Durante um evento sobre cotas no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter certeza de que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária será aprovada pela Câmara dos Deputados.
“Vocês viram que esse mês a gente teve uma vitória, que é a primeira vez na história da democracia que a gente consegue aprovar uma política de reforma tributária”, declarou o petista. “E ela foi aprovada no Senado e voltou para a Câmara. Tenho certeza que vai ser aprovada.”
Na ocasião, o chefe do Executivo falava aos ministros e à base aliada que é preciso explicar aos parlamentares sobre os projetos no Congresso, em vez de brigar.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Na quarta-feira 8, o plenário do Senado aprovou em dois turnos a PEC da reforma tributária. O texto seguiu para a Câmara, a Casa iniciadora da matéria.
Devido ao feriado da Proclamação da República na quarta-feira 15, a proposta só deve começar a andar na Câmara a partir da próxima semana. Então, o relator da PEC na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), fará a análise do que foi mudado no Senado.
Para ter celeridade, Câmara pode ‘fatiar’ reforma tributária
Como mostrou Oeste, Lira pretende “fatiar” a proposta e aprovar apenas os termos do texto que forem consensuais. Desse modo, os trechos em que houver divergência entre os deputados seriam analisados em outro momento.
Na semana passada, Ribeiro disse que a possibilidade de a matéria ser “fatiada” na Casa depende da “avaliação técnica do texto”. Caso isso aconteça, o governo não se oporia.
Segundo o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), essa é uma “possibilidade”, mas que a gestão petista quer a aprovação e a promulgação da reforma tributária até o fim deste ano.
Ele quis dizer : “tenho certeza que já está comprada”… .
Luladrão tem certeza q será aprovada, pois comprou o congresso. Isso não é uma reforma tributária, mas sim uma expansão tributária. A sociedade ao final pagará uma carga tributária maior com somente alguns privilegiados e amigos do rei ladrão pagando menos.
e a ai Lira , vai cobrar quanto ?