Pronunciamento do presidente eleito, Lula, na Avenida Paulista, em São Paulo, SP, no domingo 31 | Foto: Marcelo Oliveira Março/Futura Press
Pronunciamento do presidente eleito, Lula, na Avenida Paulista, em São Paulo, SP, no domingo 31 | Foto: Marcelo Oliveira Março/Futura Press

O “Fora Lula!” só começou

O partido que nunca soube ser feliz foi surpreendido com o nascimento da oposição que nunca existiu

Em 28 de outubro de 2002, fui ver o comício da vitória do PT. Seria uma festa e tanto, imaginei. Em campanha desde 1982, quando não passou do quarto lugar da disputa do governo de São Paulo, Luiz Inácio Lula da Silva havia amargado três derrotas em eleições presidenciais. Em 1989, fora vencido por Fernando Collor no segundo turno. Em 1994 e 1998, Fernando Henrique Cardoso o atropelara já na rodada inicial. Só no século 21 a seita da estrela vermelha pôde comemorar a concretização do sonho perseguido anos a fio por seu único deus. Cheguei às imediações do palco armado na Paulista convencido de que testemunharia um Carnaval temporão. Dois ou três discursos bastaram para escancarar o estranho defeito de fabricação: o PT não consegue ser feliz nem mesmo nos momentos de triunfo.

Filho de um político que se candidatou a prefeito de Taquaritinga com menos de 30 anos, exerceu quatro mandatos e morreu no cargo dias depois de virar setentão, nasci e cresci entre discurseiras nas carrocerias de caminhão, santinhos, cartazes e faixas, microfones e caixas de som, cédulas e urnas, foguetórios e aplausos, beijos e abraços, choro convulsivo e ranger de dentes — e nada era mais deslumbrante que o comício da vitória. “É o único dia em que um político é completamente feliz”, dizia Adail Nunes da Silva. “A gente esquece adversários, insultos, brigas, qualquer coisa desagradável ocorrida na campanha. Só lembramos dos que nos ajudaram a ganhar. Não se vê ninguém de mau humor. É pura festa.”

Também nos pequenos municípios paulistas a campanha eleitoral frequentemente roçava o ponto de combustão, as trocas de golpes retóricos provocavam hematomas e ferimentos, de vez em quando se consumava um nocaute. Adail Nunes da Silva sempre foi um homem de bem com a vida, mas num embate eleitoral nada tinha de lorde inglês. Mirava preferencialmente o fígado dos adversários com jabs irônicos e ganchos mordazes. Acusava o desafeto pouco risonho de, no cinema, torcer pelo bandido do faroeste e pelos chifres do miúra no filme que mostrava uma tourada. Quando enfrentou pela primeira vez um devoto de Lula, afirmava que nos comícios do PT a plateia era tão diminuta que, terminado o discurso, o próprio candidato descia do palanque para ampliar a salva de palmas.

O ex-presidiário mentiu à vontade, com o desembaraço de quem transformou em boletins do PT veículos de comunicação que perderam a vergonha

Ele batia e levava. Aos 10 anos, pedi ao irmão de 17 que me levasse a um comício do inimigo. Prudente, Flávio repassou a tarefa a um forasteiro amigo que estava de passagem pela cidade. A primeira frase que ouvi foi proferida por um candidato a vereador da tribo ademarista: “O Adail é ladrão, roubou os trilhos da estrada de ferro”. Contei ao meu pai o que ouvira, ele respondeu com uma lição singela: “Quando alguém falar mal da gente, lembre que a gente vive falando mal deles. Isso é coisa de campanha eleitoral”. Terminada a apuração, os derrotados passavam uma semana pescando e os vencedores se esbaldavam no comício da vitória. Essa foi a regra até o nascimento do Partido dos Trabalhadores.

Naquela noite na Paulista, ficou claro que o acervo de exotismos políticos brasileiros incluía a única torcida do mundo que, além de não saber perder, também não sabia ganhar. Em vez de comemorar a vitória do PT, a chamada “militância” prefere festejar a derrota dos outros. Em vez de gargalhar ou flutuar sobre as nuvens em estado de graça, um petista padrão arma a carranca e vaga pelas ruas ou pela internet à caça de gente que rejeite a verdade oficial estabelecida pelo sinuelo do rebanho. O ressentimento parece mais prazeroso que a felicidade. E a celebração colérica atinge o clímax quando arruaceiros anexam ao roteiro quebras de vitrines, depredações de imóveis comerciais e saques de lojas. A festa da violência é afrodisíaca para as velhas vestais que caíram na vida.

Grupo terrorista
Lula foi eleito presidente da República no domingo 30 | Foto: Reprodução

Neste 30 de outubro em que Lula se elegeu de novo, atiçados pelo palavrório agora permanentemente raivoso do pregador, os participantes da missa negra na Paulista insultaram Jair Bolsonaro, a família Bolsonaro, ministros de Bolsonaro, jornalistas acusados de bolsonaristas, eleitores declarados de Bolsonaro e suspeitos de terem votado em Bolsonaro. Lula foi dispensado de dizer o que pretende fazer no governo: o público preferia ouvir o que Bolsonaro não poderá fazer. As boas notícias na economia foram tratadas como fake news. O ex-presidiário mentiu à vontade, com o desembaraço de quem transformou em boletins do PT veículos de comunicação que perderam a vergonha. Os vencedores não esperavam a brusca mudança na paisagem política do Brasil que conferiu contornos de data histórica ao 2 de novembro de 2022.

Em milhares de cidades, as ruas foram tomadas por manifestantes antilulistas que, pacificamente, formalizaram o nascimento da oposição que o PT nunca teve de enfrentar. Os atos de protestos — alguns portentosos, todos espontâneos — alteraram dramaticamente o jogo. Quando perdia a eleição, o PT nem esperava a posse do adversário vitorioso para tentar despejá-lo do cargo. Entre 1989 e 2022, os intolerantes irredutíveis gritaram “Fora Collor!”, “Fora Itamar!”, “Fora FHC”, “Fora Temer” e “Fora Bolsonaro”. Desta vez, os súditos do chefe do Petrolão ouviram um inesperado e estrepitoso “Fora Lula!”. Sem multidões a mobilizar, tiveram de suportar em casa a barulheira que apenas começou.

Leia também “Moraes roubou a cena”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

106 comentários Ver comentários

  1. ENCANTADA EM TER ACESSO A REVISTA OESTE A PARTIR DE HOJE. QUE VENHAM MAIS COMENTÁRIOS INTELIGENTES E ALGUMAS VEZES JOCOSOS DA VIDA POLÍTICA DO BRASIL. VAMOS QUE VAMOS, O BRASIL TEM PRESSA. ATENCIOSAMENTE,
    LEONE

  2. É que o pt é uma seita satânica movida a ressentimento e inveja!
    A vida de um petista é ser infeliz e tentar fazer a infelicidade dos outros.
    É problema para psiquiatria, simples assim!

  3. Teremos sim um presidente criminoso, corrupto, cachaceiro (que depois de beber algumas não sabe se comportar em público)e comunista.O único projeto que deseja para o Brasil é sua destruição social e econômica para permanecer eternamente no poder como seus amigos da Venezuela Cuba e Nicarágua.Fora Lula já.

  4. A esquerda brasileira teme a oposição crescente, mas eles vão fazer de tudo para acabar com o moral do povo. Nós nas ruas como oposição ao Lulismo, petismo e demais ismos dessa gente ainda engatinhamos nessa luta, por isso a importância de formadores de opinião independentes.

  5. Está dando a lógica. O Brasil começou a seguir o destino petista. O mundo melhora, o Brasil piora. O mundo piora, o Brasil piora muito mais. O Lula deve estar arrependido de ter saído da toca. Foi só ele aparecer e abrir a boca, está tudo derretendo. Esse governo, que nem começou, já é um saco de gatos e gatunos. Imaginem quando começar. Só falta a Dilma.

  6. O mais preocupante Augusto é ver um Congresso totalmente vendido SALVO alguns parlamentares que se arriscam todos os dias em expor a verdade dos fatos, e ter suas contas na rede social censuradas.
    Acho que meu maior questionamento e de grande parte da nossa população, seria o porquê dessa OMISSÃO por parte dos nossos representantes!
    Muito jogo político e dança das cadeiras!
    As manifestações deveriam ser feitas diante do Congresso, mas um gênio chamado JK criou Brasília para manter o povo distante, diante da dimensão desse nosso país continental. Esses ditos “representantes do povo”, deveriam responder à nação qual o seu real papel, porque até então, o povo tem sido feito de otário!

  7. Difícil admitir, mas mais de 50 milhões, mesmo com as fraudes, votaram no ex presidiário.
    Mais difícil ainda, é assistir a nossa Suprema Corte, validando e homenageando um criminoso.
    A Argentina tirou Macri, e colocou um socialista, e nós tiramos Bolsonaro e colocamos uma quadrilha no poder.
    Que País é esse?

  8. Nunca antes na história desse país, pode-se ver, tão claramente, a tentativa de narrativas sobrepor-se a verdade. O PT só não contava com isso, hoje é possível ver e saber a verdade. Quem não o faz é por hipocrisia ou ignorância

  9. Sou fã “de carteirinha” do Augusto Nunes, Guilherme Fiúza, Ana Paula Henkel. Sem eles a JP deixou de existir, para mim. Faltam aqui, alguns ótimos: Constantino, Paulo Figueiredo, Roberto Motta.

    Parabéns! Vim, como dizemos os gaúcho, de mala e cuia!

  10. Ou Bolsonaro põe a carne na grelha ou assa a indigesta pizza. Deixar a vaca ir pro brejo não deve ser uma opção. E deixe a turma gritar e espernear. (Não sei o que pode acontecer…)

    1. A maior parte do Brasil está!
      Deliciosa leitura! Obrigada Augusto, por dar leveza a um momento de causar insônia!
      #ForaLula
      #ForaLuladrão

  11. Deixei de ser assíduo telespectador dos Pingos nos Is a partir da saída de três dos maiores comentaristas que a emissora tinha. Acredito que como eu milhares seguiram o mesmo caminho. Hoje vi um vídeo que mostra um deputado federal digno do partido que pertence. Um tal de Chico Vigilante falando na Câmara disse que o xerifão merecia um busto em todas as praças do Brasil pela sua coragem em defesa da democracia. Tudo bem que é petista. Mas, pelo amor de Deus, existe no dicionário algum adjetivo para aplicar em um quadrúpede de carga desse?

  12. É preciso lembrar que Lula esqueceu rapidamente da correção da tabela de imposto de renda na fonte e minha memória me afirma que foi Lula quem aumentou o IRRF sobre o salário de 25% para 27,5%, de forma provisória, kkk, ou estarei enganado? ele irá recriar o imposto sindical que exige que cada trabalhador pague um dia de trabalho para os sindicalistas?

  13. Vai chegar a hora da verdade! Até os mentalmente subjugados pela propaganda, mas que ainda conservem algum resquício de sanidade, perceberão o engano . E a nós, que nunca fomos enganados pelo PT, que Deus nos dê força até lá.
    Que a Jovem Pan, assim que as condições melhorarem e esta loucura passar, recontrate todos!

    1. Caro Augusto, demorou quase 60anos para que eu pudesse entender o que é ser Democrata ou Republicano, Direita ou Esquerda.
      Hoje me considero um Republicano ou Direita, mas acho que descobri isso tarde.
      Outra coisa que também descobri e que o Brasil com exceção do Período Militar e nesses 04 anos Bolsonaro, sempre foi desde sua descoberta até os dias de hoje um país Democrata ou Esquerda com Governos Populares e nosso povo foi criado com a cultura de viver do Estado ou se Aproveitar do Estado.
      E uma luta de uma formiguinha x milhões de paquidermes.Espero que mais Augustos, Guzos, Fiúzas, Constantinos, outras Ana Paula e Cia para nós dar vozes para lutarmos contra esses milhões de paquidermes.

  14. O ladrão ex-presidiário e seus postes quadrilheiros sempre prometeram fazer o diabo para -democrático no poder. Então, se assumirem, o que será uma vergonha inominável para os brasileiros, nós, da oposição, levaremos o inferno até eles.

  15. Augusto, somente hoje, 8/11/22 passaram minhas perplexidades pela “vitória” e pela sua ausência na Velha Pan e li a edição de 4/11. Então, ela não aguentou as pressões do “vitorioso” e te demitiu? Lamento demais. Azar dela!!! Se eu tivesse um jornal, te contrataria de imediato com o dobro do salário. A audiência dos Pingos já caiu. Sem você, Fiuza e a Ana o programa é franzino, frágil. Falta-lhe o rigor dos comentários dos agora demitidos. Fraca e interesseira, a Velha Pan não teve peito de desafiar o “vitorioso”. Avise-nos assim que estiver em outro canal. Abraço solidário aos três.

    1. Oh comentário bom de ler . Tomara que você não se importe de que eu me ligue a você nesta justa homenagem a Augusto Nunes e seus colegas demitidos, infelizmente, pela JP. O futuro é longo e a JP há de perceber seu êrro ( bem pior que um engano) !

  16. Parabéns e obrigado, Augusto Nunes! Você é um Jornalistas que enobrece a profissão. Maestria não depende de opinião, mas de competência e dignidade.

  17. “O que o PT fez não foi desviar dinheiro daqui e dali para construir piscinas ou alimentar amantes de deputados. Foi criar um macrossistema de corrupção destinado a neutralizar oposições, a debilitar a capacidade investigativa do Estado e a confundir a população inteira para fazer dela e da própria máquina estatal instrumentos dóceis a serviço da instauração lenta e anestésica de uma ditadura informal sob o nome de democracia.Isso não é corrupção. É golpe. É conspiração. É alta traição.”
    Olavo de Carvalho (8 de Agosto de 2005).
    Ele. Sempre ele. Tem razão.

  18. Pois é, meu caro Augusto Nunes. Nos tempos passados que menciona no seu artigo, a mentira campeava livremente de um lado e do outro da política, assim como acontece na vida de qualquer um. Cabia ao eleitor, analisar, comparar, debater, até extrair a verdade que interessava. A mentira é importante, tanto quanto a verdade. Era necessário analisar e decidir. Hoje, não, são tempos modernos. Hoje o senhor Morais e o senhor Barroso indicam a todos nós, tidos como imbecis, o que é mentira (“fake news”) e o que, por exclusão, é a verdade. Não precisamos mais analisar. A análise passou a ser um artigo “Prêt-à-Porter”. Chique, não?

  19. Obrigada mestre Augusto Nunes, saudade de você no Pingo nos Is, por favor, ajude-nos a lembrar que temos um congresso que precisa trabalhar, caso contrário não há razão para existir.

      1. Talvez remorso… seria isso possível para um petista??

  20. Excelente reportagem. Não iremos abaixar a cabeça para um ex-presidiário. Seguiremos na luta contra o autoritarismo imposto pela dupla “TSE/STF e PT”.

  21. Estimado Augusto,
    Fui acometido, e como eu, milhões de pessoas também o foram, acometidos todos nós por uma tristeza imensurável que se mesclou com sensações nunca antes sentidas com tamanha intensidade…Dentre todas essas sensações( Injustiça, Honestidade, HIPOCRISIA! Sentir que a palavra Democracia acabou sendo substituída por …Ministrocracia…E por aí vai), o resultado das eleições me derrubou como um upper a lá Mike Tyson…Daí…Fico sabendo do desmanche no quadro de jornalistas da Pan…Tendo justo você e Fiúza inseridos neste contexto, não preciso aqui relatar o quão triste e “órfão” fiquei, ficamos !! Nós Brasileiros de bem e Patriotas!!! No contra ponto de tal fato , ao saber que continuarei podendo me alimentar de suas matérias tão pontuais e honestas, por aqui na revista Oeste, somado às manifestações que estamos inseridos (povo na rua) e constatação de fraude nas eleições…Minha esperança RENASCEU!!!!
    Deus abençoe nosso Brasil, nosso Povo e a você por tão digno trabalho de nos trazer informação de verdade🙏🏻
    Forte abraço!
    Kléber Casarsa – Londrina PR

  22. Porquê, num domingo de manhã fria, estou pegando minha famíla (3-6-10 anos) e alguns amigos, tomando o rumo do Ibirapuera…sitiar, indignado o Comando Sudeste??

    A razão principal??? A TOTAL DESESPERANÇA com a cleptocracia instalada no Brasil desde 1995. Sendo o Lema desses corruptos o seguinte:
    “O POVO É MERO ESPECTADOR!
    Não manda, não os levamos em conta na hora das votações (não os representamos como eles penam quando depositam seus votos. TRAIMOS TODOS!) e empurramos goela abaixo pautas notoriamente contrárias ao interesse da maioria.
    Maioria essa, sub julgada e enganada por um sistema eleitoral viciado e que não deixam provas e se deixam, como SEMPRE DEIXAM, o judiciário e a policia fingem que é mentira, que é teoria da conspiração e nós somos retardados gOlpistas”
    NÃO VEJO ESPERANÇA…E POR ISSO RESOLVEMOS APELAR PARA A INTERVENÇÃO MILITAR.
    O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO IMPLANTADO EM 1995….É FRAUDADOR DE ELEIÇÕES…É JOGO DE CARTAS MARCADAS EM QUE “ELES” TEM OJERIZA SE A DIREITA ENTRAR NESSE JOGO DAS ESQUERDAS.
    O clubinho da FRAUDE ELEITORAL SISTEMICA, pensado por Sérgio Motta, não é para a Direita/Conservadores.

  23. Ainda tenho a esperança de que a VERDADE do que ocorreu no pleito aparecerá e o Brasil se livrará da volta do LADRÃO à cena do crime.

    1. Essa eleição foi complicada e traumática, antes deixou muitos brasileiros com ansiedade e depois com depressão política.
      O mundo todo voltou-se contra Bolsonaro, não fosse isso ele teria sido eleito em primeiro turno.

  24. O PT nao tem plano de governo porque eles governam ou melhor, desgovernam, com as directrizes do foro de Sao Paulo: desmoralizar a nacao desmoralizando a familia, o genero, colocando pobres contra ricos, blancos contra negros, tentando convertir as Forcas Armadas em Guarda Nacional as ordens do Lula, indoctrinando as criancas e adolescentes no desresipeto de seus padres e profesores e na crenca de que antes do Lula no Brasil nao tinha nada, dando esmolas como Bolsa Familia etc, para convertir em escravos aos seus eleitores que vivem pobres mas nao precisam trabalhar, incentivando o crecimento das hordas narcoterroristas e os delincuentes comunes para provocar el caos e, assim, gozar do Poder para sempre.
    Ficou demostrado que a Direita Brasileira agora e um partido poderoso. E responsabilidade de Bolsonaro manter reunidos aos seus melhores homens e, agindo como um time indestrutivel, com Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos fortalecer el Partido Liberal creando Celulas Operativas em todos os Municipios do Brasil. E uma tarefa inmensa mas o PL tem Lideres e homens capaces de fazer-a.
    E o unico jeito de derrotar aos perversos da izquerda para sempre.
    Os nossos Parlamentares nao devem cair na tentacao da corrupcao para apoiar projetos do Lula que nao beneficiam ao Brasil. Resistindo e perseverando a nossa hora vai chegar e poderemos levar a nossa Patria Amada ao lugar que merece na Terra.

  25. Parabéns Augusto e não desista dessa luta, para encontrarmos estranhas situações que impediram a vitória de Bolsonaro, além da perseguição da imprensa, dos tribunais, das pesquisas que tudo fizeram para Lula ser eleito, da perseguição ao voto impresso e outras suspeitas. Até a estranha composição do meu ex ídolo Alckimin, conservador, extremamente religioso, liberal, centro direita para derrotar Bolsonaro. Agora, curiosamente observei o crescimento do eleitorado de 2018 para 2022 nos estados que Lula teve expressiva vitória. Excluindo os estados de Minas Gerais e Amazonas que elegeram Lula por pequena margem sobre Bolsonaro, os estados (Bahia, Ceara, Maranhão, Para, Paraíba, Pernambuco, Piauí, R.G. do Norte e Sergipe) somaram 46.147.632 eleitores, superior em 8,5% ao eleitorado de 2018 (42.533.465), e os estados (Distr. Fed., E. Santo, Goiás, Paraná, R.de Janeiro, R.G. do Sul, S. Catarina e São Paulo) somaram 80.048.753 eleitores ou superior em 5,1% ao eleitorado de 2018 ( 76.138.363). Vale dizer que São Paulo teve um crescimento de 4,9%, e Bahia 8,6%, Ceará 7,5%, Maranhão 11.2% e Para 10,6%.
    Recomendo ao bom jornalismo da equipe da revista oeste que procure detalhar quais cidades desses estados tiveram expressivo crescimento. É no mínimo estranho.

    1. Antonio, bom dia. Como a maior parte dos brasileiros politizados, estou me engajando nos movimentos de rua. Pesquisadores inteligentes como você são importantíssimos para desmascarar essa sucessão de fraudes. Obrigado. Um grande abraço.

  26. Como já escrevi várias vezez, recebemos o comprovante impresso em qq compra com cartão do banco, porque não temos o direito do comprovante impresso de nosso voto (evidentemente não para trazer pra casa,mas depositado em uma urna).
    Sou anti lula desde quando se chamava luis inácio da silva, por isso em um 2º turno votei num caçador de marajás.

  27. Então a gente vota no candidato patriota para nos representar, sugerir projetos e sobretudo fiscalizar e denunciar o que encontrar de suspeito na República… mas eles se calam ou são calados. Aí sobra para o povo arrumar a casa? É assim?

  28. Parabéns Augusto
    Já estava com saudades, estava no exterior e quando voltei, surpresa desagradável! Kd Augusto e Fiúza? A JP perdeu 2 dos melhores jornalistas, porém decidi pela a Oeste
    Bem-vindo!

  29. Vamos continuar as manifestações, não aceitamos as fraudes das urnas , sejam agora ou até 2026, que também os políticos eleitos e os do centro direita, não venha a trair os seus eleitores, tem que haver uma oposição ferrenha, para não deixar esse ser malígno e sua guangue governanr , como os partidos de esquerda e outros fizeram com Bolsonaro.

    1. E tentar aprovar o voto impresso. Por que a oposição nunca quis? Como poderiam vencer uma eleição sem comprovação? Dessa forma.
      O que acontece agora: paira uma nuvem de dúvidas sobre a lisura do processo, gerando protestos da população em todo país que não acredita que um candidato que nem podia sair as ruas foi eleito. Várias pessoas idôneas postando suspeitas de fraudes no processo. A Oeste tem alguma coisa a dizer sobre isto?

  30. Fico triste em saber que a maioria dos muitos e bons jornalistas, isentos, estão fora da grande mídia que tem ainda o poder de influenciar pessoas que não tem a percepção do que acontece ao seu redor, e o pior, não é uma exclusividade dos brasileiros. O cerceamento a essas vozes, já indicam que algo está muito errado.

