mão / E sorria quando o povo dizia / “Não me tranca não, não me tranca não”…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.