-Publicidade-

ANS suspende reajustes de planos de saúde por 120 dias

A medida vale a partir de setembro para reajustes anuais de todos os tipos de planos - individual, familiar, coletivo e empresarial
Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL
Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL | Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL

A medida vale a partir de setembro para reajustes anuais de todos os tipos de planos – individual, familiar, coletivo e empresarial

governo
Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu nesta sexta-feira, 21, a aplicação de reajustes em planos de saúde no Brasil por 120 dias. De acordo com a decisão, a medida vale a partir de setembro para reajustes anuais ou por mudança de faixa etária, em todas as modalidades – individual, familiar, coletivo e empresarial.

Todo ano, entre maio e julho, a Diretoria Colegiada da ANS define o percentual máximo de reajuste dos convênios. Ficou decidido que, em 2020, não haverá anúncio deste número, portanto, fica desautorizado o aumento.

Segundo a agência, a proposta foi aprovada nesta sexta por quatro votos favoráveis e uma abstenção. Votaram a favor a Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos, de Normas e Habilitação das Operadoras, de Fiscalização e de Gestão.

“Haverá aferição e incorporação de impactos a posteriori, bem como, a forma de recomposição dos reajustes para manutenção do equilíbrio dos contratos de planos de saúde”, diz a ANS.

Exames

Aliás, na semana passada, a ANS decidiu que os planos de saúde têm de cobrir os testes sorológicos para o novo coronavírus. O teste detecta a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

  1. Pergunto a redação da revista oeste se puder esclarecer porque é muito difícil entender o que diz a ANS. Os planos chamados “por adesão” Qualicorp SulAmerica que como o meu tiveram aumento em julho (ref.ago), também não poderiam ter ?

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês