O recado foi dado. E compreendido. Há crime de opinião em nosso país. Grupos em redes sociais podem virar “milícias virtuais” perigosas se algum ministro supremo assim entender. Até mesmo um jornalista pode ser preso se subir o tom nas críticas contra o arbítrio do STF. Caso ele tenha ido para um país mais livre, com receio desse tipo de perseguição, isso poderá ser encarado como fuga da Justiça, e um pedido para extraditar o “fugitivo” será acatado pela Corte Suprema, apesar de a PGR discordar.
Traduzindo de forma direta, vivemos num estado policialesco, numa “ditadura da toga”. Não há mais Estado Democrático de Direito, império das leis, até porque as leis podem ser inventadas do nada. Não há, afinal, crime de opinião em nosso sistema, tampouco o de espalhar fake news — sabe-se lá por quem definidas essas mentiras. Logo, a lei hoje é aquilo que Alexandre determina. E o tucano não gosta muito de “bolsonaristas”. Conta com a cumplicidade da imprensa para persegui-los em paz, inclusive jornalistas, que serão chamados de “blogueiros” para não despertar a necessidade de uma reação das entidades de classe.
A corda não foi esticada; ela já arrebentou. Aquela conversa entre Bolsonaro e o ministro não foi um apaziguamento, mas uma rendição, pelo visto. E isso depois de milhões tomarem as ruas justamente para defender a liberdade, a Constituição. Foi um rugido forte, de um leão acuado. Mas foi só barulho. A montanha pariu um rato. O lado de lá continuou avançando, e subindo o sarrafo. Mudou de patamar, escolheu alvos mais relevantes, demonstrou todo o seu poder ilimitado. Ninguém mais está seguro, ao menos não quem enxerga graves defeitos na postura do atual STF.
Vou escrever sobre música, sobre culinária, sobre alienígenas
E o pior de tudo é ver a turma “liberal” aplaudindo, por não gostar do jornalista alvo do pedido bizarro de prisão. Essa gente não tem princípios, e não se dá conta de que a arma sem freios que hoje mira em seus adversários amanhã poderá se voltar contra qualquer um. O ambiente é tóxico, e a tática está produzindo o efeito desejado: aqueles independentes começam a praticar a autocensura, com medo das consequências de uma crítica mais dura.
Falo por mim. Muitos leitores elogiam minha coragem, mas não tenho vocação para mártir. Está claro que o arbítrio supremo não tem limites, e que ninguém tem como parar o homem. É por isso que decidi não mais criticar o STF. Está claro que se trata de um tribunal de exceção, de uma corte política, não constitucional. Impossibilitado de saber a priori o que configura crime ou não, já que não tenho como me calcar na Constituição ou no Código Penal, prefiro então simplesmente encerrar qualquer análise sobre o Supremo. Vou escrever sobre música, sobre culinária, sobre alienígenas.
Resolvo também só chamar os ministros de vossas excelências, ou mesmo deuses, se eles assim preferirem. Reconheço em Alexandre uma figura acima do bem e do mal, das leis, da Constituição. Admito sua vitória absoluta, assim como seu poder absoluto. E é por essa razão que comunico ao todo-poderoso que, a partir de hoje, ele tem total controle sobre a minha vida. Se Alexandre decidir que devo me tornar um vegano, adeus carne. Se Alexandre resolver que é para eu ser abstêmio, adeus vinho. Posso até ver o copo meio cheio: ao menos vou perder uns quilos…
Estou numa peregrinação espiritual que vem me aproximando mais de Deus, mas absorvi o alerta de Jesus Cristo, e saberei separar as coisas: a César o que é de César. E nosso César é Alexandre, o Grande. No Juízo Final terei um julgamento que, estou certo, será mais justo. Mas, aqui na Terra, nesta vida, abandonei as esperanças e entreguei minha liberdade ao homem mais poderoso do Brasil, quiçá do planeta. Espero apenas que Alexandre não ache ruim meu hobby de tocar bateria, pois isso seria triste de perder. Mas estou disposto a só tocar as músicas que agradam ao ministro.