  31. Parabéns Augusto Nunes.
    Mas, a sensação que fica é que uns bandidos invadiram a minha casa.
    Liguei pra polícia e eles disseram que não podiam fazer nada.
    Tentei uma reintegração de posse e a justiça disse que vai analisar se os bandidos têm pra onde ir.
    Enquanto espero fico trabalhando para eles que nunca trabalharam na vida.
    #SOSFFAA

  32. PEC da Transição …A BLASFEMIA INSTITUCIONAL

    E LÁ VEM o eterno “CANTO DA SEREIA….”

    “É PARA A POPULAÇÃO”
    “É UMA EMERGÊNCIA”
    só mostram os tópicos bonitinhos, limpinhos, empáticos, remédios, 600 reais, merenda, etc
    MAS TRAZ NAS ENTRELINHAS….escondidinhos e POUCO DIVULGADO PELA VELHA IMPRENSA GOLPISTA (estadão, folha de sp, veja, globoLIXO, valor economico, etc)

    1- IMPOSTO/CPMF via PIX…SIM! VÃO TAXAR O PIX em cada movimentação.
    2- Imposto sobre Grandes fortunas. Inclusive propriedades/bens entrarão nesse somatório viu. Passou do valor de 1 milhão de BENS…VAI PAGAR IMPOSTO.
    3- Vai elevar em 11 ministérios…ou seja….200 milhões de reais de gastos A MAIS por ano. PT vai ganhar “rachadinha” de 20% de cada salários de seus indicados (cadê o TCU e o MPF, PRG e o golpistas stf/tse???? CADÊ?!!)

    E VEM MAIS ATOS GOLPISTAS POR AI VIU….NÃO VÃO PARAR NISSO!

    POR FAVOR!
    NÃO ACREDITEM EM NENHUMA “CARTA AO POVO BRASILEIRO” que logo, logo vão lançar para tentar acalmar os ânimos….
    É SÓ PARA DESARMAR a nossa ira com a fraude eleitoral!!
    As propostas de conteúdo revolucionário golpista virão em 2024, após juntarem dinheiro para COMPRAR O DITO NOVO “CONGRESSO CONSERVADOR” com dinheiro da corrupção e do estrangeiro.
    SÃO ELAS:
    1- Aparelhamento das forças armadas através da formação das escolas militares,
    2- Instituição da Guarda Revolucionário com algum outro “nomezinho bonitinho” que vão arrumar e equipa-la com o que há de melhor em armamentos, para massacrar o povo,
    3- Indicar o Diretor da PF (GESTAPO/STASI) coisa que o Bozo não pode indicar. Será a guarda pretóriana dos canalhas,
    4- Utilizar o stf/tse, CNJ, CNMP, STJ para perseguição dos políticos conservadores e impedi-los de fazer oposição,

    ESSAS SÃO OS PRINCIPAIS….
    ACORDEM E FUJAM do Brasil caso qualquer uma dessas 4 acimas descritas…forem implantadas).
    OU REAJAM ANTES!
    CHEGA DE SEREM CIVILIZADOS, POIS ELES NÃO SERÃO CIVILIZADOS COM VCS QUANDO ATINGIREM SEUS OBJETIVOS.
    Não vou levar meus filhos para a manifestações, pois é perigoso…
    LEVEM SIM!!
    TEM DE LEVAR….NÃO INTERESSA SE DE 2-10-15 ANOS
    Ou a vida de todos nós será desgraçadamente um LIXO…inclusive dessas crianças…
    O MUNDO TEM DE VER O QUÊ FIZERAM AO SABOTAR O BOLSONARO para colocar esses BANDIDOS NO PODER.
    São responsáveis por isso e NÃO PODEMOS DEIXA-LOS SE SAFAREM DESSA SACANAGEM que promoveram.

  33. Brancos/Nulos/Abstenções neutralizando seus eleitores (tudo leva a crer que foi isso nessa eleição 2022)
    3-Podem tirar votos que ERAM Brancos/Nulos/Abstenções e DAR para o candidato preferido do stf/tse (ocorreu em Dilma contra Aécio)
    4- Podem usar uma mescla desses 3 itens acima aliados à compra de votos que SEMPRE OCORRE quando se tem ônibus levando eleitores pra votar.
    EU PARTICULARMENTE tenho certeza ABSOLUTA que foi empregado o item 4.

    31 milhões de Abstenções/Nulo e Brancos num histórico de amostragem de 20 milhões É MUITO ESTRANHO.
    Bem como o Horror que sentiram quando a PRF começou a parar ônibus em busca de sacos de dinheiro que desnudariam a compra de votos.

    FRAUDE GOLPE FRAUDE GOLPE ROUBARAM AS ELEIÇÕES
    Nossa FORÇAS armadas tem medo da reação dos USA e Europeus…COVARDES

    1. E NÃO DEIXAM RASTROS…
      Se fossem CÉDULAS imaginem a Visão de 3 MONTES de papel Bozo, LulaLadrão e Nulos/brancos/abst????
      IMAGINARAM??!!
      O monte abstenções iria chamar muito a atenção….era só REcontar esse monte….e PINBA! Vc pegaria a fraude ou não.
      FÁCIL NÉ! Não é complicado…é o bandido não querendo que vc reviste o carro dele.

      1. É simplesmente espantoso como as pessoas se resignam com a mentira, com a trapaça e, de cima de seus pedestais “éticos”, brilhoso de isentões, ACOVARDAM-SE e deixam passar o furto, o roubo a trapaça.
        Não falam uma virgula dos bandidos do MST, MSTU, et caterva.
        Quando falam é de modo envergonhado, quase pedindo desculpas por pensarem de forma honesta e coerente.
        MAS DOS CAMINHONEIROS vociferam.
        ELES ESTÃO LUTANDO, INDIGNADOS POR VOCÊS SEUS TOLOS!
        Lembrem-se disso quando tiverem de olhar para seus filhos e idosos com fome e necessidades não atendidas quando isso virá uma Venezuela.

        Ou vocês ACHAM MESMO que de uma eleição para outra subiu em 11 milhões os votos NULOS/Brancos/abstenções.

        A MÁGICA DAS URNAS ELETRÔNICAS É EXATAMENTE ESSA.

        ACORDEM!
        O algoritmo das urnas ou do programa de totalização podem executar/fazer:

        1- Podem tirar voto de um candidato e dar para o outro (rouba-se 2 vezes)
        2- Podem tirar votos do candidato favorito e jogar/colocar para os Brancos/Nulos/Abstenções neutralizando seus eleitores (tudo leva a crer que foi isso nessa eleição 2022)
        3-Podem tirar votos que ERAM Brancos/Nulos/Abstenções e DAR para o candidato preferido do stf/tse (ocorreu em Dilma contra Aécio)
        4- Podem usar uma mescla desses 3 itens acima aliados à compra de votos que SEMPRE OCORRE quando se tem ônibus levando eleitores pra votar.
        EU PARTICULARMENTE tenho certeza ABSOLUTA que foi empregado o item 4.

        31 milhões de Abstenções/Nulo e Brancos num histórico de amostragem de 20 milhões É MUITO ESTRANHO.
        Bem como o Horror que sentiram quando a PRF começou a parar ônibus em busca de sacos de dinheiro que desnudariam a compra de votos.

        FRAUDE GOLPE FRAUDE GOLPE ROUBARAM AS ELEIÇÕES
        Nossa FORÇAS armadas tem medo da reação dos USA e Europeus…COVARDES

  34. Lamento sua saída da Jovem Pan! Mas fiz questão de assinar e seguir você, o Fiuza e a Ana. Aqui estou me sentindo em casa! Obrigado por continuar escrevendo e dando suas opiniões! Estamos crescendo cada vez mais! A Direita no Brasil nunca esteve tão forte e unida como agora!

    1. Augusto Nunes, único programa que assistia na Jovem Pan;Pingos nos Is.Lamento demais sua saída.Brasil foi contaminado por um vírus difícil de ser extirpado, não depende da medicina ou de antibióticos,apenas de ideias de poder, ganância e autoritarismo insano.Tristeza imensa pelo nosso País.Nao podemos nos igualar aos países falidos da América Latina.Somente resistir

  35. E assim, como sempre foi, o PT nunca teve um projeto de Brasil! Somente de poder! O que mais provoca indignação em nós que prezamos pelas virtudes é ver um ladrão ser presidente! O congresso foi conivente com a soltura do petralha!! Interesses…

  36. Maravilhoso texto, Augusto !
    Sua saída do Pingos foi a maior derrota que podíamos ter; suas palavras sensatas sempre nos confortavam das vicissitudes políticas, diariamente.
    Acompanhei a apuração, domingo, aqui pela Oeste; suas palavras de consolo , apoio e resiliência me fizeram bem ,e tenho certeza que todos que as ouviram também tiveram a mesma sensação.
    Espero e torço para que você logo volte a uma rádio ou tv, para alegria de toda a sua imensa legião de fãs, na qual me incluo.
    Minha opinião: a Jovem Pan fez uma tremenda besteira, vai se arrepender, e você não merecia isso.Mas há males que vêm para bem.
    Felicidades e sucesso !
    Um abraço de seu fã daqui de SP, Vila Mariana, e palmeirense como você.

