publicidade
Política

Quem é o senador que vai relatar o processo de sabatina de Messias

Weverton Rocha foi designado relator pelos presidentes do Senado e da CCJ nesta quinta-feira, 9

Senador Weverton Rocha
Senador diz que fará um relatório favorável à aprovação de Messias | Foto: Divulgação/PDT

O senador Weverton Rocha ((PDT-MA) foi designado, nesta quinta-feira, 9, o relator do processo de sabatina do atual ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A relatoria ocorre na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

Rocha tem 46 anos e é natural de Imperatriz, no interior do Maranhão. O parlamentar assumiu o mandato no Senado em 2019. Atualmente, é o líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Casa.

Receba nossas atualizações

Na disputa pelo Senado em 2018, teve o apoio do então governador do Maranhão e atual ministro do STF, Flávio Dino, conseguindo, assim, 35% dos votos. Em 2022, concorreu ao governo estadual, mas perdeu para Carlos Brandão (sem partido, mas que antes era do PSB).

Saiba mais:

A trajetória política de Weverton Rocha começou no movimento estudantil. Foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes de 2000 a 2001.

Antes de chegar ao Senado, atuou como assessor na Prefeitura de São Luís, de 2000 a 2006 e, em 2007, assumiu a Secretaria de Esporte e Juventude do Maranhão. Rocha também foi assessor do ex-ministro Carlos Lupi no Ministério do Trabalho, durante o governo de Dilma Rousseff.

O parlamentar exerceu dois mandatos na Câmara dos Deputados, primeiro como suplente, de 2011 e 2013, e depois como titular, de 2015 a 2019. Durante o período, posicionou-se contra o impeachment de Dilma Rousseff. Também se opôs às reformas trabalhista e previdenciária.

Registro de Weverton Rocha ao lado de Flávio Dino. Os dois já foram aliados políticos no Maranhão | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Senador e supostos envolvimentos com desvios do INSS

O nome do senador surgiu nas investigações dos desvios ilegais no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Ele chegou a ser alvo de mandados de busca e apreensão da quinta fase da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal. À época, Weverton Rocha afirmou que “recebeu com surpresa a busca na sua residência”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O senador também apareceu no relatório final, não aprovado, da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS, feito pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL), como um dos pedidos de indiciamento por suposto envolvimento com o escândalo.

3 comentários
  1. Ralph Rosário Solimeo
    Ralph Rosário Solimeo

    Será que alguém duvida da aprovação do “Bessias” pelo relator? Não me lembro do PDT votando contra pretensões do Lula.

  2. CARLOS GUEDES
    CARLOS GUEDES

    Quer dizer que já decidiu fazer um RELATÓRIO FAVORÁVEL? Sem sequer esperar pela farça normal da tal sabatina?
    É apenas mais um do BANDO DOS CANALHAS.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade