A Procuradoria-Geral da República (PGR) voltou a pedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) arquive o inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro (PL) vazou dados sigilosos de uma investigação da Polícia Federal (PF) ainda não finalizada.
O documento assinado pela vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, alega que o ministro Alexandre de Moraes violou o sistema acusatório, ao determinar novas medidas na apuração. A integrante da PGR, braço direito do procurador-geral, Augusto Aras, argumenta que o magistrado “adentrou nas funções precípuas e exclusivas” do Ministério Público e “contaminou” provas de uma investigação contra o presidente.
Lindôra também rebate que a atuação de Aras tenha sido irregular ao pedir o encerramento da investigação. Para a procuradora, o colega atuou de forma técnica, jurídica, isenta, sem “qualquer desiderato [desejo] de prejudicar ou beneficiar determinadas pessoas”.
Em agosto de 2021, Bolsonaro expôs nas redes sociais a íntegra de um inquérito da Polícia Federal, três anos antes, que apura suposto ataque ao sistema interno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por lei, qualquer servidor público tem obrigação de proteger informações sigilosas, independentemente de hierarquia.
À época, os ministros do TSE enviaram uma notícia-crime endereçada a Alexandre de Moraes relatando a suposta conduta criminosa do presidente. Então o ministro do STF decidiu abrir um inquérito para investigar o caso.
Neste ano, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou em seu parecer que, mesmo que as informações tenham sido divulgadas pelo presidente de forma ‘distorcida’, não houve crime na conduta.
Já em um relatório preliminar encaminhado pela PF ao Supremo, no começo do ano, a delegada Denisse Ribeiro afirmou que reuniu elementos sobre a ‘atuação direta, voluntária e consciente’ do presidente ao divulgar informações sigilosas de uma investigação em andamento.
A delegada também apontou o envolvimento do deputado federal Filipe Barros (PSL-PR), que participou da live com o presidente em 2021, além do ajudante de ordens da Presidência, Mauro Cid, que, segundo a investigação, foi o responsável por divulgar o inquérito na internet.
No mesmo inquérito, em janeiro deste ano, Alexandre de Moraes também havia determinado que Bolsonaro deveria prestar depoimento presencialmente. No entanto, o presidente acabou não acatando a ordem do ministro.
Bafo de merda,
vai ler o processo do lula, vai. Se o tripécquis não te convencer, tenta o das palestras de 200mil doletas pro instituto lula.
De 6 em 6 meses a ordinária da Andreia Sadi requenta essa mentira de senador vitalício.
Para “despiorar” a mentira por último ela acrescentou: não aprovaram o senador vitalício porque não haveria tempo; ora já deve ir para 2 anos que a “jornalista” espelha esta tranqueira de senador vitalício. Somente bocó para acreditar nisto.
Comentário FDP, chamar o presidente de miliciano , os idiotas úteis arranjaram uma fakenews e se iludem em afirmar até hj , essa gente cega e peca esquecem que Lula ladrão, roubou, roubou e roubou , sai da bolha esquerdopata ….
Faltou destacar na matéria; este os dados apresentados pelo Presidente estavam com acesso liberado no site da PF para qualquer pessoa visualizar. Portanto é incabível afirmar que tais dados são sigilosos.
Lula ladrão
A manada que habita em nós saúda o jumento que habita em vosmece.
Equívoco de vossa parte.
Você está equivocado.
Como dizia meu pai Cachorro que muito late não morde ninguém e quando o leão chega sai abanando o rabo… Fora Moraes!
Moraes será preso após o seu impeachment! Cometeu e comete crimes. Nada em suas ações são balizadas pela CONSTITUIÇÃO ou Códigos do Processo. E o pior: Ele, Moraes, NÃO é polícia, NÃO é juiz. Na verdade é apenas um advogado, no Cargo em Comissão (sem concurso) de Ministro do STF. O brasileiro tem que tomar ciência sobre isto e parar de chama-lo de juiz…coisa que ele não é, e nunca será!…
Porque não fez nada de errado
concordo plenamente.
fecha a boca, bafo de merda!
Você fica monitorando os comentários para avisar R. Saltitante carteiro dos nazistas a hora dele ir para o supremo denunciar os apoiadores do Presidente ? Vocês estão igual aos nazistas fiscalizando todos patriotas
No fim, tudo de resume a afirmativas de que as informações eram sigilosas ou não. Pelo que acompanho, acho que não eram. Mas o importante é o conteúdo, e ninguém quer saber disso. Ai ficam nessa ladainha.
Pergunta: qual foi a contribuição que o ministro Moraes trouxe ao Judiciário? O que ele tem feito de bom até agora,? Perseguir e incriminar pessoas fora dos processos legais? Alguém pediu um ditador sob encomenda no Supremo? Está na hora do senado se pronunciar, chega de se esconder ou ter medo.