De tempos em tempos lanço mão da ironia como artifício retórico, mas se Alexandre julgar isso inadequado, adeus ironia. A partir de hoje, prometo andar na linha. Qual? Difícil dizer, pois não tenho bola de cristal para inferir o que Alexandre pensa. Mas farei meu melhor para tentar antecipar seus passos e atender a suas expectativas. Reconhecer virtudes neste governo, por exemplo, está fora de cogitação. Já penso até mesmo em me filiar ao PSDB, só por precaução. Imagino que seja um ato merecedor de muitos pontos com o ministro. Se for necessário dizer uma ou duas palavras de elogio ao governador oportunista de São Paulo, tomo um Engov e digo. Alexandre é quem manda.
Tenho família para sustentar, filhos para criar e, como já disse, não tenho a menor vontade de ser mártir. Alexandre foi bem claro em transmitir seu recado. Captado, amado mestre. Diga-me o que pensar sobre cada assunto polêmico, e este será meu pensamento. Ou ao menos a minha expressão do pensamento em público. Manda quem pode; obedece quem tem juízo. Não vou mais criticar o STF ditatorial a partir de hoje.
Leia também “A constituição do atraso”
NÃO CONSIGO ENTENDER COMO ESSE MINISTRO NÃO SE ENVERGONHA QUANDO
CONTEMPLA SEUS ANTIGOS PROFESSORES, SEUS ANTIGOS COLEGAS, SEUS ALUNOS,
SEUS PARENTES, SEUS VIZINHOS, SEUS AMIGOS… SERÁ QUE ELE PERDEU A AULA
NO DIA EM QUE FOI ENSINADO SER REQUISITO ESSENCIAL QUE NÃO HÁ CRIME, NÃO
HÁ PENA SEM LEI ANTERIOR QUE OS DEFINA ?????
Basta pensar que para pessoas assim, o próprio umbigo é o centro do Universo, para uma pessoa sadia é inimaginável tal situação mas para um tirano, a certeza de ser o Infalível, o mais Iluminado, o Editor do País… Aí meu amigo, neste nível da doença, não tem consciência mais, nem senso no ridículo que dê jeito…
Nessa nova investida maciça do crime organizado no País, as empresas de imprensa venal e seus integrantes cooptados, são a mola propulsora.
Têm nas mãos os mais ignorantes e frágeis cidadãos, e esses, sempre serão os que mais sofrerão. Tal qual como nas favelas onde os marginais colocam as crianças na frente das balas para servi-lhes de escudos, quando não muito as matam para pôr a culpa na Polícia.
Vivemos sim num tempo de terror, mas isso já veio à tona, cada vez mais, mais alguém se torna consciente, um dia se encerrará!
Nossa continuidade na luta é vital, e delimitará o tempo transcorrido para a superação de todos os marginais e corruptos que tomam lugar indevido na coisa pública!
Constantino o que eu posso te dizer o Ministro Alexandre de Moraes não está acima do bem e do mal, mas nós estamos lutando com as armas erradas, o nosso maior problema não é a arbitrariedade do ministro e sim a força maligna que comanda por trás dele. quando começarmos a nos levantar em oração por esse país, inclusive pelo ministro, teremos vitória. Deus salve o Brasil.
Concordo, contra o pior mau, só o bem de Deus triunfará, se afastar de Deus é abraçar o mau em pessoa!!
Que triste! Tempos horríveis … certinho Constantino! Deus teha piedade de nós!
Isso só ocorre pq gangster reunidos definiram um acordão, esses dois safados Fhmaconheiro e Lularápio fizeram um acordão e chamaram esses safados e os encurralaram com dossiês. Está tudo dominado, como diz o Casoy. Por isso, não estou satisfeiro com o PR, preferia uma dez vezes mais radical. Tem que estressar todo esse sistema podre. Os podres que se lasquem ou morram logo é a minha torcida.
O negócio é que não adianta ir pra guerra atômica armado de paus e pedras… Um presidente da República sozinho, na prática, mesmo com todo o povo do lado, pode nada contra STF e Congresso podre unidos… A mudança tem que ser de base e de longo prazo… Se houver arroubos aí os adversários se fortalecem, as mentiras ficam mais palatáveis… O jogo é sujo… Não há Salvador da Pátria, há salvadores: os conservadores.
