Só acontece em ditadura

Pela primeira vez, desde o regime militar, e num caso único em qualquer nação democrática do mundo, há um preso político trancado numa cela de presídio neste país
-Publicidade-
Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

(Por J.R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 3 de janeiro de 2022)

O Brasil encerrou o ano de 2021 com uma vergonha estampada no meio da testa: pela primeira vez, desde o regime militar, e num caso único em qualquer nação democrática do mundo, há um preso político trancado numa cela de presídio neste país. Em nome das “instituições democráticas”, e agindo como um porão de polícia secreta, o Supremo Tribunal Federal mantém preso há mais de quatro meses, sem direito de defesa e sem processo legal, um cidadão que não cometeu nenhum crime para o qual a lei brasileira prevê prisão. Está cumprindo pena sem ter sido processado, julgado e muito menos condenado.

O ex-deputado Roberto Jefferson está preso na penitenciária de Bangu porque dirigiu ofensas aos ministros do STF. Insulto não é nenhum crime que permita a autoridade pública jogar um cidadão na cadeia. No máximo, é delito de injúria, no qual o autor é processado em liberdade; caso condenado, jamais cumpre pena de prisão, ainda mais se é réu primário. Mas Jefferson não está respondendo a nenhum processo legal na Justiça — foi preso por ordem pessoal de um ministro do STF, e vai ficar na prisão por quanto tempo o ministro quiser, sem que seus advogados possam recorrer a nada ou a ninguém. Isso se chama prisão política. Só acontece em ditadura.

-Publicidade-

A prisão do ex-deputado é, como tantos outros, um ato puramente ilegal do STF. A desculpa utilizada pelo ministro Alexandre de Moraes — que neste caso consegue o prodígio de agir, ao mesmo tempo, como delegado de polícia, carcereiro, promotor e juiz — é que Jefferson é uma “ameaça à democracia”. Como assim? Por acaso ele está comandando algum grupo terrorista? Está armazenando armas para dar um golpe de Estado, ou treinando combatentes para atos de violência? É claro que não, mas e daí? Moraes acha que ele é uma “ameaça à democracia”, e isso, no seu entender, permite à autoridade ignorar a lei e eliminar os direitos individuais do acusado.

Tecnicamente, o ex-deputado está em “prisão preventiva” — medida que se aplica a criminosos que são um perigo real e imediato para a segurança dos demais cidadãos, ou que vão cometer crimes outra vez. É um disparate em estado puro, mas Moraes decretou que a prisão de Jefferson é “necessária e imprescindível” — o que consegue ofender, ao mesmo tempo, a lógica e a gramática. É onde estamos.

A mídia, as classes intelectuais, os defensores dos direitos humanos e o restante do “Brasil democrático” não dizem uma sílaba sobre nada disso. Como Jefferson é um homem de direita, acham que ele não tem direito à proteção da lei. Talvez esteja aí, no fundo, a pior vergonha.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

26 comentários Ver comentários

  1. Mas ai com a ajuda da midia esquerdopata eles ficam com a narrativa de quem é ditador fascista e quer dar um golpe é o Bolsonaro e eles vão metendo o pé atropelando a constituição e fazendo o que querem na cara dura pra todos verem, e estamos todos assistindo esta palhaçada toda e vendo nossa liberdade escorrer pelo ralo.

  2. Enquanto isto o MENSALÃO, o PETROLÃO, o COVIDÃO e o FUNDÃO colaboraram e colaboram para o desgaste e o enfraquecimento do Pais, que caiu para a 12* posição no ranking das maiores economias.

  3. O Senado seria, em teoria, quem deveria verificar isso, não? E o Senado não diz nada, não faz nada, não inicia nenhum processo? Então é ditadura mesmo. Human Rights Watch e outras entidades estão corretíssimas: Democracia está em perigo no Brasil e em alguns outros países.

  4. UM PARLAMENTO OMISSO, UMAS FORÇAS ARMADAS POLITIZADA E O STF NO PODER “MODERADOR” POIS É, OS DEPUTADOS E SENADORES VÃO COMEÇAR A BUSCA PELA REELEIÇÃO E AINDA TEM ESTADO QUE REELEGE ESSA GENTE. CHEGOU A HORA DO EFEITO “FUNDÃO” PARA COMPRAR O ELEITOR COM SEU PRÓPRIO DINHEIRO. COMA O FUNDÃO E NÃO VOTE! ESSE DINHEIRO É SEU, É NOSSO!

  5. É uma arbitrariedade total! Bob Jeff está preso hoje por mando dos chefes ocultos do Mensalão, Petrolão. O resto é detalhe.
    O Pres. Bolsonaro, apesar de estar “ainda” esperançoso pela sua reeleição, ele tem decepcionado por não agir c firmeza. Um soldado não foge a luta mesmo q o inimigo possa vence-lo. Falta pulso firme tanto do atual governo, do Estado e da população q assiste tudo passivamente como ovelhas alheias ao perigo.

    1. Tbm acho que o Pres poderia melhorar em muitos aspectos de seu governo, para melhor é claro, porém, tem algo que ele não pode de forma alguma fazer, se meter e arbitrar em outro poder, pois ele sabe que quem vai sofrer mais neste aspecto é o povo mais vulnerável, e tudo o que virá junto com esta intromissão. A culpa deste stf lixo que temos hj é nossa, nós não fizemos nada para impedir que governos esquerdistas corruptos e imundos governassem este país por décadas e eles colocaram essa escória no poder supremo atual. Portanto, é f….. dizer isto, mas o correto é aguardar e ver a mudança acontecendo naturalmente, é a via mais longa e trabalhosa, porém, a mais acertada.

