O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira, 23, em sua conta no Twitter, que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) vira “piada” ao falar sobre honestidade.
A declaração ocorre depois de Renan afirmar que Lira quer “bater a carteira de governadores e prefeitos”.
Renan Calheiros falando em honestidade é a maior piada que existe. Isso é pra desviar (algo que RC sabe fazer) a atenção da enxurrada de denúncias que vão aparecer do governo do filho. Aguardem!
— Arthur Lira (@ArthurLira_) May 23, 2022
Mais cedo, Renan também criticou Lira pelo Twitter:
Os escândalos do orçamento secreto pipocam: barras de ouro no MEC, caminhões de lixo com azedume da corrupção. Antes, a Covaxin, AstraZeneca etc. Agora Arthur Lira quer bater a carteira de governadores e prefeitos.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) May 23, 2022
Disputa por Alagoas
O conflito entre o senador e o deputado foi acentuado com a eleição para governador e vice-governador no Estado de Alagoas. No domingo 15, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) elegeu Paulo Dantas (MDB) governador do Estado. Ele é aliado político de Calheiros. Com o vice-governador, José Wanderley Neto, ele irá exercer um mandato-tampão até 31 de dezembro de 2022.
A vitória de Dantas representa uma derrota para o presidente da Câmara dos Deputados, que tentava emplacar o deputado Davi Maia (União Brasil-AL) no cargo de governador de Alagoas.
A eleição foi feita sub judice, porque tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) um processo aberto pelo PP e pelo PSB que questiona as regras definidas pela Assembleia Legislativa. O julgamento, porém, foi suspenso na sexta-feira 13, depois do pedido de vista do ministro Nunes Marques, que queria mais tempo para analisar o caso. Mesmo assim, a eleição foi realizada, porque estava em vigor uma decisão liminar que autorizava o pleito.
O pior é que dá para contar nos dedos de uma mão aqui em São Paulo, de quem sabe o nome dos nossos senadores (eu sei de 2, mas do substituto do Major Olímpio não consigo guardar).
Renan Calheiros, substituto de Lampião rei do cangaço. Esse não mede consequências quando seu umbigo está em jogo. Difícil saber se algo foi feito para o povo alagoano durante sua vida política. Rouba desde os tempos de Collor.
Que venham os escândalos dos Calheiros, mais alguns pra conta 🤷🏻♀️
Enquanto isso, o Estado de São Paulo com a maior população eleitoral do pais com mais de 33 milhões de eleitores tem 70 deputados, e 16 microestados com menos de 32 milhões de eleitores tem 145. Acho que dá para entender a qualidade da composição da Câmara Federal. Vale dizer que São Paulo é o único estado a ter tamanha desproporcionalidade na representação nessa casa. Alagoas com 2,2 milhões de eleitores tem 9 deputados. Dá para entender essa flagrante lei inconstitucional que limita a no mínimo 8 e máximo 70 deputados por Estado? Não falo aqui em inchar mais essa GORDA Câmara Federal, mas reduzi-la em no mínimo 1/3 de suas cadeiras e com adequada distribuição proporcional por Estado.
Já que falamos em enxugar, para que precisamos de 3 inúteis senadores (Randolpes ou Renans) por Estado? Não basta 1?
Pois é… Maior piada ainda é o Arthur Lira dizer isso de seu conterrâneo das Alagoas. Os dois merecem representar aquele estado no Congresso, Alagoas é a cara deles.