  37. Sinto pela mudança ocorrida na Jovem Pan, gostava muito dos programas e principalmente dos Pingos, Mas vamos onde está a liberdade de falar, você me representa.

    1. O mais triste é ver 61 milhões de brasileiros, muitos deles pessoas de bem, submersos na névoa de uma hipnose coletiva, apoiando o maior criminoso da história deste país e entregando a ele os destinos de 215.000.000 associados a 31.000.000 que não se importam com nada

  38. Parabens Augusto Nunes, sou grande admirador de seu conhecimento e profissionalismo e resolvi acompanhar de perto essa trajetória da imprensa verdadeira, sem maculações e corrompida pelo sistema, pena a Jovem Pan perder dentro dos melhores quadros de jornalismo sério do Radio e TV, Os Pingos nos Is, e Direto ao Ponto, e os grandes colegas seus na mesma linha de seriedade e profissionalismo verdadeiro na Imprensa, também o Fiuza, Copolla e Carla Cecato, parabéns pela postura de vocês e “a verdade prevalecerá sempre”, agora na Revista Oeste tenho a oportunidade de viver esse grande momento de ver um jornalismo que reflete a verdade doa a quem doer.

  39. É Augusto, vamos continuar perseverando mesmo, lutando por nossas conquistas e direitos, esperando que aqueles aos quais confiamos nossos votos defendam nossos ideais e nossa bandeira, que NUNCA será vermelha.

  40. Ainda me policio de não aceitar em minha mente um Lulladron na Presidência. Fraudes flagrantes transmitidas de Norte a Sul do País, neste, que nunca faria com que o molusco dobrasse seu potencial de eleitores, que, somente por uma eleição descaradamente roubada e que em nenhum momento de seus gráficos já conhecidos até pela imprensa nacional, se mostram alinhados com a verdade. DEUS, PÁTRIA, FAMILIA E LIBERDADE!!

  41. Não queremos o lula fora mas na cadeia, um lugar onde o povo estaria feliz em velô na jaula, não roubando os trabalhadores explorados pela mídia que vive da miséria e ignorância do povo

  42. Augusto, assinei a Oeste porque você, e uma equipe de muito mérito e credibilidade, está nela! Estamos juntos. Parabéns, sempre, pela coragem. Um grande abraço, e muito sucesso!

  43. Perfeito Augusto Nunes, Deus queira que a Oeste não capitule como fez a Jovem Pan. E Deus queira que de fato nasça uma oposição neste País, só assim, um dia, poderemos sonhar em deixar de ser República de Bananas.

  44. E saibamos todos que esta oposição responsável e beligerante, deverá estar muito bem afiada para que na famigerada e ilegítima moralmente falando cerimonia de posse, possa dar o seu recado de uma forma muito clara e democrática: um FORA LULA em alto e bom som, em plena explanada dos ministérios, de onde a imprensa comprometida e partidária não terá como ocultar ou esconder o verdadeiro desejo popular !!!!

  45. A família Bolsonaro ainda pode fazer a diferença, já que não está mais impedida por lei de assumir a presidência da câmara e do Senado, onde atuam dois filhos do melhor presidente do Brasil da história republicana.

  46. Às vezes tenho uma alucinação rápida, e imagino que até Bolsonaro votou no Lula. Sinto como se todos ao redor de mim estivessem amarrados num feitiço, a ponto de não confiar nem no próprio Bolsonaro. Vou continuar orando, é só o que a gente do povo pode fazer contra o feitiço.

  47. Estou envergonhado do meu país que terá um presidente da república condenado por corrupção, roubo, apropriação do dinheiro público, formação de quadrilha etc, O que vou dizer para meus filhos e netos, não roube? seja patriota? pense no seu próximo? ame sua bandeira? ame o seu país? Com esse “indivíduo” que prejudicou e enganou, principalmente os mais pobres, como o chefe da nossa nação. ESTOU COM MUITA VERGONHA.

  48. Prometeram-nos picanha com prazo de validade vencido. Picanha velha, murcha e estragada além de envenenada. Não abro mão do meu arroz com feijão.

    1. Parabéns Augusto, pelo texto, sempre maravilhoso.
      Fiquei muito triste nestes dias devido a mudança no Pingo nos Ís, novas perseguições e, finalmente, resultado da eleição.
      A indignação aflorada é muito, mas muito grande, pois não se vê solução contra a tirania instalada no nosso país.

  49. “When governments fear the people, there is liberty; When the people fear the government, there is tyranny.” Thomas Jefferson

  50. Não podemos aceitar isso! É, e foi evidente toda manipulação do STF/TRE e imprensa em todo o processo eleitoral. O que podemos fazer! Estamos nas ruas desde terça (31/10) Vamos ficar até que Deus, ou exército, ou os Ets venham em nosso auxílio!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.