  6. Tudo isso porque Bolsonaro é um cagalhão bravateiro! Um bunda mole! O STF faz o que quer e ele não reage. Quando mexe com os filhinhos dele, ele se esperneia todo. Temos um presidente cagalhão bravateiro! Essa é a verdade! Presidente bunda mole!

      1. Não estou querendo enganar ninguém. Você tem a sua opinião eu tenho a minha. O povo foi às ruas, sinalizou o que ele pediu e ele arregou para Temer. Para mim ele é um covarde bravateiro. Traduzindo, um bunda mole!

  7. O Bob Jeff é apenas mais um que acreditou nesse indivíduo que atualmente ocupa a cadeira da presidência da república e também mais um abandonado por ele. Agora vejam de onde está vindo uma manifestação favorável ao Bob Jeff, do Partido da Causa Operária (PCO), da extrema esquerda! Quem diria, hein? Agora tem uma coisa, o Bob Jeff é maior de idade, sabedor das manhas da política de Brasília e sabe muito bem do caráter desse Bozzo. Eu acho que ele foi longe demais nessa história de apoiar esse sujeito. Por mim, que se dane essa porcaria, um nojo isso daí.

  8. Revoltante mesmo. Câmara, Senado, Militares e toda a máquina federal calados e sem esboçar qq reação a essa excrescência. Realmente estamos sem qq proteção. Bolsonaro bateu no peito, disse chega porra e no final arregou e abaixou as calças, essa é a realidade e STF continua tomando o poder e todos assistem. Isso n vai dar bom resultado com certeza.

  9. Caro Guzzo: embora a gente não possa tomar um vinho (ou uma cerveja, no calor), e conversar, o que seria pra mim um ato democrático e honrado, sabendo fiquei que o PCO entrou no STF pedindo a soltura do Jeferson, alegando que é preso político único no País… Imagine!
    Aproveito a oportunidade para dizer que estou terrivelmente indignado com o Lewandoviski que acusa o presidente de tudo, incluindo o termo de boicote à vacinação. Um Juiz verdadeiro, para o momento que vive o mundo todo, a precaução e o zelo são princípios que devem estar à frente de decisões apressadas tiradas do coldre em 24 ou 48 horas. O Presidente e o Ministro da Saúde estão com o máximo zelo e precaução antes de tomar medidas em vacinação de crianças. A atitude do governo é algo humano, pois é uma decisão difícil e que existe também muitas informações em tempos que a oposição e o STF fazem de tudo para desinformar. Assim, se fosse eu, entraria com recurso (e manifestação) pedindo inicialmente que seja riscado os termos que atacam a honorabilidade e alma patriótica do presidente. Depois, alegar suspeição do RL por colocar gasolina na fogueira e não se preocupar com o clima torpe que envolve as ações promovidas pela oposição diariamente. Em segundo lugar não comprovar que o presidente é mau caráter e que deseja o mal das crianças brasileiras. O espírito nazista de certos personagens do judiciário estão bem à vista. É uma pena que o que a gente deseja não é possível. A democracia e a CF foram aniquiladas. Não gosto do Jefferson, mas ele não poderia estar preso. Feliz 22.

  10. Minhas congratulações e agradecimento ao JORNALISTA DECENTE José Roberto Guzzo por fazer, com brilhantismo, a sua parte. Como ele há pouquíssimos; a grande maioria está na Revista Oeste e Jovem Pan. E meus pêsames a todos demais componentes – nunca serão jornalistas- da imprensa brasileira que não dão um pio porque querem a volta de vocês-sabem-quem.

  11. O pior disso tudo não é esse STF e seus ministros nefastos. O pior de tudo é a covardia da sociedade brasileira que aceita tudo calada.
    Não é só o STF, este país é uma vergonha!

    1. Engano seu, leitor. O povo já foi às ruas e sinalizou para Bolsonaro o que ele deveria ter feito depois do dia 07/09/21, a questão é que ele é um bunda mole, com isso, os canalhas esquerdistas do STF vão deitar e rolar com esse cagalhão bravateiro! Quem apoiou e se expôs por causa dele, que aguente o tranco. Essa é a verdade. Temos um presidente cagalhão bravateiro.

      1. Diga logo qual é a sua solução, ou está com receio de ser taxado de ato anti-democrárico

  12. Bob Jeff é o padrão político profissional brasileiro.
    Reconheceu seu crime, delatou esquema, pagou a conta na prisão.
    Agora está preso como troféu do juiz supremo, que ainda que o brasileiro não acredite, seu escritório à época trabalhou pra criminosos de verdade.
    Será que esse deboche vai até quando???
    Esses supremos apostam na derrota de Bolsonaro…..
    Mas pode ser que essas pragas tenham um revés nas eleições.
    O futuro a Deus pertence!!!

  13. Difícil comentar, tamanha é a indignação. Tenho receio de que as palavras mostrem, fielmente, o sentimento que perpassa a alma, não só a minha, mas de toda a nação, diante de tamanha ilegalidade, injustiça e crueldade.

    Não é pela figura do Bob Jeff, mas pelo fato em si. Enquanto um ex-presidiário tri-condenado circula livre, leve e solto, e debocha de toda um país que assaltou, um outro cidadão, apenas por ofender uma autoridade e por sua orientação política, é confinado em prisão perpétua ou até que o fígado da autoridade ofendida se acalme. Mais que uma prisão política, isso é tortura! E por motivação pessoal.

    Aproxima-se o ponto em que toda essa “indignação”, que é geral, se transforma em “ação digna”. Nada é mais previsível que isso.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.