Eu prefiro morrer a ter que dobrar meus joelhos pra esse monstro.. esse maldito ministro vai deixar de existir.. existe um Deus lá em cima.. nada passa despercebido.. dó de quem acha que pode alguma coisa.. basta uma dorzinha de barriga nesse sujeito .ele será esquecido na história!
Existe algo no ar, que não sejam somente aviões de carreira…. aquele 7 setembro, mal explicado e não digerido foi, na minha humilde opinião, um prenuncio de mais objetos voadores que a simples visão pode imaginar….
Excelente artigo, como sempre; parabéns! Não acredito que o Xandão tenha esse “culhão” todo e tome estas decisões monocráticas sem respaldo do PLENO (Gilmar Mendes). Como já dito pelo nosso “Mestre” Augusto Nunes, o presidente do STF continua sendo ele (nada é articulado e repassado para a imprensa por qualquer ministro, sem a sua anuência, podem ter certeza). Como diz o “Consta”, ali naquele puteiro há método; eles fazem rodízio da chamada “bola(vilão) da vez”; fato é, que já tivemos nessa fila, o próprio Gilmar, Dias Toffoli, Barroso, Fux…e por último o “Cabeça de Ovo”… e segue o jogo; simples assim. Mas uma coisa é fato: “ELES TOMARAM O PODER”, no meu entender, tudo isso começou com a sucumbência do JB(era sua prerrogativa garantida pela CF) ao acatar a decisão do STF, de suspender o decreto de nomeação do diretor da PF; lamentável … vamos ter que conviver com isso.
Coragem Constantino, tudo passa, não há mal que dure para sempre.
kkk, vou te mandar umas receitas de culinária ou poemas para você publicar no lugar das suas análises…mas a melhor que li ultimamente é que a “imprensa” que aplaude a perseguição do STF aos apoiadores do presidente é como boi no segundo lugar da fila de abate: aliviado porque quem foi abatido foi o boi da frente dele…
Adorei seus comentários, Constantino, o que me deixa intrigado, é que muitos leitores, sequer, entenderam sua matéria…
Abraços.
Da cabeça pelada
Pura LUX emana
Mas, então alguém retruca,
Para ficar bacana…
Como Fux, põe peruca!
De fato não muda nada….
É a gente que (tristemente) se engana
Lamentável sua decisão. Justo num momento que tem jornalistas sendo presos e massacrados pelo STF, atacados pela velha mídia podre, você, ao invés de continuar protestando e lutando contra isso (e me representando ocultamente), resolve se acovardar e ficar com medinho de criticar o STF (pensando nos prejuízos que pode sofrer, no seu umbigo…). Por muito tempo acompanho seu trabalho, mas se vai escrever sobre música, culinária e etc., te larguei
Como ousa chama-lo de “Alexandre”??? A papuda te espera! É Excelência ‘Alexandre o magnânimo” maior escritor de livros mas que não consegue dizer uma frase com sentido. Maior interpretação da constituição brasileira que nenhum jurista consegue atingir. Maior argumentador que faz tremer de medo seus pares. Homem que deve ter por trás de si, tamanha confiança, um exercito do Pessoas Com Carisma. Mas um dia esse copo transborda e não vai demorar
Temer trouxe para o zoológico um espécime raro, birrento, exigente, insaciável em seu apetite anormal. Não consegue se ver no ridículo da pose de predador e segue em frente, tateando a esmo, à procura da próxima vítima para o seu incontrolável apetite
É de dar medo , a liberdade é indispensável , não pode ficar à mercê dos animais tiranos e sem freios.
Aconselhe algumas pessoas, muito caras para nós, como: Guilherme Fiuza, Alexandre Garcia, Augusto Nunes… a fazerem o mesmo. Vou ler com alívio seus artigos, ora permitidos e abençoados de hoje em diante, sem reclamar. Meu abraço e respeito.
Aos ministros do STF, o brasileiro não pode oferecer nada além de repulsa.
E realmente lamento que o Presidente Bolsonaro não tenha seguido em frente com o Conselho da República para dar um basta ao autoritarismo do STF.
Dá uma olhadinha nos nomes q compõe tal conselho que vc irá descobrir em que vala de serpentes ele iria entrar.
As vezes cá com os meus botões, que este sinistro deveria prender todos os bolsonaristas, só pra ver a m…. que iria dar. Alguns generais 150 estrelas tb seria legal. Pro caldo entornar de vez e quem sabe apareceria alguém com culhão tão grande, que desse voz de prisão pra no mínimo uns 7 sinistros. (rsrsrsrs) Acho que depois deste comentário, vou aceitar a sugestão do Consta.
Depois do brilho do texto, dizer o que?
Tempos sombrios.
Magistral texto Constantino. Conseguiste sintetizar a situação anômala que vivemos hoje no Brasil, onde grassa a insegurança jurídica na mais alta corte e pessoas são presas sem o devido processo legal e o direito do contraditório é da ampla defesa. O pior é constatar que o ato do 7 de setembro redundou em nada. Viva o rei Alexandre.
Só uma correção : jamais o tigre se voltará para qualquer um. Está claro que eles representam uma turma: a dos que chutaram Moro. Mas você também chutou o Moro; engraçado, não?
Profundamente lamentável ter de concordar que não houve acordo, mas rendição. Alguem por favor me demonstre o contrário, mas com fatos, não com retórica.
Amém Constantino. A caminhada agora deve ser em direção ao STF, este o mais amoral que presenciei neste meus 70 anos de vida.
Um dos melhores textos que você já escreveu.
Parabéns Rodrigo Constantino!
Boa Rodrigo!
Em pleno século 21, quando pensamos que estamos evoluindo como nação, percebemos que o Ministro Alexandre desconstrói nossa Constituição e acelera o processo de insegurança jurídica no país do futuro, que ouço falar desde minha infância!! Estou com 57 anos e a impressão atual é que (in)felizmente vou ter que reencarnar muitas vezes para poder viver em um Brasil justo e verdadeiro!
Consta, continua o grande trovão da razão.
Agradeçamos ao ex presidente Temer este ministro ditador, acima das leis, da ordem e da Constituição. Onde estará a saída????
Bravo!!!
👏👏👏👏👏
Fui no 7 de setembro em SP, voltei pra casa convicto que havia contribuído de forma DECISIVA pra fortalecer e proteger o Rei no tabuleiro político que se desenhava. Era o momento certo pra dar o soco na mesa! De lá pra cá estou cada dia mais estressado com os movimentos nesse tabuleiro. Sei que é complicado, mas fico cada vez mais com a sensação de que JMB avaliou as consequências econômicas de uma ruptura e com isso pode perder seu apoio mais importante, a do povo, que ansiava por um ato vigoroso de força.
Eduardo, não vamos nos dispersar, não houvesse o 7 de Setembro a vaca já tinha ido pro brejo, via judiciário. Agora inventaram outra via para combater o governo Bolsonaro, os agentes financeiros envolvendo investidores para aplicar no exterior, propagando pesquisas de popularidade fraudulentas, quando até pouco tempo afirmavam que nossa bolsa estava barata. Essa gente que assim procede nunca foi INVESTIDOR, mas sim ESPECULADOR (jogador) e tenta articular com os velhos economistas tucanos que no passado como ex tucano admirava, uma 3a. via para tirar eleitores de Bolsonaro. Confesso que até o momento, o governo Bolsonaro não me decepciona, mesmo tendo que conviver com essas figuras tipo PACHECO que já se revelou candidato a presidência. Com um tipo desses presidente do Senado imagina como seguirão as PAUTAS do governo nessa CASA de 3 inúteis por Estado. Não basta 1 inútil?.
O que temos hoje são nove José Dirceu na mais alta corte. O que esperar de uma situação como essa?
Candidato, Lula. Padrinho, Fachin. Cão de defesa, Xandão. Libertador, Mendes. O conde da Transilvânia (congelante), Lewandowski. As devotas do templo, Weber e CL. O garantidor nas apurações das urnas, Barroso. O quietinho que age com mãos de criança, Tóffoli.
Estamos nas mãos de um psicopata com poderes supremos.
Se o senado que tem poderes para limitar os abusos de ministros, se recusa a exercer seu papel, digo que dentro da lei o jogo está perdido e Moraes sabe disso, tanto que a cada dia fica mais confortável no papel de tirano, a pergunta que fica, seguiremos no papel de ovelhas, até quando?.
Como bem lembrou, já foram 40 anos dessa constituição e desde FHC uma sucessão de governos esquerdistas, vamos ter muitas eleições e governos para transformar o Brasil num país soberano, que não vai ter que dar satisfações sobre a Amazônia, vai falar de igual para igual quando estivermos num caminho seguro do desenvolvimento do país
Ser uma corte política, isso todos sabem ou deveriam saber, agora NÃO ser uma corte Constitucional, aí a coisa pega. Outros 08 / 09 ministros, td bem ? STJ ? Juízes Federais com as caudas encolhidas ? Mas principalmente, os sem número de fichas corridas do Senado…….. Tá dominado, tá tudo dominado.
Não adianta, Rodrigo Constantino. Sua (nossa) capitulação, mesmo irônica, é inútil. “They always shoot you in the back of the neck.”
Nessa altura do campeonato, a esquerda que se apossou do mundo nos últimos 50 anos, não perderá sua hegemonia por debate retórico. A guerra cultural já foi perdida. Um mínimo de equilíbrio entre as ideias não será restabelecido hoje sem o único tipo de guerra que sempre perpetuou a liberdade. A guerra do confronto físico e das armas…
Ótimo artigo do Rodrigo Constantino. Eu nunca escrevi nada sobre o Supremo mesmo assim estou com medo, vai que não gostem do meu silêncio.
Quem imaginaria que o Brasil seria destruído pelos supremos militantes.
Caro Constantino, segundo fontes, o nobre “mimistro” não gosta de bateria, considerada inútil e barulhenta … melhor partir para o violino, arpa ou algo do gênero, antes que seu nome seja incluído no “serasa vermelho” da Interpol e você seja preso …
Impagável! Já li três vezes. Constantino, você se superou.
Excelente!
Não há covardia do Senado, há rabo preso mesmo, corporativismo, ação entre bandidos, etc…
Excelente Consta !!
Mas, pergunto: e o processo de impeachment ?? Cadê o Senado ?? Porquê não vai adiante??
Rabo-preso…. só ?? Pqp….
Alexandre O Glande
Kkkkkkkkk
Brilhante, magistral! Parabéns!
Excelente. Tenha muito cuidado, pois Sua Excelência pode deduzir que tudo isso escrito é pura ironia. Parece que ele não gosta de pessoas irônicas.
Lamentável!!!
Estranho é, a covardia do Senado Federal que poderia punir esses deuses do judiciário quando cometem essas travessuras inconstitucionais. Mas esperar o que de uma casa legislativa que tem 3 inúteis senadores por Estado, como Alcolumbres, Randolfes, Renans, Humbertos, Azizes, Tassos, Ottos, Elkizianes, e outras nulidades? Não basta 1 inútil desses por Estado?
Alexandre o pequeno,o minúsculo,o instável,o arrogante,o homem que desrespeita as leis e a constituição do Brasil.A criança que nunca cresceu e amadureceu,seu grande prazer é mandar prender até pessoas que estão na mesa de um bar trocando opiniões.Nao pode ser contrariado,faz birra e usa de seu cargo para conseguir o que deseja.O desejo ministro é muito diferente da realidade,” um dia vai dar ruim”.
Parabéns pela excelente crônica. Temperada com ironia e pitadas de humor, ela expõe com clareza a iniquidade da Suprema Corte brasileira destes dias. Que Deus faça algo para dar um fim a esses abusos criminosos perpetrados por quem deveria coibi-los.
As ruas se encheram como nunca antes e o que aconteceu? O ódio ao povo, desses tiranos aumentou. A cada manifestação do povo nas ruas os corruptos e tiranos do poder mais e mais hostilizam Bolsonaro e o povo. Mais e mais trabalham por um governo que os atenda e massacre o povo. Ainda nos resta fôlego para ocupar as ruas e nunca mais delas sair até que o voto impresso auditável aconteça?
Passarás, passarás
Mas algum há de ficar
se não for o da frente
tem que ser o de trás
O de trás, o de trás.
Escolha entre laranja ou melancia. E reze para não ir pro inferno.
O Olimpo são 12 ou 11?
Só dizer que Xandão não é ministro, é um político que se acha dono do país, pode né?
Pedir socorro a quem, nessa altura do campeonato? Bolsonaro e FFAAs ficaram pelo caminho.
Bolsonaro já era, e o Brasil também. Que venha o governo mundial chinês e o Islam.
Quero mais que se matem.
Atualmente já estou até achando que um governo chinês ou islâmico está valendo. Já que é uma ditadura de qualquer jeito, pelo menos não teríamos de aturar baboseiras de ideologias de gênero e linguagem neutra
Perfeito Constantino.
Falar do STF está me parecendo uma coisa de loucos mesmo. Como falar de alguma coisa que está mais para ficção do que para a realidade?
Talvez o dia que o STF retornar ao seu estado funcional para o qual foi criado pela Constituição valha a pena falar dele.
A julgar por quem indicou esta composição temos 7 PTs, 1 PSDB, 1 MDB, 1 Bolsonaro e 1 no corredor do establishment. Difícil isso dar certo. Aqui em Minas temos um dito popular que associa nosso mineirês a um cacófagointeressante. “Mió cala”
*Cacófato interessante
Estamos a caminho de uma nova inquisição, com meios e fins torpes.
Que Deus tenha piedade de nós…….
Quando o filho tá muito traquino, você reclama ao pai dele. No 7 de setembro, Bolsonaro não se apercebeu que o filho já tinha ficado de maior
PARABÉNS! Toda “situação” identificada, esclarecida e informada. Como é o dever e a missão confiada pela sociedade ao verdadeiro jornalista. O comprometido com o fato! Aquele que ajuda a construir um futuro “civilizado-evolutivo” na direção do desenvolvimento da Humanidade! Agora, cabe-nos transforma-los em conhecimento, “mudando o comportamento”. Assumindo posições e ações ou se recolhendo a posição de “verme” no cadáver da Democracia e Estado de Direito!
O artigo do Rodrigo Constantino foi demais, é isto que vejo neste super Ministro e super homem.
Super Homem? Super Besta Boçal!
Chega de obedecer a um “CARECA BOÇAL” agente do coletivismo totalitário do “PT- Foro de São Paulo (NARCOTRÁFICO)”! Não quero passar para as próximas gerações, principalmente filhos e netos, com a “pecha” de “covarde-subserviente”. Traindo os que nos antecederam e lutaram para que tivéssemos um futuro livre e em melhores condições. Não me submeto mais a “boçais” estupradores da Democracia e Estado de Direito. São ilegítimos! Assim como a “parte” da PF que cumprem as suas ordens – AS ARMAS!
” ÀS ARMAS”! DEMOROU!!!! SÓ ISSO NOS LIVRARÁ DESSES MONTES DE ESTRUME!
Parabéns Rodrigo, concordo 100% com você.
Não dá pra opinar quando as leis vem do nada.
“ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO”
Rsrsrsrsrsrsrsrsr
S E N S A C I O N A L !!!!! Nota mil´s , Rodrigo. Viva !!!!!
Tempos difíceis esse.
Um copo vazio está sempre cheio. Esquecendo-os talvez aprendamos a amar a vida. Parabéns amigo o🇧🇷 saberá entender-te.
Tempos cinzentos. E a esquerdalha falando que ditadura foi o período dos militares.
A Cesar o que é de Cesar…
Nesta vida terrena estamos lascados.
Assustador o que estamos assistindo no Brasil, ao mesmo tempo, o nosso desalento só aumenta. Quem vai parar Alexandre de Moraes?
O banana do presidente do senado?
Não acredito.
Só Deus por nós nessa causa.
Estamos no Estado Democrático de Esquerdo
Um profeta nunca se cala; um profeta sábio diz as mesmas verdades de modo sutil e codificado. Até a Palavra de Deus se valeu do recurso simbólico para alertar os cristãos do fermento de César! São João Paulo II lhe inspire, meu caro irmão!
Tem razão Constantino. O Bolsonaro perdeu e Alexandre de Moraes ganhou. Acho que o acordo era Alexandre Moraes não mandar prender nenhum filho do presidente que
não seria impedido de prender qualquer um daqueles 58 milhões que votaram nele. Fez muito bem em se calar. Parabéns.
Disse tudo, Rodrigo – tempos tenebrosos onde as velhas receitas de bolo parecem MUITO mais democráticas do que as prisões por opinião que vemos hoje.
O Brasil recebeu juízas afegãs. Já sei a quem recorrer, caso necessário.