O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) formou maioria, nesta sexta-feira, 2, pelo indeferimento da candidatura de Daniel Silveira (PTB-RJ) ao Senado. A pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), cinco dos sete magistrados da Corte acolheram a tese de que o ex-deputado está inelegível — mesmo depois do indulto que recebeu do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O desembargador Tiago Santos pediu vista. Seu voto e o de Katia Junqueira serão lidos na semana que vem.
“Fica concedida a graça constitucional a Daniel Lucio da Silveira, deputado federal, condenado pelo Supremo Tribunal Federal [STF]”, disse o presidente, na ocasião, ao ler o decreto.
Graça é o perdão aplicado a um indivíduo. É similar ao indulto, que tem o mesmo efeito sobre vários condenados de uma só vez.
Relacionadas
Segundo o MPE e o TRE-RJ, Silveira está impedido de prosseguir nas eleições, por supostamente estar enquadrado na Lei de Ficha Limpa. O ex-deputado foi condenado a oito anos e nove meses de prisão por “ameaças” à “democracia”.
Relacionadas
A defesa de Silveira pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depois de o julgamento no TRE-RJ ser oficialmente encerrado. Em 24 de agosto, a Corte já havia proibido os repasses do fundo partidário e de financiamento de campanha ao candidato a senador.
Leia mais: “Faltou alguém no debate”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 128 da Revista Oeste
Qual o nome dos 5 FILHOS DAS PUT%%A4?
A justiça nesse país usa dois pesos e duas medidas para casos semelhantes. Candidato do “pt” condenado em três instâncias teve em os processos anulados (mas não inocentado) e concorre livremente ao cargo máximo do executivo. A ex-presidente sofreu impeachment e também concorreu ao senado. Agora o deputado Daniel Silveira indultado não pode concorrer? Q absurdo!
VERGONHA. OBTEVE O PERDAO E, AINDA ASSIM, PERSEGUIDO.
TAO COM MEDINHO NÉ??
LOGO.ELE VOLTA, AGUARDEMOS.
O valentão tomou no caneco! Vá malhar o cérebro, Silveirao, para nao falar merda.
Essa é uma atitude covarde, tomada por indivíduos que jamais tiveram um voto para representar a vontade do povo.
Só a Dilma que foi cassada mas manteve os direitos políticos, mesmo contrariando a constituição!
ESTAMOS NO MESMO BARCO DO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO, JESUS CRISTO ATRAVÉS DO ESPIRITO SANTO É NOSSO LEME….MESMO COM ESSAS DECISOES NOJENTAS, DEUS TA NO COMANDO
Canalhas!!!!! O Lula é elegível,mas Daniel Silveira pq falou o que 70 % dos brasileiros pensam sobre o STF, é impugnado ?????
Tipico dos ditadores de esquerda. Tirar das eleições os candidatos que são contra a esquerda.
Tá na hora do bolsonaro entrar em ação contra esse judiciário de merda.
Ou seja, melhor roubar um país inteiro que xingar um Ministro do STF!
a organização Lúcifer da justiça eleitoral esta em fúria. Esses canalhas querem o caos do Brasil. OSSSS!
Com a palavra o PR da República que concedeu o perdão, ririgorosamente conforme determina a lei… Com a palavra as FA’s para estabelecerem a ordem institucional no Brasil…
Ou seja, vai ficar por isso mesmo, urnas fraudáveis sem impressão dos votos, poderemos amargar surpresas desagradáveis nessas eleições… Quem manda é o Xandão ou não é?