Sem acordo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), adiou mais uma vez a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a influência do Congresso no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A sessão desta quinta-feira, 14, ficará reservada para a discussão da proposta e a votação deve ocorrer na terça-feira da semana que vem, dia 19.
Leia mais: “Lira comemora mudanças no ICMS; Pacheco fala em dar ‘tratamento devido’ à proposta”
O ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná Deltan Dallagnol entrou em campo e pediu apoio contra a proposta, que está sendo chamada de “PEC da Vingança”, pois vem após investigações de procuradores contra políticos.
Leia mais: “‘Põe o Ministério Público no corredor da morte’, diz Dallagnol sobre PEC”
“Ela dá para políticos uma grande influência no órgão que pune promotores e procuradores que os investigam, ou seja, promotores e procuradores estarão sob um risco constante de retaliação e de demissão quando eles incomodarem as pessoas poderosas.”
Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele afirmou que, se o texto for aprovado como está, “o Ministério Público que trabalha de modo firme contra a corrupção política vai deixar de existir”.
A PEC 5/2021 está sendo debatida AGORA na Câmara dos Deputados. Compartilhe e diga NÃO a mais esse retrocesso! #pec5não #unidoscontraacorrupção #chegadecorrupção #congresso #senado #câmaradosdeputados pic.twitter.com/gnPmHreCXV
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) October 14, 2021
As raposas do Congresso querendo roubar os ovos do MP.
Dois órgãos que n contribuem com 1 real no PIB do país mas q brigam por impor suas vertentes e agregar mais poder aos seus representantes. Difícil saber quem tem razão nessa questão e o que isso representará de ganho ou perda p o povão.
O congresso está vadio e imprestável. No que lhe concerne não trabalha. No âmbito do MP querem dar pitaco! Só por que foram expostos mais alguns ladrões. Cadeia neles!
Só vão esperar a poeira baixar um pouco, quando ninguém mais estiver observando aí aprovam na calada da noite.
Alguém tem que por um freio nesse MP e só quem está mais indicado para isso é a Câmara de Deputados. Tem que aumentar mais ainda a sua representação sobre esses ambiciosos por poder. Estão muito soltos a meu ver, precisam mesmo de um freio bem eficiente.