Não foi observado o trâmite. O indicado de Temer vem atropelando a justiça.
bafo de merda
Alguém aí ainda acha que essa ação da vice-PGR vai chegar a algum resultado positivo para a sociedade? Eu não acho. Isso daí é apenas mais uma briguinha política. Politicagem rasteira.
.nunca discuta com um idiota! Mosca sempre sera mosca, jamais ouvirá ou entenderá que flor é melhor que LIXO.
.nunca discuta com um idiota! Mosca sempre sera mosca, jamais ouvirá ou entenderá que flor é melhor que LIXO.
Se você admite que houve manobras para anular a condenação do ex-presidiário, obviamente admite que ele foi condenado por seus crimes.
Seguindo a rara ocasião em que você usou a lógica, se ele foi condenado é óbvio que cometeu crimes.
Se cometeu crimes, seu candidato é bandido, lembrando que ele nunca foi absolvido, tendo sido condenado nas quatro instâncias.
Impugnar a candidatura do Bolsonaro? Tentem a sorte advogados de porta de cadeia
O culpado de toda essa história: Michel Temer!! O canalha indicou essa besta sextavada !!! Lindôra Araújo!!! Guardem esse nome !!! Ótima candidata para o STF !!
Oeste omitiu o argumento mais relevante da improcedência da acusação de Bolsonaro: o inquérito revelado não era sigiloso.
Boçal, é o contrário. É público, até que a autoridade que o preside decrete o sigilo.
Falou “miliciano corrupto” já perdeu toda a razão porque Bolsonaro não é nenhuma coisa nem outra. Então tua argumentação perde duplamente a razão. Termo típico dos militantes de esquerda mais radicais e sem nenhuma lógica, só narrativas esquerdóides sem noção e sem argumentos.
É o contrário, suas vacas, deixem de serem mentirosas.
É realmente inacreditável o q este sujeito fez, faz, e ainda fará pela decadência deste país e ninguém faz nada, NINGUÉM FAZ NADA, NINGUÉM DE MOVE. E tudo isso sem um único voto e posto nesta posição pelo vice presidente tampão de uma vagabunda impichada. Realmente intolerável esta situação. ACORDA BRASIL!!!!!
O impeachment do canalha nao demora.
Bolsonaro se reelegendo este sujeito terá de renunciar ou ser destituído de seu cargo , a muito contaminado, pois sua situação ficará insustentável e o senado renovado agirá como a sociedade deseja
Deus lhe ouça meu caro, Deus lhe ouça!
Suposta invasão? O invasor divulgou dados da invasão ao T$E.
Seria Constatação oficial de perseguição, abuso de autoridade e ativismo.
Senado dorme ao som de Pacheco
A bronca é com o Rodrigo Brumadinho Pacheco.
Vingaremos – O NOSSO DISCURSO DE ÓDIO – trabalhando contra a eleição de Alexandre Silveira para o senado, de Kalil para o governo de Minas e pro luladrão ser reduzido a pó.
Mais um factoide.
Só agora que ela viu isso? Está tudo comprometido, essa composição do supremo é muito suja e precisa ter seus crimes contra a nação muito bem punidos!
Sei não, as vezes torço para que tenham logo uma decisão totalmente tresloucada que dê início a uma reação forte….
O que está acontecendo com a Lindôra…
O que esperar de um ministro que, ele mesmo, sendo “vitima”, ele mesmo é o investigador, acusador e relator do se próprio processo, além de ele mesmo condenar o seu “agressor” ??!! O que esperar?! A birra não pode ser mais forte do que a própria Lei. Um juiz nunca deve julgar por BIRRA OU REVANCHISMO.
Sempre é bom lembrar que Moraes proibiu associar o PT ao PCC, e também ao assassinato de Celso Daniel e Toninho do PT. Está proibido também o vídeo que mostra Lula falando “Pobre é igual papel higiênico, usa e joga fora”.
Como pode um ministro da mais alta corte ser um incompetente, tirano adentrando onde não deve …lamentavel.
Vítima, acusador e juiz numa mesma pessoa. Não consta no nosso ordenamento.
Esse texto me parece um tanto tendencioso quando não diz que o delegado responsável pelo caso testemunhou e disse: Não havia sigilo! Depois a corregedoria da PF teve o mesmo posicionamento, e posteriormente a Procuradoria da Câmara dos Deputados se posicionou no mesmo sentido de que não havia sigilo.
Não só provas. Contaminou o Brasil. Este STF virou um órgão de alta toxicidade. Juízes tóxicos.
Finalmente, o MPF parece ter acordado da sua letargia.