Após o governador do Amazonas não comparecer à CPI da Covid, o presidente Jair Bolsonaro e senadores lamentaram a decisão. Wilson Lima (PSC) foi autorizado pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, a faltar ao depoimento ou, se optasse por comparecer, ficar em silêncio quando achasse conveniente.
Logo no início dos trabalhos desta quinta-feira, 10, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), anunciou que vai recorrer da decisão. O temor é que o habeas corpus em favor de Lima abra caminho para que outros governadores não prestem depoimento sobre suspeitas de fraudes na aplicação de recursos federais no enfrentamento à pandemia.
Leia mais: “Privatização da Eletrobras vai reduzir a conta de luz em até 7,36%”
Veja repercussão
Presidente Jair Bolsonaro
“Então quem quiser não precisa vir não. Eles querem investigar quem mandou o dinheiro e não quem, possivelmente, talvez, tenha desviado. E pode comparecer e ficar quieto também”
Senador Jorge Kajuru (Podemos-GO)
“Era muito previsível! O precedente está aberto!”
Senador Marcos Rogério (DEM-RO)
“Enquanto os governadores estão acuados, evitando comparecer à CPI, o governo federal presta todos os esclarecimentos necessários. Nenhum membro se negou a vir à CPI. Todos responderam. E mesmo tendo o direito de permanecerem em silêncio, falaram!”
Senador Jorginho Melo (PL-SC)
“Não aparecer em depoimento dá sempre margem a se imaginar que existe algo a esconder. E esta foi a opção do governador do Amazonas, Wilson Lima, a partir de aval do STF. Aberta a porteira para os demais governadores?”
Senador Eduardo Braga (MDB-AM)
“A ausência do governador Wilson Lima, do AM, no colegiado: ele perdeu uma oportunidade para esclarecer à opinião pública do Estado por que tinha R$ 478, 1 milhões no Fundo Estadual de Saúde. Mesmo assim, deixou faltar oxigênio, medicamentos e leitos no auge da crise sanitária, no começo de 2021.”
Senador Omar Aziz (PSD-AM)
“A decisão do STF sobre o depoimento de hoje frustra as expectavas do povo do Amazonas e do Brasil de saber realmente o que aconteceu na crise de oxigênio que ceifou tantas vidas no meu Estado no início do ano. Era uma chance ímpar de esclarecer fatos e expor as responsabilidades.”
rogo a Deus que faça justiça com esse bandidos que tomaram de assalto esse pais!
PEC DA BENGALA
PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA
VOTO IMPRESCINDIVELMENTE IMPRESSO
FIM DO FORO PRIVILEGIADO.
Ela está garantindo uma boa aposentaria que se aproxima, tem outra razão defender bandidos que geram dividendos.
Enquanto houver um $TF, que só defende bandidos, temo de conviver com essas anomalias.
Tudo combinado com o ESSITÊEFIII
Essa CRETINA, integrante da pocilga que autorizou o pilantra que desgoverna o Amazonas, deveria ser imediatamente destituida do cargo.
Senhores Generais, Brigadeiros e Almirantes, QUANDO É QUE ESSA MALDITA CORDA VAI ARREBENTAR?
O STF obriga a criação desta CPI e depois proíbe o depoimento de possíveis ladrões. São ou não coniventes com a bandidagem? Exigimos a destituição de todos os abutres de toga. Cadê o grandão (apenas na altura) presidente do Senado que nada faz? Também tem o rabinho preso?
Infelizmente somos obrigados a a admitir que a reunião do Aziz com o Wilson Lima dois dias antes surtiu efeito e era o que poderíamos esperar, assim como o Renan Filho e o Jader Barbalho, certo?
É Cajuru, o presidente estava certo naquela gravação né amigo, esta CPI é ridicula e só serve para atacar o presidente partindo do pre suposto que as ações da Covid por decisão do STF passou aos governadores e prefeitos e que os mesmos receberão milhões, meteram a mão não investiram na saúde e por isso morreram ai milhares de pessoas e os mesmos ficaram isentos desta CPI Circense.
Tá tudo combinado, ou alguém acha que Tomás Aziz tá interessado em ouvir algum governador?