publicidade
Política

Vídeo: STF não pode criar 'as regras e as leis do país', diz Pacheco em debate com Gilmar

Presidente do Senado afirma que sempre esteve ao lado do Supremo, mas que nenhuma instituição tem o monopólio da razão

STF debate Pacheco Gilmar
Congresso quer pautar inteligência artificial em 2024 | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em um debate com o ministro do STF Gilmar Mendes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que “não há a mínima possibilidade de se permitir ao Supremo que formate as regras e as leis do país”. O debate aconteceu em Paris, França, no sábado 14.

É inadmissível que o STF “ou qualquer outra instância judiciária” crie leis “porque isso cabe, legitimamente, ao Poder Legislativo brasileiro”, conclui Pacheco. Confira o trecho:

Receba nossas atualizações

Sem monopólio da razão

O senador declarou que nenhum poder tem o monopólio da razão e que é “preciso ousar mudar” a “crise de credibilidade das instituições públicas e políticas”. Ele também negou haver uma “retaliação” ao Judiciário.

“Nenhuma instituição e nenhum Poder tem o monopólio dos acertos nem a responsabilidade dos desacertos de forma exclusiva”, declarou.

“A defesa da democracia teve papel preponderante e muito importante do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas também teve uma participação muito importante do TCU, da imprensa, de partidos políticos e do Congresso Nacional.”

Limites ao STF

De acordo com Pacheco, a proposta poderá ser colocada em debate, assim como projetos para estabelecer mandato para ministros do STF e para disciplinar decisões monocráticas, concedidas individualmente pelos magistrados.

Além disso, para ele, o limite do acesso à Corte é importante para a apreciação de matérias de fato pertinentes. Afinal de contas, “esse é um caminho que pode ser trilhado pelo Congresso”.

Pacheco também ressaltou que atualmente há muitos questionamentos a ordens judiciais e “todo mundo se arvora em ser jurista de botequim, para poder criticar”.

Com divergências em relação aos posicionamentos do STF, senadores de diferentes partidos têm intensificado a defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece mandatos temporários para os ministros da Suprema Corte. Pacheco já defendeu o aumento da idade mínima para assumir uma vaga no STF. Atualmente, essa idade é de 35 anos.

O que disse Gilmar

O ministro Gilmar Mendes destacou que a Corte atua somente quando é demandada e que, durante a pandemia de covid-19, atuou de “maneira quase isolada”.

“A gente não vem contar uma história de fracasso. Contamos a história de uma instituição que soube defender a democracia, até contra impulsos de parte significativa da elite”, disse.

“O tribunal tem legitimidade política para concorrer com o Congresso? Claro que não! A legitimidade do tribunal advém da Constituição.”

6 comentários
  1. Renato Perim
    Renato Perim

    Esse paudebosta não vai fazer nada do que esperamos. Esqueçam. Isso é de uma covardia que chega dar preguiça. Um verme que não merece nem comentário.

  2. Silva
    Silva

    De prático, mesmo, por parte de Pacheco, nada. Ele é um dos principais responsáveis, senão o principal, pelo avanço do STF nas prerrogativas do Congresso. Conseguiu ser ainda pior que Alcolumbre. Agora que sabe que não conseguirá sua cadeira no STF, está tentando salvar alguma coisa de sua carreira política. Mas o mineiros não esquecerão de quem foi Pacheco durante seu mandato na Presidência do Senado.

  3. PCC
    PCC

    Pra tirar um dez só falta por em votação um processo de impeachment contra ministros do STF.
    Pode ser contra o Beiçola mesmo.

  4. Christian
    Christian

    Meio tarde né Pacheco?
    Acordou da letargia ? Parece um urso que hibernou…
    Vamos ver até onde vai esta sua verve.

  5. Daniel
    Daniel

    O Pacheco Barrichello chegou atrasado na fotografia!! Não adianta agora dar uma de bom moço e simular grandeza política!! O futuro dele na política já está traçado e ao término do seu mandato no senado, não se elege para mais nada !! Fim de linha, parceiro !!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade