-Publicidade-

Senado Federal tem novos líderes partidários

Mudanças nas legendas ocorrem após a definição da Mesa Diretora da Casa
Plenário do Senado; ao menos cinco partidos têm novos líderes na Casa
Plenário do Senado; ao menos cinco partidos têm novos líderes na Casa | Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

As mudanças no Senado Federal foram além da entrada de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) no lugar de Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente e da composição da nova Mesa Diretora. Na última semana, cinco partidos anunciaram novos líderes de suas bancadas na Casa Legislativa.

Leia mais: “Eleição no Senado: onde estão os três senadores que faltaram?”

“Uma ou outra comissão ainda precisa ser ajustada”

Novo líder do DEM no Senado, Marcos Rogério, de Rondônia, já colocou a disputa por cargos em comissões como sua missão inicial na função. “Há muita conversa adiantada, mas ainda sem o anúncio”, disse o parlamentar, conforme informa a Agência Senado. “Uma ou outra comissão ainda precisa ser ajustada, mas está tudo bem adiantado”, observou a liderança democrata.

No PDT, Cid Gomes (CE) assumiu a liderança no lugar de Weverton Rocha (MA). As mudanças contam ainda com Carlos Portinho (PL-RJ), Paulo Rocha (PT-PA) e Nelsinho Trad (PSD-MS).

“Em dois meses, advogado vai de suplente a líder no Senado”

Líderes mantidos

Progressistas, Podemos e MDB resolveram não fazer parte das alterações em suas bancadas. Respectivamente, Daniella Ribeiro (PB), Alvaro Dias (PR) e Eduardo Braga (AM) seguem como líderes partidários ao longo de 2021.

Qual a importância dos líderes partidários?

Conforme destacado pela Agência Senado, um líder partidário tem a responsabilidade de indicar colegas de legenda para integrar comissões da Casa, CPIs e comissões mistas que analisam medidas provisórias. Além disso, os líderes de bancadas têm reuniões com o presidente do Senado Federal, nas quais são definidos os temas a ir para votação do plenário.

Leia também: “Para entender a Era Maia”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na edição 46 da Revista Oeste.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês