Um paciente de 75 anos que contraiu HIV depois de um transplante de órgãos foi internado em estado grave no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro divulgou a informação, confirmada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta segunda-feira, 21.
Seis pessoas na lista de espera para transplante receberam órgãos contaminados por HIV de dois doadores. O incidente é inédito nos registros do serviço de transplantes do Rio de Janeiro, que já realizou mais de 16 mil transplantes desde 2006.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Análises preliminares do laboratório Hemorio divulgadas neste domingo, 20, indicam a ausência de amostras de sangue de doadores infectados. Mesmo assim, o Hemorio decidiu realizar uma nova série de testes, sem previsão de divulgação dos resultados.
Neste domingo, a Delegacia do Consumidor prendeu Adriana Vargas dos Anjos, coordenadora técnica do Laboratório PCS Saleme, em Belford Roxo. Ela é suspeita de emitir laudos falsos que levaram às infecções.
Falha operacional nos testes de HIV
Ivanilson Santos, técnico de laboratório detido na segunda-feira 14, afirmou que Adriana ordenou a redução dos custos no controle de qualidade. As investigações apontaram falha operacional nos testes, que passaram de diários para semanais.
O delegado Wellington Pereira informou que Adriana negou as acusações. Indagada sobre o erro que resultou na infecção por HIV de seis pacientes, Adriana disse que foi uma falha “humana”.
“Quem realizou o exame já está sendo punido”, disse Adriana. A polícia também apreendeu a máquina destinada a testes de HIV no Laboratório PCS Saleme.