Partido prepara expulsão de senadora que defende reeleição de Alcolumbre e Maia

Podemos anuncia abertura de processo interno contra Rose de Freitas
-Publicidade-
A senadora Rose de Freitas, que por enquanto é filiada ao Podemos | Foto: JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO
A senadora Rose de Freitas, que por enquanto é filiada ao Podemos | Foto: JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO | senadora rose de freitas - podemos

Podemos anuncia abertura de processo interno contra Rose de Freitas

senadora rose de freitas - podemos
A senadora Rose de Freitas, que por enquanto é filiada ao Podemos
Foto: JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO

O Podemos começa a trabalhar para diminuir a própria bancada no Senado Federal. Afinal, a legenda anunciou na noite desta sexta-feira, 4, o início de processo para expulsão da senadora Rose de Freitas (ES). A ação do partido ocorre um dia após a parlamentar apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir a reeleição dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados.

-Publicidade-

Na prática, a PEC abre caminho legal para que os atuais presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), se candidatem à reeleição no pleito a ser realizado no Congresso no início do próximo ano.

Leia mais: “Paraná passa a ser representado por um único partido no Senado”

A sigla afirma, em nota divulgada à imprensa, que Rose se mostrou contrária ao posicionamento defendido internamente sobre o tema. Nesse sentido, reforçou que seu líder no Senado, Alvaro Dias (PR), enfatizou nesta semana que havia posicionamento para que todos os parlamentares da sigla fossem contrários a projetos que visem a liberar a reeleição no comando das duas casas do Poder Legislativo federal. Mesmo assim, a senadora anunciou a PEC e começou a colher assinaturas de colegas do Congresso.

Autores

O diretório nacional do Podemos registrou que o pedido de expulsão foi protocolado por dois pré-candidatos nas eleições deste ano. “Os pedidos de expulsão da parlamentar foram protocolados pela deputada Patrícia Ferraz e pelo vereador Negrão, candidatos respectivamente às prefeituras de Macapá (AP) e Itápolis (SP). Nos pedidos, eles alegam que a senadora confrontou a diretriz do partido”, registrou o partido.

O Podemos não explicou, contudo, quais serão os próximos passos a ser seguidos no processo de expulsão da senadora Rose de Freitas.

Com colaboração de Wesley Oliveira

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Realmente os pseudorrepresentes do povo não têm o que fazer nas casas legislativas. Apresentar uma PEC para reeleger dois símbolos do atraso do País é um disparate.

  2. Espero que seja realmente expulsa. Existe uma sábia razão para que os presidentes da Câmara e do Senado não possam ser reeleitos. E se este mecanismo constitucional fosse alterado, teria de valer apenas a partir da próxima legislatura.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.