publicidade
Política

Vaivém de Toffoli no caso Master preocupa investigadores, diz jornal

Técnicos afirmam que o envio do material apreendido na Operação Compliance Zero à PGR contraria o Código de Processo Penal

Dias Toffoli
Antes disso, Toffoli havia ordenado que todo o material permanecesse lacrado e sob guarda do próprio STF | Foto: Gustavo Moreno/STF

Investigadores reagiram à decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) os materiais apreendidos na Operação Compliance Zero. A CNN Brasil divulgou as informações nesta quinta-feira, 15.

O magistrado determinou que a PGR extraísse e analisasse os dados coletados na ação, que mirou o banqueiro Daniel Vorcaro e outros investigados.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Antes disso, Toffoli havia ordenado que todo o material — celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos — permanecesse lacrado e sob guarda do próprio STF. Conforme apuração da CNN Brasil, a medida provocou reação imediata de investigadores, que alertaram para o risco de perda de informações valiosas.

Entre os riscos indicados, estava a possibilidade de acesso remoto aos aparelhos, o que poderia levar à destruição de provas. Mesmo com esse alerta, o magistrado manteve o material fora do alcance da Polícia Federal (PF) e decidiu remeter os dispositivos à PGR.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumentou que a análise pela equipe ministerial se fazia necessária para a “formação adequada da opinião ministerial sobre a materialidade e autoria dos delitos em apuração”. Gonet afirmou ainda que a PGR poderia oferecer um “juízo adicional” sobre o envolvimento de cada investigado.

Investigadores veem decisão de Toffoli como interferência na perícia

A medida, no entanto, despertou críticas entre os peritos. Técnicos que acompanham o caso afirmam que o envio do material à PGR contraria o Código de Processo Penal, que reserva à perícia criminal a responsabilidade pela extradição e tratamento técnico das provas.

+ Leia também: “Toffoli havia negado nova fase de operação contra Vorcaro”

Segundo a CNN Brasil, os investigadores argumentam que Toffoli poderia ter autorizado a extração e o espelhamento dos dados sem permitir que PF tivesse acesso ao conteúdo antes de sua liberação. A avaliação interna é de que a decisão buscou evitar que os dados fossem analisados pela PF sem o aval do próprio ministro.

4 comentários
  1. paulo jose do nascimento filho
    paulo jose do nascimento filho

    Temos que colocar uma
    Puta na presidência para colocar ordem na casa. Hoje é a única opção moral para o país. Se a Andressa se candidatar, voto nela

  2. Antonio Da Silva
    Antonio Da Silva

    Eu acho impressionante as acusações que fazem por aqui. Qual a prova que toffoli está encobrindo alguém? Para mim, está na cara que tem gente com foro envolvido (governadores, como o do DF), deputados e toffoli está se precavendo junto à PGR para que eventuais provas não serem objeto de contestação. O resto é paranóia conspiracionista dos defensores da direita bandida!

  3. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    O cara desesperado para defender os seus interesses, escusos claro….em defesa própria .vergonha para uma corte , a mais suja da história

  4. Messias Rodrigues Pereira
    Messias Rodrigues Pereira

    Só da corrupto neste stf. Toffili deve esta fazendo o que manda morais. Ele é um dos corrupto neste crime.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade